O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10225 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas/RN. Dessa forma, como objetivo geral buscamos analisar a formação do professor de Libras através da prática docente no estágio supervisionado, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Nossos objetivos específicos são avaliar da formação do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFERSA Caraúbas e refletir como a experiência de regência de Libras acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo exploratória. Analisamos o PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação dos alunos pesquisadores em professores, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. Dessa forma, os nossos resultados apresentaram que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada 4 anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens. |
id |
UFER_eaeed8a196b83aecd5a11e326214a683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10225 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de librasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASProfessorLibrasEstágioFormaçãoPráticaA presente pesquisa aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas/RN. Dessa forma, como objetivo geral buscamos analisar a formação do professor de Libras através da prática docente no estágio supervisionado, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Nossos objetivos específicos são avaliar da formação do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFERSA Caraúbas e refletir como a experiência de regência de Libras acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo exploratória. Analisamos o PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação dos alunos pesquisadores em professores, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. Dessa forma, os nossos resultados apresentaram que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada 4 anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens.51 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesBrasil, Maria Ghisleny de PaivaFagundes, Isabelle PinheiroCosta, André Macx da2024-01-19T19:03:10Z2024-01-19T19:03:10Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, André Macx da. O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10225CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:30:32Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10225Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:30:32Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras |
title |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras |
spellingShingle |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras Costa, André Macx da LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Professor Libras Estágio Formação Prática |
title_short |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras |
title_full |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras |
title_fullStr |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras |
title_full_unstemmed |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras |
title_sort |
O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras |
author |
Costa, André Macx da |
author_facet |
Costa, André Macx da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Francisco Ebson Gomes Sousa, Francisco Ebson Gomes Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Fagundes, Isabelle Pinheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, André Macx da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Professor Libras Estágio Formação Prática |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Professor Libras Estágio Formação Prática |
description |
A presente pesquisa aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas/RN. Dessa forma, como objetivo geral buscamos analisar a formação do professor de Libras através da prática docente no estágio supervisionado, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Nossos objetivos específicos são avaliar da formação do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFERSA Caraúbas e refletir como a experiência de regência de Libras acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo exploratória. Analisamos o PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação dos alunos pesquisadores em professores, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. Dessa forma, os nossos resultados apresentaram que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada 4 anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 2024-01-19T19:03:10Z 2024-01-19T19:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, André Macx da. O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10225 |
identifier_str_mv |
COSTA, André Macx da. O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747489260044288 |