O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Francisca Érica Rebouças do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7948
Resumo: O tema “O Jogo e sua Relevância no Processo Ensino-Aprendizagem” vem demonstrar na pesquisa a importância deste recurso como um elemento a mais no processo educativo. A brincadeira é de fundamental importância, tanto para os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. A problemática de pesquisa destacou como a ludicidade, junto à matemática vem a ser uma atividade pedagógica, pois auxilia no processo de construção e desenvolvimento da criança. Partiu-se da compreensão de que o jogo atua como ferramenta para que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática aconteça com significação, permitindo a criança construir o pensamento lógico-matemático de forma organizada. Assim, o presente estudo buscou analisar a relevância do brincar com jogos nas nossas escolas, principalmente nas aulas de matemática, onde se torna um grande aliado em nossas práticas em sala de aula. Nesta proposição, pretende-se mostrar a importância do brincar e do jogo como também seu significado na vida do ser humano, além de um instrumento facilitador na construção da aprendizagem. A justificativa condiz em trazer consideração sobre a brincadeira articulada com ao processo de ensino-aprendizagem da matemática, numa dimensão complexa do sujeito, envolvendo tanto os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. É nesse sentido, que esse estudo através jogo, a brincadeira são elementos de grande influência no desenvolvimento de cada indivíduo, permitindo uma interação maior com o meio que repercutirá na formação de sua personalidade.
id UFER_9e75748a8c38a43646530b8d4d6bce0a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7948
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaEnsino de matemáticaAprendizagem matemáticaSignificaçãoJogo matemáticoO tema “O Jogo e sua Relevância no Processo Ensino-Aprendizagem” vem demonstrar na pesquisa a importância deste recurso como um elemento a mais no processo educativo. A brincadeira é de fundamental importância, tanto para os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. A problemática de pesquisa destacou como a ludicidade, junto à matemática vem a ser uma atividade pedagógica, pois auxilia no processo de construção e desenvolvimento da criança. Partiu-se da compreensão de que o jogo atua como ferramenta para que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática aconteça com significação, permitindo a criança construir o pensamento lógico-matemático de forma organizada. Assim, o presente estudo buscou analisar a relevância do brincar com jogos nas nossas escolas, principalmente nas aulas de matemática, onde se torna um grande aliado em nossas práticas em sala de aula. Nesta proposição, pretende-se mostrar a importância do brincar e do jogo como também seu significado na vida do ser humano, além de um instrumento facilitador na construção da aprendizagem. A justificativa condiz em trazer consideração sobre a brincadeira articulada com ao processo de ensino-aprendizagem da matemática, numa dimensão complexa do sujeito, envolvendo tanto os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. É nesse sentido, que esse estudo através jogo, a brincadeira são elementos de grande influência no desenvolvimento de cada indivíduo, permitindo uma interação maior com o meio que repercutirá na formação de sua personalidade.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGonçalves, Kézia VianaSouza Júnior, Francisco Souto deGonçalves, Kézia VianaSouza Júnior, Francisco Souto deRosário, Francisca Érica Rebouças do2022-12-15T16:41:35Z2022-12-15T16:41:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7948MossoróUFERSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:36:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7948Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:36:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
title O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
spellingShingle O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
Rosário, Francisca Érica Rebouças do
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Ensino de matemática
Aprendizagem matemática
Significação
Jogo matemático
title_short O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
title_full O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
title_fullStr O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
title_sort O jogo e sua relevância no processo de ensino aprendizagem da matemática
author Rosário, Francisca Érica Rebouças do
author_facet Rosário, Francisca Érica Rebouças do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Kézia Viana
Souza Júnior, Francisco Souto de
Gonçalves, Kézia Viana
Souza Júnior, Francisco Souto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Francisca Érica Rebouças do
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Ensino de matemática
Aprendizagem matemática
Significação
Jogo matemático
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Ensino de matemática
Aprendizagem matemática
Significação
Jogo matemático
description O tema “O Jogo e sua Relevância no Processo Ensino-Aprendizagem” vem demonstrar na pesquisa a importância deste recurso como um elemento a mais no processo educativo. A brincadeira é de fundamental importância, tanto para os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. A problemática de pesquisa destacou como a ludicidade, junto à matemática vem a ser uma atividade pedagógica, pois auxilia no processo de construção e desenvolvimento da criança. Partiu-se da compreensão de que o jogo atua como ferramenta para que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática aconteça com significação, permitindo a criança construir o pensamento lógico-matemático de forma organizada. Assim, o presente estudo buscou analisar a relevância do brincar com jogos nas nossas escolas, principalmente nas aulas de matemática, onde se torna um grande aliado em nossas práticas em sala de aula. Nesta proposição, pretende-se mostrar a importância do brincar e do jogo como também seu significado na vida do ser humano, além de um instrumento facilitador na construção da aprendizagem. A justificativa condiz em trazer consideração sobre a brincadeira articulada com ao processo de ensino-aprendizagem da matemática, numa dimensão complexa do sujeito, envolvendo tanto os aspectos social, cognitivo e afetivo, como também por sua função lúdica e educativa. É nesse sentido, que esse estudo através jogo, a brincadeira são elementos de grande influência no desenvolvimento de cada indivíduo, permitindo uma interação maior com o meio que repercutirá na formação de sua personalidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-12-15T16:41:35Z
2022-12-15T16:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7948
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453777281024