O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7948 |
Resumo: | O tema “O Jogo e sua Relevância no Processo Ensino-Aprendizagem” vem demonstrar na pesquisa a importância deste recurso como um elemento a mais no processo educativo. A brincadeira é de fundamental importância, tanto para os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. A problemática de pesquisa destacou como a ludicidade, junto à matemática vem a ser uma atividade pedagógica, pois auxilia no processo de construção e desenvolvimento da criança. Partiu-se da compreensão de que o jogo atua como ferramenta para que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática aconteça com significação, permitindo a criança construir o pensamento lógico-matemático de forma organizada. Assim, o presente estudo buscou analisar a relevância do brincar com jogos nas nossas escolas, principalmente nas aulas de matemática, onde se torna um grande aliado em nossas práticas em sala de aula. Nesta proposição, pretende-se mostrar a importância do brincar e do jogo como também seu significado na vida do ser humano, além de um instrumento facilitador na construção da aprendizagem. A justificativa condiz em trazer consideração sobre a brincadeira articulada com ao processo de ensino-aprendizagem da matemática, numa dimensão complexa do sujeito, envolvendo tanto os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. É nesse sentido, que esse estudo através jogo, a brincadeira são elementos de grande influência no desenvolvimento de cada indivíduo, permitindo uma interação maior com o meio que repercutirá na formação de sua personalidade. |
id |
UFER_9e75748a8c38a43646530b8d4d6bce0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7948 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaEnsino de matemáticaAprendizagem matemáticaSignificaçãoJogo matemáticoO tema “O Jogo e sua Relevância no Processo Ensino-Aprendizagem” vem demonstrar na pesquisa a importância deste recurso como um elemento a mais no processo educativo. A brincadeira é de fundamental importância, tanto para os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. A problemática de pesquisa destacou como a ludicidade, junto à matemática vem a ser uma atividade pedagógica, pois auxilia no processo de construção e desenvolvimento da criança. Partiu-se da compreensão de que o jogo atua como ferramenta para que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática aconteça com significação, permitindo a criança construir o pensamento lógico-matemático de forma organizada. Assim, o presente estudo buscou analisar a relevância do brincar com jogos nas nossas escolas, principalmente nas aulas de matemática, onde se torna um grande aliado em nossas práticas em sala de aula. Nesta proposição, pretende-se mostrar a importância do brincar e do jogo como também seu significado na vida do ser humano, além de um instrumento facilitador na construção da aprendizagem. A justificativa condiz em trazer consideração sobre a brincadeira articulada com ao processo de ensino-aprendizagem da matemática, numa dimensão complexa do sujeito, envolvendo tanto os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. É nesse sentido, que esse estudo através jogo, a brincadeira são elementos de grande influência no desenvolvimento de cada indivíduo, permitindo uma interação maior com o meio que repercutirá na formação de sua personalidade.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGonçalves, Kézia VianaSouza Júnior, Francisco Souto deGonçalves, Kézia VianaSouza Júnior, Francisco Souto deRosário, Francisca Érica Rebouças do2022-12-15T16:41:35Z2022-12-15T16:41:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7948MossoróUFERSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:36:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7948Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:36:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática |
title |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática Rosário, Francisca Érica Rebouças do CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Ensino de matemática Aprendizagem matemática Significação Jogo matemático |
title_short |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática |
title_full |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática |
title_sort |
O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática |
author |
Rosário, Francisca Érica Rebouças do |
author_facet |
Rosário, Francisca Érica Rebouças do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Kézia Viana Souza Júnior, Francisco Souto de Gonçalves, Kézia Viana Souza Júnior, Francisco Souto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Francisca Érica Rebouças do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Ensino de matemática Aprendizagem matemática Significação Jogo matemático |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Ensino de matemática Aprendizagem matemática Significação Jogo matemático |
description |
O tema “O Jogo e sua Relevância no Processo Ensino-Aprendizagem” vem demonstrar na pesquisa a importância deste recurso como um elemento a mais no processo educativo. A brincadeira é de fundamental importância, tanto para os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. A problemática de pesquisa destacou como a ludicidade, junto à matemática vem a ser uma atividade pedagógica, pois auxilia no processo de construção e desenvolvimento da criança. Partiu-se da compreensão de que o jogo atua como ferramenta para que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática aconteça com significação, permitindo a criança construir o pensamento lógico-matemático de forma organizada. Assim, o presente estudo buscou analisar a relevância do brincar com jogos nas nossas escolas, principalmente nas aulas de matemática, onde se torna um grande aliado em nossas práticas em sala de aula. Nesta proposição, pretende-se mostrar a importância do brincar e do jogo como também seu significado na vida do ser humano, além de um instrumento facilitador na construção da aprendizagem. A justificativa condiz em trazer consideração sobre a brincadeira articulada com ao processo de ensino-aprendizagem da matemática, numa dimensão complexa do sujeito, envolvendo tanto os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. É nesse sentido, que esse estudo através jogo, a brincadeira são elementos de grande influência no desenvolvimento de cada indivíduo, permitindo uma interação maior com o meio que repercutirá na formação de sua personalidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-12-15T16:41:35Z 2022-12-15T16:41:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7948 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453777281024 |