Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10223 |
Resumo: | O estágio é muito importante para a formação de docentes. Neste formato remoto, acreditamos que tivemos grandes mudanças nas formas de aprender e ensinar, e interessa-nos compreender como essas mudanças refletiram nas observações de estágio de professoras em formação, uma vez que a experiência do estágio é, em muitas vezes, o passo inicial no caminho da docência. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos do estágio supervisionado em Libras como L2 I de observação no formato remoto por meio dos relatos de professoras em formação do curso Letras Libras da UFERSA, considerando as experiências do estágio, as perspectivas futuras da profissão e as estratégias de ensino usadas. Apresentamos ainda como objetivos específicos: (i) Refletir sobre as experiências do estágio supervisionado em Libras no formato remoto, (ii) Compreender as perspectivas futuras da profissão pelos relatos das estagiárias e (iii) Verificar quais as estratégias de ensino usadas na opinião das estagiárias. Com isso, a fim de embasar nossa pesquisa, adotamos as teorias e os estudos dos seguintes teóricos e estudiosos: Pimenta e Lima (2006); Silva Gaspar (2018); Tardif (2002); e Brasil (2010), no que diz respeito aos estudos de estágio supervisionado; Araújo (2010); Hobold (2010) e Buckingham (2010), a respeito de tecnologias na formação de professores; Aguiar (2020); Garcia et al (2020) e Brasil (2020) sobre o ensino remoto e Bernadino et al (2018) e Rêgo et al (2021) sobre o ensino da Língua brasileira de sinais, entre outros. Metodologicamente, para a realização deste estudo, utilizamos a pesquisa de método qualitativo de caráter descritivo, refletimos por meio de um relatório de estágio supervisionado e investigamos, também, por intermédio de um questionário, enviado por e-mail, com três professoras em formação. Os resultados do estudo em questão demonstraram que os principais desafios que as professoras em formação enfrentaram estavam relacionados à própria modalidade de ensino (emergencial/remoto), como a falta de interação entre alunos e professora, falta de câmeras ligadas por parte dos alunos e, também, a falta de metodologias mais atrativas e dinâmicas. Em suma, apesar desses desafios elencados, também observamos perspectivas positivas, visto que, nos questionários e no relatório de pesquisa, as colaboradoras relataram que as experiências foram muito boas e profícuas para a sua formação. |
id |
UFER_0059c49c2b27c393a3929bcf5e3a936d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10223 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formaçãoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEstágio SupervisionadoEnsino RemotoLibrasProfessoras em FormaçãoO estágio é muito importante para a formação de docentes. Neste formato remoto, acreditamos que tivemos grandes mudanças nas formas de aprender e ensinar, e interessa-nos compreender como essas mudanças refletiram nas observações de estágio de professoras em formação, uma vez que a experiência do estágio é, em muitas vezes, o passo inicial no caminho da docência. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos do estágio supervisionado em Libras como L2 I de observação no formato remoto por meio dos relatos de professoras em formação do curso Letras Libras da UFERSA, considerando as experiências do estágio, as perspectivas futuras da profissão e as estratégias de ensino usadas. Apresentamos ainda como objetivos específicos: (i) Refletir sobre as experiências do estágio supervisionado em Libras no formato remoto, (ii) Compreender as perspectivas futuras da profissão pelos relatos das estagiárias e (iii) Verificar quais as estratégias de ensino usadas na opinião das estagiárias. Com isso, a fim de embasar nossa pesquisa, adotamos as teorias e os estudos dos seguintes teóricos e estudiosos: Pimenta e Lima (2006); Silva Gaspar (2018); Tardif (2002); e Brasil (2010), no que diz respeito aos estudos de estágio supervisionado; Araújo (2010); Hobold (2010) e Buckingham (2010), a respeito de tecnologias na formação de professores; Aguiar (2020); Garcia et al (2020) e Brasil (2020) sobre o ensino remoto e Bernadino et al (2018) e Rêgo et al (2021) sobre o ensino da Língua brasileira de sinais, entre outros. Metodologicamente, para a realização deste estudo, utilizamos a pesquisa de método qualitativo de caráter descritivo, refletimos por meio de um relatório de estágio supervisionado e investigamos, também, por intermédio de um questionário, enviado por e-mail, com três professoras em formação. Os resultados do estudo em questão demonstraram que os principais desafios que as professoras em formação enfrentaram estavam relacionados à própria modalidade de ensino (emergencial/remoto), como a falta de interação entre alunos e professora, falta de câmeras ligadas por parte dos alunos e, também, a falta de metodologias mais atrativas e dinâmicas. Em suma, apesar desses desafios elencados, também observamos perspectivas positivas, visto que, nos questionários e no relatório de pesquisa, as colaboradoras relataram que as experiências foram muito boas e profícuas para a sua formação.36 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesAzevedo, Maria Márcia Fernandes deBrasil, Maria Ghisleny de PaivaCortez, Jéssica Thais Souza2024-01-19T19:01:18Z2024-01-19T19:01:18Z2022-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCORTÊZ, Jéssica Thais Souza. Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10223CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:30:41Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10223Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:30:41Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação |
title |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação |
spellingShingle |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação Cortez, Jéssica Thais Souza LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Estágio Supervisionado Ensino Remoto Libras Professoras em Formação |
title_short |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação |
title_full |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação |
title_fullStr |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação |
title_full_unstemmed |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação |
title_sort |
Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação |
author |
Cortez, Jéssica Thais Souza |
author_facet |
Cortez, Jéssica Thais Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Francisco Ebson Gomes Sousa, Francisco Ebson Gomes Azevedo, Maria Márcia Fernandes de Brasil, Maria Ghisleny de Paiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Jéssica Thais Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Estágio Supervisionado Ensino Remoto Libras Professoras em Formação |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Estágio Supervisionado Ensino Remoto Libras Professoras em Formação |
description |
O estágio é muito importante para a formação de docentes. Neste formato remoto, acreditamos que tivemos grandes mudanças nas formas de aprender e ensinar, e interessa-nos compreender como essas mudanças refletiram nas observações de estágio de professoras em formação, uma vez que a experiência do estágio é, em muitas vezes, o passo inicial no caminho da docência. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos do estágio supervisionado em Libras como L2 I de observação no formato remoto por meio dos relatos de professoras em formação do curso Letras Libras da UFERSA, considerando as experiências do estágio, as perspectivas futuras da profissão e as estratégias de ensino usadas. Apresentamos ainda como objetivos específicos: (i) Refletir sobre as experiências do estágio supervisionado em Libras no formato remoto, (ii) Compreender as perspectivas futuras da profissão pelos relatos das estagiárias e (iii) Verificar quais as estratégias de ensino usadas na opinião das estagiárias. Com isso, a fim de embasar nossa pesquisa, adotamos as teorias e os estudos dos seguintes teóricos e estudiosos: Pimenta e Lima (2006); Silva Gaspar (2018); Tardif (2002); e Brasil (2010), no que diz respeito aos estudos de estágio supervisionado; Araújo (2010); Hobold (2010) e Buckingham (2010), a respeito de tecnologias na formação de professores; Aguiar (2020); Garcia et al (2020) e Brasil (2020) sobre o ensino remoto e Bernadino et al (2018) e Rêgo et al (2021) sobre o ensino da Língua brasileira de sinais, entre outros. Metodologicamente, para a realização deste estudo, utilizamos a pesquisa de método qualitativo de caráter descritivo, refletimos por meio de um relatório de estágio supervisionado e investigamos, também, por intermédio de um questionário, enviado por e-mail, com três professoras em formação. Os resultados do estudo em questão demonstraram que os principais desafios que as professoras em formação enfrentaram estavam relacionados à própria modalidade de ensino (emergencial/remoto), como a falta de interação entre alunos e professora, falta de câmeras ligadas por parte dos alunos e, também, a falta de metodologias mais atrativas e dinâmicas. Em suma, apesar desses desafios elencados, também observamos perspectivas positivas, visto que, nos questionários e no relatório de pesquisa, as colaboradoras relataram que as experiências foram muito boas e profícuas para a sua formação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-16 2024-01-19T19:01:18Z 2024-01-19T19:01:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORTÊZ, Jéssica Thais Souza. Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10223 |
identifier_str_mv |
CORTÊZ, Jéssica Thais Souza. Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747462856900608 |