As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros
Data de Publicação: 0010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10708
Resumo: Coda é uma sigla criada para designar os filhos de pais surdos, que em inglês significa Child of Deaf Adults. Que são pessoas que vivem entre “dois mundos”, o do Surdo e o do ouvinte. Como uma ponte, vivendo, passando e experienciando esses mundos. Com isso o presente artigo tem em sua composição aspectos que norteiam a pesquisa a compreender se as vivências do sujeito Coda é capaz de influenciar na aquisição identitária do profissional tradutor- intérprete e do docente de Libras. Como se dá a construção dessas identidades enquanto Coda? E quais as potencialidades ou fragilidades nesse processo identitário? Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências de um sujeito Coda e as contribuições dessas vivências para a formação do intérprete e docente em Libras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, autobiográfica, que está corteja os segmentos: A formação da identidade do Coda (Souza, 2014); A Experiência Vivida Do Sujeito Coda (Oliveira, 2022) e a Escrita De Si (Costa, 2019). Por fim, os resultados obtidos, ressaltamos que essas vivências na construção dessas identidades faz com que reflitamos acerca do ensino e aprendizagem de uma educação bilíngue para todos. Para que tenhamos mais possibilidades de se aprofundar em pesquisas e intercâmbios de conhecimentos.
id UFER_9eff0315e0c156632b2921609932d021
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10708
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memóriaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASCodaConstrução identitáriaRelatos de siIntérprete de librasDocente em librasCoda é uma sigla criada para designar os filhos de pais surdos, que em inglês significa Child of Deaf Adults. Que são pessoas que vivem entre “dois mundos”, o do Surdo e o do ouvinte. Como uma ponte, vivendo, passando e experienciando esses mundos. Com isso o presente artigo tem em sua composição aspectos que norteiam a pesquisa a compreender se as vivências do sujeito Coda é capaz de influenciar na aquisição identitária do profissional tradutor- intérprete e do docente de Libras. Como se dá a construção dessas identidades enquanto Coda? E quais as potencialidades ou fragilidades nesse processo identitário? Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências de um sujeito Coda e as contribuições dessas vivências para a formação do intérprete e docente em Libras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, autobiográfica, que está corteja os segmentos: A formação da identidade do Coda (Souza, 2014); A Experiência Vivida Do Sujeito Coda (Oliveira, 2022) e a Escrita De Si (Costa, 2019). Por fim, os resultados obtidos, ressaltamos que essas vivências na construção dessas identidades faz com que reflitamos acerca do ensino e aprendizagem de uma educação bilíngue para todos. Para que tenhamos mais possibilidades de se aprofundar em pesquisas e intercâmbios de conhecimentos.Coda is an acronym created to designate children of deaf parents, and means “child of deaf adults”. They are people who live between "two worlds", that of the Deaf and that of the hearing. Like a bridge, living, passing through and experiencing these worlds. Therefore, this article has in its composition aspects that guide research to understand whether the experiences of the subject Coda are capable of influencing the identity acquisition of the professional translator and interpreter and the Libras teacher. How are these identities constructed as Coda? And what are the potentialities or weaknesses in this identity process? This work has the objective to analyze the experiences of Coda subjects and the contributions of these experiences for the graduation process of the interpreter and teacher in Libras. This is a qualitative, autobiographical research, which is courting the following segments: formation of Coda's identity (Souza, 2014), the lived experience of the Coda subject (Oliveira, 2022) and the writing of oneself (Costa, 2019). Finally, through the results obtained, we emphasize that these experiences in the construction of these identities make us reflect on the teaching and learning of bilingual education for everyone. So that we have more possibilities to carry out research and exchange knowledge.26 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Gilmara Jales daRocha, Simone Maria daRocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros2024-03-20T14:11:52Z2024-03-20T14:11:52Z0010-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfROCHA, Alexandre Fagner Garcia Medeiros. As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: Fragmentos de uma Memória. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10708CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-20T22:11:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10708Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-20T22:11:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
title As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
spellingShingle As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Coda
Construção identitária
Relatos de si
Intérprete de libras
Docente em libras
title_short As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
title_full As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
title_fullStr As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
title_full_unstemmed As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
title_sort As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
author Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros
author_facet Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Mifra Angélica Chaves da
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Costa, Gilmara Jales da
Rocha, Simone Maria da
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Coda
Construção identitária
Relatos de si
Intérprete de libras
Docente em libras
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Coda
Construção identitária
Relatos de si
Intérprete de libras
Docente em libras
description Coda é uma sigla criada para designar os filhos de pais surdos, que em inglês significa Child of Deaf Adults. Que são pessoas que vivem entre “dois mundos”, o do Surdo e o do ouvinte. Como uma ponte, vivendo, passando e experienciando esses mundos. Com isso o presente artigo tem em sua composição aspectos que norteiam a pesquisa a compreender se as vivências do sujeito Coda é capaz de influenciar na aquisição identitária do profissional tradutor- intérprete e do docente de Libras. Como se dá a construção dessas identidades enquanto Coda? E quais as potencialidades ou fragilidades nesse processo identitário? Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências de um sujeito Coda e as contribuições dessas vivências para a formação do intérprete e docente em Libras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, autobiográfica, que está corteja os segmentos: A formação da identidade do Coda (Souza, 2014); A Experiência Vivida Do Sujeito Coda (Oliveira, 2022) e a Escrita De Si (Costa, 2019). Por fim, os resultados obtidos, ressaltamos que essas vivências na construção dessas identidades faz com que reflitamos acerca do ensino e aprendizagem de uma educação bilíngue para todos. Para que tenhamos mais possibilidades de se aprofundar em pesquisas e intercâmbios de conhecimentos.
publishDate 0010
dc.date.none.fl_str_mv 0010-10-23
2024-03-20T14:11:52Z
2024-03-20T14:11:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Alexandre Fagner Garcia Medeiros. As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: Fragmentos de uma Memória. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10708
identifier_str_mv ROCHA, Alexandre Fagner Garcia Medeiros. As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: Fragmentos de uma Memória. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747443012599808