O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tuanni Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2271
Resumo: O marketing digital e uma estrat?gia importante que as empresa vem utilizando, desenvolver essa estrat?gia se tornou um diferencial para as empresas crescerem e se firmarem no mercado. Essa estrat?gia ? aplicada na internet e nas redes sociais exemplo o Instagram. O Instagram ? a rede social, mas usadas pelas empresas hoje em dia. Essa pesquisa tem como objetivo geral verificar como o Instagram vem sendo utilizado pelo Supermercado Nova compra que est? situada na cidade Lucena. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa b?sica do tipo estudo de caso. Para coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa documental e aplicada entrevista com a gestora da organiza??o. O instrumento de coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista foi composto de 17 perguntas que foi dividido entre quest?es iniciais motiva??es para o uso da ferramenta, marketing digital e os 4Ps, estrat?gia digital, resultados/m?tricas do Instagram e por fim perspectiva para o futuro como o uso da ferramenta. J? a pesquisa documental resultou de um corpus da pesquisa composto por 44 documentos dos tipos: v?deos, fotos, postagens advindas dos recursos Feed, Reels, Stories do Instagram e o Whatsapp. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da an?lise de conte?do e resultaram nas categorias: Mercado e Instagram, marketing digital e 4PS, estrat?gias de marketing digital e resultados/m?tricas no Instagram. Os resultados indicaram que a empresa aplica estrat?gias de marketing de conte?do, m?dias sociais, marketing viral, publicidade e monitoramento, entretanto e-mail ainda n?o ? utilizado como ferramenta. A respeito aplica??o dos 4Ps percebeu-se que a empresa vem desenvolvendo um processo de gest?o do mix, mostrando que foca mais no produto, pre?o e nas promo??es. Em rela??o a vendas verificou-se que aumentaram 20% com o uso do Instagram. Deste modo, percebe-se que a empresa faz um volume consider?vel nas redes sociais para alavancar as vendas da empresa e que pode aprimorar outros elementos que gerem maior engajamento e intera??o nos posts por parte dos consumidores.
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