Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5228 |
Resumo: | Plane Geometry is an essential curricular component taught in schools of basic education of the State of Ceará and the other States which it is present in high school reform proposed by the MEC recently. It helps develop a critical view for society, being very applied in practice in our daily life, as duplications of streets, pedestrian strip, cycle paths, as a change in urban mobility, changing the city’s road network and other things, and applied in pratice of different human activities: engineering, agriculture, livestock, commerce, arts. For this reason, this dissertation addresses a concern of the teacher in experimenting with work alternatives that can stimulate the teaching and learning of Plane Geometry by means of new strategies, aiming to promote a relevant and differentiated learning in the teaching of the concepts of rectangles area, adding a contextualisation and meaning of them in order to facilitate student learning. The main focus ofthe work is to arouse students’ interest in geometric knowledge and develop and improve mathematical skills related to day-today situations. The action strategies included the use of measurement tools at various scales and concrete material aiming at the ludic learning, constructing the concepts necessary for the realization of the activities not just in the classroom but also outside the classroom |
id |
UFER_97994cfc18f1b53f61f58d0ea0fb5ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5228 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometriaGeometriaFiguras planasAprendizagem e contextualizaçãoGeometryFlat figuresLearning and contextualizationCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPlane Geometry is an essential curricular component taught in schools of basic education of the State of Ceará and the other States which it is present in high school reform proposed by the MEC recently. It helps develop a critical view for society, being very applied in practice in our daily life, as duplications of streets, pedestrian strip, cycle paths, as a change in urban mobility, changing the city’s road network and other things, and applied in pratice of different human activities: engineering, agriculture, livestock, commerce, arts. For this reason, this dissertation addresses a concern of the teacher in experimenting with work alternatives that can stimulate the teaching and learning of Plane Geometry by means of new strategies, aiming to promote a relevant and differentiated learning in the teaching of the concepts of rectangles area, adding a contextualisation and meaning of them in order to facilitate student learning. The main focus ofthe work is to arouse students’ interest in geometric knowledge and develop and improve mathematical skills related to day-today situations. The action strategies included the use of measurement tools at various scales and concrete material aiming at the ludic learning, constructing the concepts necessary for the realization of the activities not just in the classroom but also outside the classroomA Geometria plana é um componente curricular essencial, ensinado tanto nas escolas de Educação Básica do estado do Ceará quanto nos demais estados, presente na reforma do Ensino Médio proposta pelo MEC recentemente. Ela ajuda a desenvolver um olhar crítico para a sociedade, sendo muito aplicada na prática em nosso cotidiano, como em duplicações de ruas, faixa de pedestre, ciclovias, mudanças na mobilidade urbana, modificação na malha viária da cidade, entre outros, e aplicada na prática de diferentes atividades humanas: engenharia, agricultura, pecuária, comércio, artes. Por essa razão, esta dissertação aborda a preocupação do docente em experimentar alternativas de trabalho que permitam estimular o ensino e a aprendizagem de Geometria Plana por meio de novas estratégias, objetivando promover um aprendizado diferenciado e relevante no ensino dos conceitos de área de retângulos, favorecendo uma contextualização e significação das mesmas de maneira a facilitar a aprendizagem dos discentes. O foco principal do trabalho é despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento geométrico, além de desenvolver e melhorar habilidades matemáticas relacionadas a situações do dia-a-dia. As estratégias de ação incluíram o uso de instrumentos de medidas em várias escalas e material concreto, visando o aprendizado lúdico, construindo os conceitos necessários à realização das atividades não apenas em sala de aula como também fora delaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaMorais, Marcelo Bezerra de07741275461http://lattes.cnpq.br/2878861519191477Garcia, Antonio Ronaldo Gomes27476273818http://lattes.cnpq.br/1291080711578781Garcia, Antonio Ronaldo Gomes27476273818http://lattes.cnpq.br/1291080711578781Neves, Odacir Almeida27703084832http://lattes.cnpq.br/5455193502814150Oliveira, Francisco Roberto de2020-08-03T19:08:23Z2019-08-292020-08-03T19:08:23Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Oliveira (2018) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5228porOLIVEIRA, Francisco Roberto de. Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria. 2018. 49 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:43:35Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5228Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:43:35Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria |
title |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria |
spellingShingle |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria Oliveira, Francisco Roberto de Geometria Figuras planas Aprendizagem e contextualização Geometry Flat figures Learning and contextualization CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria |
title_full |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria |
title_fullStr |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria |
title_sort |
Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria |
author |
Oliveira, Francisco Roberto de |
author_facet |
Oliveira, Francisco Roberto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Marcelo Bezerra de 07741275461 http://lattes.cnpq.br/2878861519191477 Garcia, Antonio Ronaldo Gomes 27476273818 http://lattes.cnpq.br/1291080711578781 Garcia, Antonio Ronaldo Gomes 27476273818 http://lattes.cnpq.br/1291080711578781 Neves, Odacir Almeida 27703084832 http://lattes.cnpq.br/5455193502814150 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Roberto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Figuras planas Aprendizagem e contextualização Geometry Flat figures Learning and contextualization CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Geometria Figuras planas Aprendizagem e contextualização Geometry Flat figures Learning and contextualization CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Plane Geometry is an essential curricular component taught in schools of basic education of the State of Ceará and the other States which it is present in high school reform proposed by the MEC recently. It helps develop a critical view for society, being very applied in practice in our daily life, as duplications of streets, pedestrian strip, cycle paths, as a change in urban mobility, changing the city’s road network and other things, and applied in pratice of different human activities: engineering, agriculture, livestock, commerce, arts. For this reason, this dissertation addresses a concern of the teacher in experimenting with work alternatives that can stimulate the teaching and learning of Plane Geometry by means of new strategies, aiming to promote a relevant and differentiated learning in the teaching of the concepts of rectangles area, adding a contextualisation and meaning of them in order to facilitate student learning. The main focus ofthe work is to arouse students’ interest in geometric knowledge and develop and improve mathematical skills related to day-today situations. The action strategies included the use of measurement tools at various scales and concrete material aiming at the ludic learning, constructing the concepts necessary for the realization of the activities not just in the classroom but also outside the classroom |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 2019-08-29 2020-08-03T19:08:23Z 2020-08-03T19:08:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2018) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5228 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2018) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Francisco Roberto de. Uma proposta de uso de materiais lúdicos e espaços da escola para o ensino de geometria. 2018. 49 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747461831393280 |