Investigação do uso de plástico PET como agregado para tratamento superficial em rodovias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/7102634083454496 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10813 |
Resumo: | O Tratamento Superficial (TS) é um tipo de revestimento asfáltico utilizado em vias de médio a baixo volume de tráfego. Esse tratamento consiste na aplicação em campo de camadas de agregados sobre camadas de ligante asfáltico. Diferentemente do Concreto Asfáltico (CA), o TS é executado em campo, com menor controle de adesão agregado-ligante. Portanto, durante a vida útil, observa-se que na fase inicial a perda de agregados é maior, podendo ser atribuído à baixa adesão entre o agregado e o ligante associado à abertura do tráfego antes do período adequado de ruptura, além de questões relacionadas a execução inadequada, e outros. Uma possível solução para essa perda de agregados pode ser o uso do resíduo tereftalato de polietileno (PET) por ser um material mais maleável, contribuindo com a ligação agregado-ligante, e possuir baixa densidade, reduzindo o uso de agregados minerais além de ser um material abundante e reciclável. Para isso, neste trabalho foi coletado material PET, triturado industrialmente para substituir parte dos agregados minerais aplicados na segunda camada de TS Duplo (TSD). Assim, foram moldados corpos de prova com taxas de 0%, 5%, 10% e 15% de PET a fim de comparar a perda de agregados através do ensaio de Wet Track Abrasion Test (WTAT). Os resultados apontam que a presença de agregado PET não proporcionou aumento de adesão entre os agregados e ligante asfáltico. Observou-se que o processo de cura e o excesso de PET pode ajudar a explicar esses resultados quando comparado com outros estudos na literatura. |
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Investigação do uso de plástico PET como agregado para tratamento superficial em rodoviasInvestigation into the use of PET plastic as aggregate for road Surface TreatmentENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILTSDWTATPETRevestimento asfálticoO Tratamento Superficial (TS) é um tipo de revestimento asfáltico utilizado em vias de médio a baixo volume de tráfego. Esse tratamento consiste na aplicação em campo de camadas de agregados sobre camadas de ligante asfáltico. Diferentemente do Concreto Asfáltico (CA), o TS é executado em campo, com menor controle de adesão agregado-ligante. Portanto, durante a vida útil, observa-se que na fase inicial a perda de agregados é maior, podendo ser atribuído à baixa adesão entre o agregado e o ligante associado à abertura do tráfego antes do período adequado de ruptura, além de questões relacionadas a execução inadequada, e outros. Uma possível solução para essa perda de agregados pode ser o uso do resíduo tereftalato de polietileno (PET) por ser um material mais maleável, contribuindo com a ligação agregado-ligante, e possuir baixa densidade, reduzindo o uso de agregados minerais além de ser um material abundante e reciclável. Para isso, neste trabalho foi coletado material PET, triturado industrialmente para substituir parte dos agregados minerais aplicados na segunda camada de TS Duplo (TSD). Assim, foram moldados corpos de prova com taxas de 0%, 5%, 10% e 15% de PET a fim de comparar a perda de agregados através do ensaio de Wet Track Abrasion Test (WTAT). Os resultados apontam que a presença de agregado PET não proporcionou aumento de adesão entre os agregados e ligante asfáltico. Observou-se que o processo de cura e o excesso de PET pode ajudar a explicar esses resultados quando comparado com outros estudos na literatura.Surface Treatment (ST) is a type of asphalt surfacing used on medium to low-traffic volume roads. This treatment consists of the field application of aggregate layers over asphalt binder layers. ST is carried out in the field, with less control of aggregate-binder adhesion, unlike Asphalt Concrete (AC). Therefore, during its useful life, there is a higher aggregate loss in the initial phase due to low adhesion between the aggregate and the binder when traffic opens before the breaking period. as well as issues related to inadequate execution, among others. A possible solution to this aggregate loss could be the use of polyethylene terephthalate (PET) waste as it is a more malleable material, contributing to the aggregate-binder bond, and it has a low density, reducing the use of mineral aggregates besides being an abundant and recyclable material. For this analysis, it was collected and industrially crushed PET material to replace part of the mineral aggregates used in the Double TS (DTS) second layer. The Wet Track Abrasion Test (WTAT) was used to compare the aggregate loss of samples containing 0%, 5%, 10%, and 15% PET. The study found that adding PET to the mix did not improve the adhesion between the asphalt binder and the aggregates. Is noticed that the curing process and the excess PET may help explain these results compared to other academic studies.15 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, Wellington Lorran GaiaFerreira, Wellington Lorran GaiaNóbrega, Andreza Kelly CostaMelo, Julia Pliscia da SilvaMatos, Luiz Felipe de Lima2024-05-06T11:37:30Z2024-05-06T11:37:30Z2024-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/7102634083454496MATOS, Luiz Felipe de Lima. Investigação do uso de plástico PET como agregado para tratamento superficial de rodovias. 2024. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10813CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-06T19:37:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10813Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-06T19:37:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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O Tratamento Superficial (TS) é um tipo de revestimento asfáltico utilizado em vias de médio a baixo volume de tráfego. Esse tratamento consiste na aplicação em campo de camadas de agregados sobre camadas de ligante asfáltico. Diferentemente do Concreto Asfáltico (CA), o TS é executado em campo, com menor controle de adesão agregado-ligante. Portanto, durante a vida útil, observa-se que na fase inicial a perda de agregados é maior, podendo ser atribuído à baixa adesão entre o agregado e o ligante associado à abertura do tráfego antes do período adequado de ruptura, além de questões relacionadas a execução inadequada, e outros. Uma possível solução para essa perda de agregados pode ser o uso do resíduo tereftalato de polietileno (PET) por ser um material mais maleável, contribuindo com a ligação agregado-ligante, e possuir baixa densidade, reduzindo o uso de agregados minerais além de ser um material abundante e reciclável. Para isso, neste trabalho foi coletado material PET, triturado industrialmente para substituir parte dos agregados minerais aplicados na segunda camada de TS Duplo (TSD). Assim, foram moldados corpos de prova com taxas de 0%, 5%, 10% e 15% de PET a fim de comparar a perda de agregados através do ensaio de Wet Track Abrasion Test (WTAT). Os resultados apontam que a presença de agregado PET não proporcionou aumento de adesão entre os agregados e ligante asfáltico. Observou-se que o processo de cura e o excesso de PET pode ajudar a explicar esses resultados quando comparado com outros estudos na literatura. |
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