Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Luana Vitória de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7311
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal relacionados ao tema da prisão em segunda instância. O problema da pesquisa reside na modulação dos entendimentos e interpretações dados aos artigos 283 do Código de Processo Penal e 5º, LVII, da Constituição Federal. Para isso, o artigo passa a apresentar três objetivos específicos. No primeiro momento, é feito um estudo acerca da construção histórica do Supremo Tribunal Federal, bem como do seu papel enquanto guardião da Constituição. Em momento posterior, é realizado um levantamento histórico sobre o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto ao tema da prisão em segunda instância. Para isso, as ações declaratórias de constitucionalidade n. 34, 44 e 54 passam a ser objeto de observação e estudo. Por fim, é feita uma análise do princípio da presunção de inocência à luz dos votos e julgamentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A metodologia da pesquisa é bibliográfica e documental.
id UFER_c1f8ce218bbae4126dc10d15da8ed884
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7311
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.Ação Declaratória de Constitucionalidadeinterpretaçãopresunção de inocênciaprisãosegunda instânciaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal relacionados ao tema da prisão em segunda instância. O problema da pesquisa reside na modulação dos entendimentos e interpretações dados aos artigos 283 do Código de Processo Penal e 5º, LVII, da Constituição Federal. Para isso, o artigo passa a apresentar três objetivos específicos. No primeiro momento, é feito um estudo acerca da construção histórica do Supremo Tribunal Federal, bem como do seu papel enquanto guardião da Constituição. Em momento posterior, é realizado um levantamento histórico sobre o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto ao tema da prisão em segunda instância. Para isso, as ações declaratórias de constitucionalidade n. 34, 44 e 54 passam a ser objeto de observação e estudo. Por fim, é feita uma análise do princípio da presunção de inocência à luz dos votos e julgamentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A metodologia da pesquisa é bibliográfica e documental.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSABezerra Júnior, José AlbenesBezerra Júnior , José Albenes Bezerra JúniorPaiva , Wallton Pereira de SouzaSilva , Denise dos Santos VasconcelosBezerra, Luana Vitória de Lima2022-06-13T18:18:20Z2022-06-132022-06-13T18:18:20Z2021-10-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Bezerra (2021) Citação com autor não incluído no texto: (BEZERRA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7311porBezerra, Luana Vitória de Lima. Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade. 2021. 33 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T06:16:37Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7311Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T06:16:37Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.
title Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.
spellingShingle Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.
Bezerra, Luana Vitória de Lima
Ação Declaratória de Constitucionalidade
interpretação
presunção de inocência
prisão
segunda instância
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.
title_full Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.
title_fullStr Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.
title_full_unstemmed Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.
title_sort Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade.
author Bezerra, Luana Vitória de Lima
author_facet Bezerra, Luana Vitória de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra Júnior, José Albenes
Bezerra Júnior , José Albenes Bezerra Júnior
Paiva , Wallton Pereira de Souza
Silva , Denise dos Santos Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Luana Vitória de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ação Declaratória de Constitucionalidade
interpretação
presunção de inocência
prisão
segunda instância
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic Ação Declaratória de Constitucionalidade
interpretação
presunção de inocência
prisão
segunda instância
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal relacionados ao tema da prisão em segunda instância. O problema da pesquisa reside na modulação dos entendimentos e interpretações dados aos artigos 283 do Código de Processo Penal e 5º, LVII, da Constituição Federal. Para isso, o artigo passa a apresentar três objetivos específicos. No primeiro momento, é feito um estudo acerca da construção histórica do Supremo Tribunal Federal, bem como do seu papel enquanto guardião da Constituição. Em momento posterior, é realizado um levantamento histórico sobre o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto ao tema da prisão em segunda instância. Para isso, as ações declaratórias de constitucionalidade n. 34, 44 e 54 passam a ser objeto de observação e estudo. Por fim, é feita uma análise do princípio da presunção de inocência à luz dos votos e julgamentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A metodologia da pesquisa é bibliográfica e documental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
2022-06-13T18:18:20Z
2022-06-13
2022-06-13T18:18:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Bezerra (2021) Citação com autor não incluído no texto: (BEZERRA, 2021)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7311
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Bezerra (2021) Citação com autor não incluído no texto: (BEZERRA, 2021)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bezerra, Luana Vitória de Lima. Prisão após a condenação em segunda instância: uma análise à luz das ações declaratórias de constitucionalidade. 2021. 33 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747474420596736