Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Jéssica Thais Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10223
Resumo: O estágio é muito importante para a formação de docentes. Neste formato remoto, acreditamos que tivemos grandes mudanças nas formas de aprender e ensinar, e interessa-nos compreender como essas mudanças refletiram nas observações de estágio de professoras em formação, uma vez que a experiência do estágio é, em muitas vezes, o passo inicial no caminho da docência. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos do estágio supervisionado em Libras como L2 I de observação no formato remoto por meio dos relatos de professoras em formação do curso Letras Libras da UFERSA, considerando as experiências do estágio, as perspectivas futuras da profissão e as estratégias de ensino usadas. Apresentamos ainda como objetivos específicos: (i) Refletir sobre as experiências do estágio supervisionado em Libras no formato remoto, (ii) Compreender as perspectivas futuras da profissão pelos relatos das estagiárias e (iii) Verificar quais as estratégias de ensino usadas na opinião das estagiárias. Com isso, a fim de embasar nossa pesquisa, adotamos as teorias e os estudos dos seguintes teóricos e estudiosos: Pimenta e Lima (2006); Silva Gaspar (2018); Tardif (2002); e Brasil (2010), no que diz respeito aos estudos de estágio supervisionado; Araújo (2010); Hobold (2010) e Buckingham (2010), a respeito de tecnologias na formação de professores; Aguiar (2020); Garcia et al (2020) e Brasil (2020) sobre o ensino remoto e Bernadino et al (2018) e Rêgo et al (2021) sobre o ensino da Língua brasileira de sinais, entre outros. Metodologicamente, para a realização deste estudo, utilizamos a pesquisa de método qualitativo de caráter descritivo, refletimos por meio de um relatório de estágio supervisionado e investigamos, também, por intermédio de um questionário, enviado por e-mail, com três professoras em formação. Os resultados do estudo em questão demonstraram que os principais desafios que as professoras em formação enfrentaram estavam relacionados à própria modalidade de ensino (emergencial/remoto), como a falta de interação entre alunos e professora, falta de câmeras ligadas por parte dos alunos e, também, a falta de metodologias mais atrativas e dinâmicas. Em suma, apesar desses desafios elencados, também observamos perspectivas positivas, visto que, nos questionários e no relatório de pesquisa, as colaboradoras relataram que as experiências foram muito boas e profícuas para a sua formação.
id UFER_0059c49c2b27c393a3929bcf5e3a936d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10223
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formaçãoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEstágio SupervisionadoEnsino RemotoLibrasProfessoras em FormaçãoO estágio é muito importante para a formação de docentes. Neste formato remoto, acreditamos que tivemos grandes mudanças nas formas de aprender e ensinar, e interessa-nos compreender como essas mudanças refletiram nas observações de estágio de professoras em formação, uma vez que a experiência do estágio é, em muitas vezes, o passo inicial no caminho da docência. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos do estágio supervisionado em Libras como L2 I de observação no formato remoto por meio dos relatos de professoras em formação do curso Letras Libras da UFERSA, considerando as experiências do estágio, as perspectivas futuras da profissão e as estratégias de ensino usadas. Apresentamos ainda como objetivos específicos: (i) Refletir sobre as experiências do estágio supervisionado em Libras no formato remoto, (ii) Compreender as perspectivas futuras da profissão pelos relatos das estagiárias e (iii) Verificar quais as estratégias de ensino usadas na opinião das estagiárias. Com isso, a fim de embasar nossa pesquisa, adotamos as teorias e os estudos dos seguintes teóricos e estudiosos: Pimenta e Lima (2006); Silva Gaspar (2018); Tardif (2002); e Brasil (2010), no que diz respeito aos estudos de estágio supervisionado; Araújo (2010); Hobold (2010) e Buckingham (2010), a respeito de tecnologias na formação de professores; Aguiar (2020); Garcia et al (2020) e Brasil (2020) sobre o ensino remoto e Bernadino et al (2018) e Rêgo et al (2021) sobre o ensino da Língua brasileira de sinais, entre outros. Metodologicamente, para a realização deste estudo, utilizamos a pesquisa de método qualitativo de caráter descritivo, refletimos por meio de um relatório de estágio supervisionado e investigamos, também, por intermédio de um questionário, enviado por e-mail, com três professoras em formação. Os resultados do estudo em questão demonstraram que os principais desafios que as professoras em formação enfrentaram estavam relacionados à própria modalidade de ensino (emergencial/remoto), como a falta de interação entre alunos e professora, falta de câmeras ligadas por parte dos alunos e, também, a falta de metodologias mais atrativas e dinâmicas. Em suma, apesar desses desafios elencados, também observamos perspectivas positivas, visto que, nos questionários e no relatório de pesquisa, as colaboradoras relataram que as experiências foram muito boas e profícuas para a sua formação.36 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesAzevedo, Maria Márcia Fernandes deBrasil, Maria Ghisleny de PaivaCortez, Jéssica Thais Souza2024-01-19T19:01:18Z2024-01-19T19:01:18Z2022-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCORTÊZ, Jéssica Thais Souza. Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10223CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:30:41Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10223Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:30:41Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
title Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
spellingShingle Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
Cortez, Jéssica Thais Souza
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Estágio Supervisionado
Ensino Remoto
Libras
Professoras em Formação
title_short Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
title_full Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
title_fullStr Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
title_full_unstemmed Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
title_sort Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação
author Cortez, Jéssica Thais Souza
author_facet Cortez, Jéssica Thais Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco Ebson Gomes
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Azevedo, Maria Márcia Fernandes de
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Jéssica Thais Souza
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Estágio Supervisionado
Ensino Remoto
Libras
Professoras em Formação
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Estágio Supervisionado
Ensino Remoto
Libras
Professoras em Formação
description O estágio é muito importante para a formação de docentes. Neste formato remoto, acreditamos que tivemos grandes mudanças nas formas de aprender e ensinar, e interessa-nos compreender como essas mudanças refletiram nas observações de estágio de professoras em formação, uma vez que a experiência do estágio é, em muitas vezes, o passo inicial no caminho da docência. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos do estágio supervisionado em Libras como L2 I de observação no formato remoto por meio dos relatos de professoras em formação do curso Letras Libras da UFERSA, considerando as experiências do estágio, as perspectivas futuras da profissão e as estratégias de ensino usadas. Apresentamos ainda como objetivos específicos: (i) Refletir sobre as experiências do estágio supervisionado em Libras no formato remoto, (ii) Compreender as perspectivas futuras da profissão pelos relatos das estagiárias e (iii) Verificar quais as estratégias de ensino usadas na opinião das estagiárias. Com isso, a fim de embasar nossa pesquisa, adotamos as teorias e os estudos dos seguintes teóricos e estudiosos: Pimenta e Lima (2006); Silva Gaspar (2018); Tardif (2002); e Brasil (2010), no que diz respeito aos estudos de estágio supervisionado; Araújo (2010); Hobold (2010) e Buckingham (2010), a respeito de tecnologias na formação de professores; Aguiar (2020); Garcia et al (2020) e Brasil (2020) sobre o ensino remoto e Bernadino et al (2018) e Rêgo et al (2021) sobre o ensino da Língua brasileira de sinais, entre outros. Metodologicamente, para a realização deste estudo, utilizamos a pesquisa de método qualitativo de caráter descritivo, refletimos por meio de um relatório de estágio supervisionado e investigamos, também, por intermédio de um questionário, enviado por e-mail, com três professoras em formação. Os resultados do estudo em questão demonstraram que os principais desafios que as professoras em formação enfrentaram estavam relacionados à própria modalidade de ensino (emergencial/remoto), como a falta de interação entre alunos e professora, falta de câmeras ligadas por parte dos alunos e, também, a falta de metodologias mais atrativas e dinâmicas. Em suma, apesar desses desafios elencados, também observamos perspectivas positivas, visto que, nos questionários e no relatório de pesquisa, as colaboradoras relataram que as experiências foram muito boas e profícuas para a sua formação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-16
2024-01-19T19:01:18Z
2024-01-19T19:01:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORTÊZ, Jéssica Thais Souza. Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10223
identifier_str_mv CORTÊZ, Jéssica Thais Souza. Os desafios do estágio supervisionado em Libras no formato remoto: relatos de professoras em formação. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747462856900608