As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 0010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10708 |
Resumo: | Coda é uma sigla criada para designar os filhos de pais surdos, que em inglês significa Child of Deaf Adults. Que são pessoas que vivem entre “dois mundos”, o do Surdo e o do ouvinte. Como uma ponte, vivendo, passando e experienciando esses mundos. Com isso o presente artigo tem em sua composição aspectos que norteiam a pesquisa a compreender se as vivências do sujeito Coda é capaz de influenciar na aquisição identitária do profissional tradutor- intérprete e do docente de Libras. Como se dá a construção dessas identidades enquanto Coda? E quais as potencialidades ou fragilidades nesse processo identitário? Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências de um sujeito Coda e as contribuições dessas vivências para a formação do intérprete e docente em Libras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, autobiográfica, que está corteja os segmentos: A formação da identidade do Coda (Souza, 2014); A Experiência Vivida Do Sujeito Coda (Oliveira, 2022) e a Escrita De Si (Costa, 2019). Por fim, os resultados obtidos, ressaltamos que essas vivências na construção dessas identidades faz com que reflitamos acerca do ensino e aprendizagem de uma educação bilíngue para todos. Para que tenhamos mais possibilidades de se aprofundar em pesquisas e intercâmbios de conhecimentos. |
id |
UFER_9eff0315e0c156632b2921609932d021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10708 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memóriaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASCodaConstrução identitáriaRelatos de siIntérprete de librasDocente em librasCoda é uma sigla criada para designar os filhos de pais surdos, que em inglês significa Child of Deaf Adults. Que são pessoas que vivem entre “dois mundos”, o do Surdo e o do ouvinte. Como uma ponte, vivendo, passando e experienciando esses mundos. Com isso o presente artigo tem em sua composição aspectos que norteiam a pesquisa a compreender se as vivências do sujeito Coda é capaz de influenciar na aquisição identitária do profissional tradutor- intérprete e do docente de Libras. Como se dá a construção dessas identidades enquanto Coda? E quais as potencialidades ou fragilidades nesse processo identitário? Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências de um sujeito Coda e as contribuições dessas vivências para a formação do intérprete e docente em Libras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, autobiográfica, que está corteja os segmentos: A formação da identidade do Coda (Souza, 2014); A Experiência Vivida Do Sujeito Coda (Oliveira, 2022) e a Escrita De Si (Costa, 2019). Por fim, os resultados obtidos, ressaltamos que essas vivências na construção dessas identidades faz com que reflitamos acerca do ensino e aprendizagem de uma educação bilíngue para todos. Para que tenhamos mais possibilidades de se aprofundar em pesquisas e intercâmbios de conhecimentos.Coda is an acronym created to designate children of deaf parents, and means “child of deaf adults”. They are people who live between "two worlds", that of the Deaf and that of the hearing. Like a bridge, living, passing through and experiencing these worlds. Therefore, this article has in its composition aspects that guide research to understand whether the experiences of the subject Coda are capable of influencing the identity acquisition of the professional translator and interpreter and the Libras teacher. How are these identities constructed as Coda? And what are the potentialities or weaknesses in this identity process? This work has the objective to analyze the experiences of Coda subjects and the contributions of these experiences for the graduation process of the interpreter and teacher in Libras. This is a qualitative, autobiographical research, which is courting the following segments: formation of Coda's identity (Souza, 2014), the lived experience of the Coda subject (Oliveira, 2022) and the writing of oneself (Costa, 2019). Finally, through the results obtained, we emphasize that these experiences in the construction of these identities make us reflect on the teaching and learning of bilingual education for everyone. So that we have more possibilities to carry out research and exchange knowledge.26 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Gilmara Jales daRocha, Simone Maria daRocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros2024-03-20T14:11:52Z2024-03-20T14:11:52Z0010-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfROCHA, Alexandre Fagner Garcia Medeiros. As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: Fragmentos de uma Memória. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10708CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-20T22:11:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10708Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-20T22:11:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória |
title |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória |
spellingShingle |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Coda Construção identitária Relatos de si Intérprete de libras Docente em libras |
title_short |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória |
title_full |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória |
title_fullStr |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória |
title_full_unstemmed |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória |
title_sort |
As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória |
author |
Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros |
author_facet |
Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Mifra Angélica Chaves da Costa, Mifra Angélica Chaves da Costa, Gilmara Jales da Rocha, Simone Maria da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Coda Construção identitária Relatos de si Intérprete de libras Docente em libras |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Coda Construção identitária Relatos de si Intérprete de libras Docente em libras |
description |
Coda é uma sigla criada para designar os filhos de pais surdos, que em inglês significa Child of Deaf Adults. Que são pessoas que vivem entre “dois mundos”, o do Surdo e o do ouvinte. Como uma ponte, vivendo, passando e experienciando esses mundos. Com isso o presente artigo tem em sua composição aspectos que norteiam a pesquisa a compreender se as vivências do sujeito Coda é capaz de influenciar na aquisição identitária do profissional tradutor- intérprete e do docente de Libras. Como se dá a construção dessas identidades enquanto Coda? E quais as potencialidades ou fragilidades nesse processo identitário? Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências de um sujeito Coda e as contribuições dessas vivências para a formação do intérprete e docente em Libras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, autobiográfica, que está corteja os segmentos: A formação da identidade do Coda (Souza, 2014); A Experiência Vivida Do Sujeito Coda (Oliveira, 2022) e a Escrita De Si (Costa, 2019). Por fim, os resultados obtidos, ressaltamos que essas vivências na construção dessas identidades faz com que reflitamos acerca do ensino e aprendizagem de uma educação bilíngue para todos. Para que tenhamos mais possibilidades de se aprofundar em pesquisas e intercâmbios de conhecimentos. |
publishDate |
0010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
0010-10-23 2024-03-20T14:11:52Z 2024-03-20T14:11:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Alexandre Fagner Garcia Medeiros. As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: Fragmentos de uma Memória. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10708 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Alexandre Fagner Garcia Medeiros. As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: Fragmentos de uma Memória. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747443012599808 |