O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2271 |
Resumo: | O marketing digital e uma estrat?gia importante que as empresa vem utilizando, desenvolver essa estrat?gia se tornou um diferencial para as empresas crescerem e se firmarem no mercado. Essa estrat?gia ? aplicada na internet e nas redes sociais exemplo o Instagram. O Instagram ? a rede social, mas usadas pelas empresas hoje em dia. Essa pesquisa tem como objetivo geral verificar como o Instagram vem sendo utilizado pelo Supermercado Nova compra que est? situada na cidade Lucena. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa b?sica do tipo estudo de caso. Para coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa documental e aplicada entrevista com a gestora da organiza??o. O instrumento de coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista foi composto de 17 perguntas que foi dividido entre quest?es iniciais motiva??es para o uso da ferramenta, marketing digital e os 4Ps, estrat?gia digital, resultados/m?tricas do Instagram e por fim perspectiva para o futuro como o uso da ferramenta. J? a pesquisa documental resultou de um corpus da pesquisa composto por 44 documentos dos tipos: v?deos, fotos, postagens advindas dos recursos Feed, Reels, Stories do Instagram e o Whatsapp. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da an?lise de conte?do e resultaram nas categorias: Mercado e Instagram, marketing digital e 4PS, estrat?gias de marketing digital e resultados/m?tricas no Instagram. Os resultados indicaram que a empresa aplica estrat?gias de marketing de conte?do, m?dias sociais, marketing viral, publicidade e monitoramento, entretanto e-mail ainda n?o ? utilizado como ferramenta. A respeito aplica??o dos 4Ps percebeu-se que a empresa vem desenvolvendo um processo de gest?o do mix, mostrando que foca mais no produto, pre?o e nas promo??es. Em rela??o a vendas verificou-se que aumentaram 20% com o uso do Instagram. Deste modo, percebe-se que a empresa faz um volume consider?vel nas redes sociais para alavancar as vendas da empresa e que pode aprimorar outros elementos que gerem maior engajamento e intera??o nos posts por parte dos consumidores. |
id |
IFPB_d9ce38d1eaf2e738d45a1b874701ea06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2271 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Tuanni Carlos2022-07-27T13:33:10Z2022-07-27T13:33:10Z2022-07-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2271O marketing digital e uma estrat?gia importante que as empresa vem utilizando, desenvolver essa estrat?gia se tornou um diferencial para as empresas crescerem e se firmarem no mercado. Essa estrat?gia ? aplicada na internet e nas redes sociais exemplo o Instagram. O Instagram ? a rede social, mas usadas pelas empresas hoje em dia. Essa pesquisa tem como objetivo geral verificar como o Instagram vem sendo utilizado pelo Supermercado Nova compra que est? situada na cidade Lucena. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa b?sica do tipo estudo de caso. Para coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa documental e aplicada entrevista com a gestora da organiza??o. O instrumento de coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista foi composto de 17 perguntas que foi dividido entre quest?es iniciais motiva??es para o uso da ferramenta, marketing digital e os 4Ps, estrat?gia digital, resultados/m?tricas do Instagram e por fim perspectiva para o futuro como o uso da ferramenta. J? a pesquisa documental resultou de um corpus da pesquisa composto por 44 documentos dos tipos: v?deos, fotos, postagens advindas dos recursos Feed, Reels, Stories do Instagram e o Whatsapp. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da an?lise de conte?do e resultaram nas categorias: Mercado e Instagram, marketing digital e 4PS, estrat?gias de marketing digital e resultados/m?tricas no Instagram. Os resultados indicaram que a empresa aplica estrat?gias de marketing de conte?do, m?dias sociais, marketing viral, publicidade e monitoramento, entretanto e-mail ainda n?o ? utilizado como ferramenta. A respeito aplica??o dos 4Ps percebeu-se que a empresa vem desenvolvendo um processo de gest?o do mix, mostrando que foca mais no produto, pre?o e nas promo??es. Em rela??o a vendas verificou-se que aumentaram 20% com o uso do Instagram. Deste modo, percebe-se que a empresa faz um volume consider?vel nas redes sociais para alavancar as vendas da empresa e que pode aprimorar outros elementos que gerem maior engajamento e intera??o nos posts por parte dos consumidores.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2022-07-27T13:33:10Z No. of bitstreams: 2 Tuanni Carlos Rodrigues - O instagram como ferramenta de marketing digital -um estudo de caso no supermercado nova compra.pdf: 1811958 bytes, checksum: ef57e0e52485093c0e392eb8dd268590 (MD5) Termo de autoriza??o de postagem - Tuanni Carlos Rodrigues.pdf: 603547 bytes, checksum: 7e3f92dae9504d8cc33e5ecad728ecda (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-27T13:33:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tuanni Carlos Rodrigues - O instagram como ferramenta de marketing digital -um estudo de caso no supermercado nova compra.pdf: 1811958 bytes, checksum: ef57e0e52485093c0e392eb8dd268590 (MD5) Termo de autoriza??o de postagem - Tuanni Carlos Rodrigues.pdf: 603547 bytes, checksum: 7e3f92dae9504d8cc33e5ecad728ecda (MD5) Previous issue date: 2022-07-01Marketing digitalInstagramRedes sociaisO instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPB - Campus Jo?o PessoaORIGINALTuanni Carlos Rodrigues - O instagram como ferramenta de marketing digital -um estudo de caso no supermercado nova compra.pdfTuanni Carlos Rodrigues - O instagram como ferramenta de marketing digital -um estudo de caso no supermercado nova compra.pdfapplication/pdf1811958http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2271/1/Tuanni+Carlos+Rodrigues+-+O+instagram+como+ferramenta+de+marketing+digital+-um+estudo+de+caso+no+supermercado+nova+compra.pdfef57e0e52485093c0e392eb8dd268590MD51Termo de autoriza??o de postagem - Tuanni Carlos Rodrigues.pdfTermo de autoriza??o de postagem - Tuanni Carlos Rodrigues.pdfapplication/pdf603547http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2271/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+postagem+-+Tuanni+Carlos+Rodrigues.pdf7e3f92dae9504d8cc33e5ecad728ecdaMD52177683/22712022-07-27 10:33:10.151oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2271Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-27T13:33:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra |
title |
O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra |
spellingShingle |
O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra Rodrigues, Tuanni Carlos Marketing digital Redes sociais |
title_short |
O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra |
title_full |
O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra |
title_fullStr |
O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra |
title_full_unstemmed |
O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra |
title_sort |
O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra |
author |
Rodrigues, Tuanni Carlos |
author_facet |
Rodrigues, Tuanni Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Tuanni Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Redes sociais |
topic |
Marketing digital Redes sociais |
description |
O marketing digital e uma estrat?gia importante que as empresa vem utilizando, desenvolver essa estrat?gia se tornou um diferencial para as empresas crescerem e se firmarem no mercado. Essa estrat?gia ? aplicada na internet e nas redes sociais exemplo o Instagram. O Instagram ? a rede social, mas usadas pelas empresas hoje em dia. Essa pesquisa tem como objetivo geral verificar como o Instagram vem sendo utilizado pelo Supermercado Nova compra que est? situada na cidade Lucena. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa b?sica do tipo estudo de caso. Para coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa documental e aplicada entrevista com a gestora da organiza??o. O instrumento de coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista foi composto de 17 perguntas que foi dividido entre quest?es iniciais motiva??es para o uso da ferramenta, marketing digital e os 4Ps, estrat?gia digital, resultados/m?tricas do Instagram e por fim perspectiva para o futuro como o uso da ferramenta. J? a pesquisa documental resultou de um corpus da pesquisa composto por 44 documentos dos tipos: v?deos, fotos, postagens advindas dos recursos Feed, Reels, Stories do Instagram e o Whatsapp. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da an?lise de conte?do e resultaram nas categorias: Mercado e Instagram, marketing digital e 4PS, estrat?gias de marketing digital e resultados/m?tricas no Instagram. Os resultados indicaram que a empresa aplica estrat?gias de marketing de conte?do, m?dias sociais, marketing viral, publicidade e monitoramento, entretanto e-mail ainda n?o ? utilizado como ferramenta. A respeito aplica??o dos 4Ps percebeu-se que a empresa vem desenvolvendo um processo de gest?o do mix, mostrando que foca mais no produto, pre?o e nas promo??es. Em rela??o a vendas verificou-se que aumentaram 20% com o uso do Instagram. Deste modo, percebe-se que a empresa faz um volume consider?vel nas redes sociais para alavancar as vendas da empresa e que pode aprimorar outros elementos que gerem maior engajamento e intera??o nos posts por parte dos consumidores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T13:33:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T13:33:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2271 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2271/1/Tuanni+Carlos+Rodrigues+-+O+instagram+como+ferramenta+de+marketing+digital+-um+estudo+de+caso+no+supermercado+nova+compra.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2271/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+postagem+-+Tuanni+Carlos+Rodrigues.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef57e0e52485093c0e392eb8dd268590 7e3f92dae9504d8cc33e5ecad728ecda |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444190965760 |