A criança, o brincar e as tecnologias na experiência do projeto fortalecimento familiar e comunitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Erick Mateus Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/3609545420379153
http://lattes.cnpq.br/1546224126890107
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8827
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre como uma experiência de educação comunitária, na qual crianças brincam e aprendem com diferentes materialidades e tecnologias informáticas, promove transformações referidas à autonomia no percurso de construção do conhecimento. Definimos como objetivo ampliar a compreensão, por meio da pesquisa intervenção, sobre as mudanças que verdadeiramente acontecem na experiência do brincar oferecida pela ação em educação comunitária. Na pesquisa adotamos um entendimento mais amplo do que vem a se constituir na vida humana o encontro com tecnologias. Brincar, linguajar com diferentes materialidades e tecnologias informáticas promove transformações cognitivas, ao dar visibilidade às condutas que nos permitem aproximar dos repertórios humanos trazidos pelos seres humanos em interação. Nesta direção, é importante compreender como estamos a viver esta experiência no trabalho com crianças na educação comunitária. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida na forma da pesquisa intervenção, pois vivenciamos em potentes encontros e pudemos observar e estudar a experiência de crianças em seu brincar e aprender com diferentes materialidades, figurações, imagens que se constituem como tecnologias em um entendimento mais amplo, onde as tecnologias informáticas também estão integradas. Discutimos a experiência do brincar de crianças em percursos de construção de autonomia, crianças participantes de em um projeto social de Açu RN. O projeto social tem por nome Projeto Fortalecimento Familiar e Comunitário - FFC, uma parceria entre o 13º Grupo de Escoteiros Maxwell Barros Machado e a Escola Municipal Pedro Amorim - CEPA. A reflexão sobre a autonomia contou com nossa releitura de estudos de Paulo Freire (1992); a dimensão singular e coletiva dos estudos da cognição se fez presente com o estudo da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela (2001). Sobre o brincar nutriram nossa reflexão sobre as construções de Winnicott e Huizinga. Realizamos oficinas como tecnologia que favorece a observação de movimentos de transformação na experiência direta do pesquisador com os sujeitos. Rodas de conversa-ação com os participantes - crianças e familiares - favoreceram o trabalho. O brincar com os sujeitos participantes e as conversações integraram jogos, materiais diversos, tecnologias informáticas propostas e reconstruídas no fazer da pesquisa que aconteceu em ambiente online, devido à pandemia Covid-19. Como resultado e reflexão dirigida às aprendizagens que realizamos, podemos destacar alguns dos movimentos de transformação na experiência do brincar, com nossa atenção dirigida à autonomia dos participantes. Brincar, pintar, alegrar-se em perceber a potência da própria ação criativa no mundo fortalece a autonomia e a autoconfiança e, ao mesmo tempo, reconfigura, momento a momento, as ações que coordenamos ao agir nos espaços e tempos sensíveis da educação comunitária
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Brincar, linguajar com diferentes materialidades e tecnologias informáticas promove transformações cognitivas, ao dar visibilidade às condutas que nos permitem aproximar dos repertórios humanos trazidos pelos seres humanos em interação. Nesta direção, é importante compreender como estamos a viver esta experiência no trabalho com crianças na educação comunitária. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida na forma da pesquisa intervenção, pois vivenciamos em potentes encontros e pudemos observar e estudar a experiência de crianças em seu brincar e aprender com diferentes materialidades, figurações, imagens que se constituem como tecnologias em um entendimento mais amplo, onde as tecnologias informáticas também estão integradas. Discutimos a experiência do brincar de crianças em percursos de construção de autonomia, crianças participantes de em um projeto social de Açu RN. O projeto social tem por nome Projeto Fortalecimento Familiar e Comunitário - FFC, uma parceria entre o 13º Grupo de Escoteiros Maxwell Barros Machado e a Escola Municipal Pedro Amorim - CEPA. A reflexão sobre a autonomia contou com nossa releitura de estudos de Paulo Freire (1992); a dimensão singular e coletiva dos estudos da cognição se fez presente com o estudo da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela (2001). Sobre o brincar nutriram nossa reflexão sobre as construções de Winnicott e Huizinga. Realizamos oficinas como tecnologia que favorece a observação de movimentos de transformação na experiência direta do pesquisador com os sujeitos. Rodas de conversa-ação com os participantes - crianças e familiares - favoreceram o trabalho. O brincar com os sujeitos participantes e as conversações integraram jogos, materiais diversos, tecnologias informáticas propostas e reconstruídas no fazer da pesquisa que aconteceu em ambiente online, devido à pandemia Covid-19. Como resultado e reflexão dirigida às aprendizagens que realizamos, podemos destacar alguns dos movimentos de transformação na experiência do brincar, com nossa atenção dirigida à autonomia dos participantes. Brincar, pintar, alegrar-se em perceber a potência da própria ação criativa no mundo fortalece a autonomia e a autoconfiança e, ao mesmo tempo, reconfigura, momento a momento, as ações que coordenamos ao agir nos espaços e tempos sensíveis da educação comunitáriaThis paper presents research about how a community education experience, in which children play and learn with different materialities and computer technologies, promotes transformations referring to autonomy in the path of knowledge construction. We defined it as an objective to broaden the understanding, through intervention research, about the changes that truly happen in the experience of playing offered by the action in community education. In the research we adopted a broader understanding of what comes to constitute in human life the encounter with technologies. Playing, linguizing with different materialities and computer technologies promotes cognitive transformations, by giving visibility to the behaviors that allow us to approach the human repertoires brought by human beings in interaction. In this direction, it is important to understand how we are living this experience in working with children in community education. The research is qualitative in nature and was developed in the form of intervention research, as we experienced in potent encounters and were able to observe and study the experience of children in their playing and learning with different materialities, figurations, images that constitute themselves as technologies in a broader understanding, where computer technologies are also integrated. We discuss the experience of the playing of children in paths of autonomy construction, children participating in a social project in Açu RN. The social project is called Family and Community Strengthening Project - FFC, a partnership between the 13th Maxwell Barros Machado Scout Group and Pedro Amorim Municipal School - CEPA. The reflection on autonomy counted on our re-reading of Paulo Freire's studies (1992); the singular and collective dimension of cognition studies was present in Humberto Maturana and Francisco Varela's Biology of Knowing (2001). About playing, our reflections were nourished by Winnicott and Huizinga. We conducted workshops as a technology that favors the observation of transformation movements in the direct experience of the researcher with the subjects. Conversation-action rounds with the participants - children and family members - favored the work. The playing with the participating subjects and the conversations integrated games, diverse materials, and computer technologies proposed and reconstructed in the making of the research that took place in an online environment, due to the Covid-19 pandemic. As a result and reflection directed to the learnings we made, we can highlight some of the transformation movements in the experience of playing, with our attention directed to the autonomy of the participants. Playing, painting, rejoicing in realizing the potency of one's own creative action in the world strengthens autonomy and self-confidence and, at the same time, reconfigures, moment by moment, the actions we coordinate when acting in the sensitive spaces and times of community education82 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e InstituiçõesDemoly, Karla Rosane do AmaralDemoly, Karla Rosane do AmaralDemoly, Karla Rosane do AmaralMonte, Washington Sales doFontenelle, Maria Aridenise MacenaFreitas, Cláudia Rodrigues deOliveira, Erick Mateus Souza2023-02-27T14:14:30Z2023-02-27T14:14:30Z2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/3609545420379153http://lattes.cnpq.br/1546224126890107OLIVEIRA, Erick Mateus Souza. A criança, o brincar e as tecnologias na experiência do projeto fortalecimento familiar e comunitário. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8827MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-07T22:29:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8827Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-07T22:29:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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