AFETIVIDADE E ENSINO: COMO SE DÁ ESSE PROCESSO PARA O SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CARAÚBAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8205 |
Resumo: | A dimensão afetiva no processo de ensino-aprendizagem foi enfatizada no presente estudo tendo como embasamento teórico acerca da afetividade os teóricos da psicologia do desenvolvimento Henri Wallon, Piaget, Vygotsky, uma vez que a pergunta geradora de minha inquietação é originaria do desejo de querer saber; como é praticada a afetividade no processo de ensino para aluno surdo no ensino fundamental na cidade de Caraúbas? E para responder essa pergunta epistêmica traçamos como objetivo geral analisar a afetividade no processo de ensino para surdo no ensino fundamenta da cidade de Caraúbas. E como objetivos específicos verificar como se dá esse processo de ensino para surdo no ensino fundamental, identificar por meio de narrativas (auto) biográficas elementos relevantes para verificar as práticas afetivas no processo de ensino para surdo no ensino fundamental. De modo que a afetividade é algo que se faz necessário na vida de uma criança independente de sua subjetividade, o corpus utilizado para analise foi originário de duas entrevistas narrativas realizadas com uma professora e uma interprete do município de Caraúbas/RN. Os objetos de análise foram obtidos no início do ano de 2021 por meio das entrevistas narrativas assim sugeridas por Jovchelovicth e Bauer (2002) as narrativas permitiram as profissionais refletir e narrar sobre suas experiencias profissionais com aluno surdo, refletir e narrar acerca de elementos relevante como a afetividade no ensino do aluno surdo. As análises das narrativas indicaram que a afetividade exerce um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem do surdo. |
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