Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Artur Henrique Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6338
Resumo: O poder público deve proporcionar a trafegabilidade das rodovias, a fim de permitir o escoamento e segurança de veículos, bem como, a travessia dos pedestres. Assim, esta pesquisa teve por objetivo verificar as condições de fluxo contínuo de pedestres, a fim de reduzir os riscos de acidentes e garantir mais segurança dos passantes, bem como, melhorar as condições de trânsito na rodovia. O estudo de caso foi realizado na rodovia federal denominada BR-304, trecho interno do Município de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, em caráter exploratório e descritivo, com duas etapas: inicialmente, foi delimitada a área a ser estudada e, em seguida, na segunda fase, foi feito o geoprocessamento da área, o qual permitiu o levantamento de todos os pontos comerciais e paralelamente, foi realizada a coleta de dados junto a Polícia Rodoviária Federal sobre os acidentes ocorridos na região nos últimos três anos, a fim de coletar dados quantitativos. Os dados foram compilados através da utilização de planilhas eletrônicas, Microsoft Excel, considerando os três últimos anos, ao saber: 2018, 2019 e 2020, relativas às variáveis do número de acidentes, pessoas envolvidas, as vítimas com ferimentos e as vítimas fatais. Após análise dos dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do geoprocessamento, verifica-se que o número de acidentes tem aumentado a cada ano, obtendo o número médio de 326 acidentes.
id UFER_991e61baf54eb448ff565f0a628a68fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6338
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarelaTravessia de pedestreAcidentes de trânsitoSegurança no trânsitoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAO poder público deve proporcionar a trafegabilidade das rodovias, a fim de permitir o escoamento e segurança de veículos, bem como, a travessia dos pedestres. Assim, esta pesquisa teve por objetivo verificar as condições de fluxo contínuo de pedestres, a fim de reduzir os riscos de acidentes e garantir mais segurança dos passantes, bem como, melhorar as condições de trânsito na rodovia. O estudo de caso foi realizado na rodovia federal denominada BR-304, trecho interno do Município de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, em caráter exploratório e descritivo, com duas etapas: inicialmente, foi delimitada a área a ser estudada e, em seguida, na segunda fase, foi feito o geoprocessamento da área, o qual permitiu o levantamento de todos os pontos comerciais e paralelamente, foi realizada a coleta de dados junto a Polícia Rodoviária Federal sobre os acidentes ocorridos na região nos últimos três anos, a fim de coletar dados quantitativos. Os dados foram compilados através da utilização de planilhas eletrônicas, Microsoft Excel, considerando os três últimos anos, ao saber: 2018, 2019 e 2020, relativas às variáveis do número de acidentes, pessoas envolvidas, as vítimas com ferimentos e as vítimas fatais. Após análise dos dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do geoprocessamento, verifica-se que o número de acidentes tem aumentado a cada ano, obtendo o número médio de 326 acidentes.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSASilva, Silvanete Severino daAlmeida, Artur Henrique Lima2021-06-10T18:11:15Z2021-06-102021-06-10T18:11:15Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfAlmeida (2020) (ALMEIDA, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6338porALMEIDA, Artur Henrique Lima.Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela. 12 f.Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T17:36:02Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6338Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T17:36:02Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela
title Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela
spellingShingle Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela
Almeida, Artur Henrique Lima
Travessia de pedestre
Acidentes de trânsito
Segurança no trânsito
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
title_short Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela
title_full Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela
title_fullStr Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela
title_full_unstemmed Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela
title_sort Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela
author Almeida, Artur Henrique Lima
author_facet Almeida, Artur Henrique Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Silvanete Severino da
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Artur Henrique Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Travessia de pedestre
Acidentes de trânsito
Segurança no trânsito
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
topic Travessia de pedestre
Acidentes de trânsito
Segurança no trânsito
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
description O poder público deve proporcionar a trafegabilidade das rodovias, a fim de permitir o escoamento e segurança de veículos, bem como, a travessia dos pedestres. Assim, esta pesquisa teve por objetivo verificar as condições de fluxo contínuo de pedestres, a fim de reduzir os riscos de acidentes e garantir mais segurança dos passantes, bem como, melhorar as condições de trânsito na rodovia. O estudo de caso foi realizado na rodovia federal denominada BR-304, trecho interno do Município de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, em caráter exploratório e descritivo, com duas etapas: inicialmente, foi delimitada a área a ser estudada e, em seguida, na segunda fase, foi feito o geoprocessamento da área, o qual permitiu o levantamento de todos os pontos comerciais e paralelamente, foi realizada a coleta de dados junto a Polícia Rodoviária Federal sobre os acidentes ocorridos na região nos últimos três anos, a fim de coletar dados quantitativos. Os dados foram compilados através da utilização de planilhas eletrônicas, Microsoft Excel, considerando os três últimos anos, ao saber: 2018, 2019 e 2020, relativas às variáveis do número de acidentes, pessoas envolvidas, as vítimas com ferimentos e as vítimas fatais. Após análise dos dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do geoprocessamento, verifica-se que o número de acidentes tem aumentado a cada ano, obtendo o número médio de 326 acidentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2021-06-10T18:11:15Z
2021-06-10
2021-06-10T18:11:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Almeida (2020) (ALMEIDA, 2020)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6338
identifier_str_mv Almeida (2020) (ALMEIDA, 2020)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALMEIDA, Artur Henrique Lima.Estudo de caso na BR-304 para análise e proposta de construção de passarela. 12 f.Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747485688594432