Marketing digital: o Instagram como meio de influência na decisão de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jonas Eliab dos Santos da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5013
Resumo: Monografia
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spelling Marketing digital: o Instagram como meio de influência na decisão de compra do consumidorMarketing digitalInstagramRedes sociaisComunicaçãoDigital marketingInstagramSocial mediaCommunicationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAOMonografiaThrough an empirical observation, it was noted that the popularization of digital resources, specifically the Instagram application, could be associated with changing consumer behavior over the years. With the frequent presence of the consumer in the digital environment, the importance of studying the behavior and perception of companies on the subject was realized. The present work was developed with a focus on digital marketing, with the objective of analyzing digital communication on Instagram and the insertion of this new marketing model, gathering knowledge about how companies can use Instagram to benefit, identifying the influence that advertising on social networks have on the online consumer, with the research problem: What is the influence of Instagram on the consumer's purchase decision? The methodology used in this work was descriptive research with a quantitative approach, performing a data collection with a questionnaire, in the cities of Ipanguaçu RN and Angicos RN, being the main research object, the users of the social network Instagram. Data analysis was performed using the tabulation of data obtained from the forms filled out by the respondents. The results made it possible to reach a conclusion that the appearance of the application and, consequently, the rapprochement relationship between the customer and the company, changed the requirements of this consumer in relation to the offered product, remodeling the current market scenario. It also found that the protagonism and the growing criticality of the consumer generated a strategic repositioning of the companies, as other criteria besides the attendance and the quality of the product and started to be considered.Por meio de uma observação empírica, notou-se que a popularização de recursos digitais, em específico o aplicativo do Instagram poderia estar associado à mudança de comportamento do consumidor ao longo dos anos. Com a frequente presença do consumidor no ambiente digital percebeu-se a importância de estudar o comportamento e a percepção das empresas acerca do assunto. O presente trabalho foi desenvolvido com o foco na área do marketing digital, com o objetivo de analisar a comunicação digital no Instagram e a inserção desse novo modelo de marketing, reunindo conhecimentos a respeito de como as empresas podem utilizar o Instagram para se beneficiarem, identificando a influência que propaganda em redes sociais tem sobre o consumidor online, tendo por problema de pesquisa: Qual o poder de influência do Instagram na decisão de compra do consumidor? A metodologia empregada neste trabalho foi à pesquisa descritiva com abordagem quantitativa realizando uma coleta de dados com questionário, nas cidades de Ipanguaçu RN e Angicos RN, sendo o objeto principal de pesquisa utilizadores da rede social Instagram. A análise dos dados foi feita por meio da tabulação dos dados obtidos dos formulários preenchidos pelos participantes. Os resultados permitiram chegar a uma conclusão de que o surgimento do aplicativo e consequentemente a relação de aproximação entre o cliente e a empresa, modificou as exigências desse consumidor frente ao produto ofertado, remodelando o cenário mercadológico atual. Constatou também que o protagonismo e a criticidade crescente do consumidor gerou um reposicionamento estratégico das empresas, na medida em que outros critérios além do atendimento e da qualidade do produto e passaram a ser considerados.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSACorreia, Valquíria Melo Souzahttp://lattes.cnpq.br/Avelino, Juscimara Gomeshttp://lattes.cnpq.br/Marques, Raimundo Leandro Andradehttp://lattes.cnpq.br/Silva, Jonas Eliab dos Santos da2020-05-08T23:31:25Z2020-05-082020-05-08T23:31:25Z2020-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva (2019) (SILVA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5013porSILVA, Jonas Eliab dos Santos da. Marketing digital: o Instagram como meio de influência na decisão de compra do consumidor. 2019. 46f. 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