Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jarlene Fabiana Lima de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/5064377445535415
http://lattes.cnpq.br/5078644548000557
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8826
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetivou realizar uma avaliação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) implementado na UFERSA, no que diz respeito à integração das tecnologias digitais, na perspectiva de alunos e professores da pós-graduação durante a pandemia da Covid-19, investigando fatores que dificultaram ou não a continuidade das atividades acadêmicas através desses recursos. Este é um estudo de abordagem de métodos mistos (quali-quantitativo) de caráter descritivo exploratório, para o qual aplicou-se questionários com 154 discentes e 10 docentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição. Os dados quantitativos foram avaliados por meio de análise estatística descritiva e os dados qualitativos por meio de análise de conteúdo, com o auxílio do programa Iramuteq para análise lexical. Ao final do estudo, os dados obtidos evidenciaram uma boa avaliação do ERE por parte dos discentes, haja vista eles terem demonstrado uma boa adaptação ao ensino online e considerado as metodologias empregadas pelos docentes satisfatórias durante o período. Essa avaliação se dá apesar de parte dos alunos afirmarem terem tido problemas de acesso a tecnologias e a internet e sua saúde mental ter sido afetada durante a pandemia. Já os docentes foram categóricos ao preferirem o ensino presencial ao remoto, embora concordem que este conseguiu cumprir o seu papel durante esse período, não descartando a possibilidade de aderirem a atividades híbridas após a pandemia, levando em conta as oportunidades trazidas pelo ERE. O atual contexto das atividades da pós-graduação da UFERSA requer que se pense estratégias de melhorias para um retorno presencial seguro, não prescindindo todo o aprendizado e ações pedagógicas desenvolvidas durante o ERE e considerando o uso efetivo e crítico das tecnologias digitais para um contexto pós-pandemia
id UFER_cc8feaf36be338fad549884e1106a3e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8826
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduaçãoOUTROS::CIENCIA COGNITIVAEnsino Remoto EmergencialPós-graduaçãoPandemia Covid-19Tecnologias digitaisEmergency Remote TeachingPostgraduationCovid-19 pandemicDigital technologiesEste trabalho de pesquisa objetivou realizar uma avaliação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) implementado na UFERSA, no que diz respeito à integração das tecnologias digitais, na perspectiva de alunos e professores da pós-graduação durante a pandemia da Covid-19, investigando fatores que dificultaram ou não a continuidade das atividades acadêmicas através desses recursos. Este é um estudo de abordagem de métodos mistos (quali-quantitativo) de caráter descritivo exploratório, para o qual aplicou-se questionários com 154 discentes e 10 docentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição. Os dados quantitativos foram avaliados por meio de análise estatística descritiva e os dados qualitativos por meio de análise de conteúdo, com o auxílio do programa Iramuteq para análise lexical. Ao final do estudo, os dados obtidos evidenciaram uma boa avaliação do ERE por parte dos discentes, haja vista eles terem demonstrado uma boa adaptação ao ensino online e considerado as metodologias empregadas pelos docentes satisfatórias durante o período. Essa avaliação se dá apesar de parte dos alunos afirmarem terem tido problemas de acesso a tecnologias e a internet e sua saúde mental ter sido afetada durante a pandemia. Já os docentes foram categóricos ao preferirem o ensino presencial ao remoto, embora concordem que este conseguiu cumprir o seu papel durante esse período, não descartando a possibilidade de aderirem a atividades híbridas após a pandemia, levando em conta as oportunidades trazidas pelo ERE. O atual contexto das atividades da pós-graduação da UFERSA requer que se pense estratégias de melhorias para um retorno presencial seguro, não prescindindo todo o aprendizado e ações pedagógicas desenvolvidas durante o ERE e considerando o uso efetivo e crítico das tecnologias digitais para um contexto pós-pandemiaThis research aimed to carry out an evaluation of Emergency Remote Teaching (ERT) implemented at UFERSA, concerning to the integration of digital technologies, from the perspective of graduate students and teachers during the Covid-19 pandemic, investigating factors that hindered or not the continuity of the academic activities. This is a exploratory descriptive study with mixed methods approach (qualitative and quantitative), for which questionnaires were applied to 154 students and 10 professors from the stricto sensu postgraduate courses of the institution. Quantitative data were evaluated through descriptive statistical analysis and qualitative ones through content analysis, with the help of the Iramuteq program for lexical analysis. At the end of the study, the data obtained showed a good assessment of the ERE by the students, given that they demonstrated a good adaptation to online teaching and considered the methodologies employed by the teachers satisfactory during the period. This assessment takes place despite the fact that part of the students claim to have had problems accessing technologies and the internet and their mental health has been affected during the pandemic. The teachers, on the other hand, were categorical in preferring face-to-face teaching to remote teaching, although they agree that the latter managed to fulfill its role during this period, not ruling out the possibility of adhering to hybrid activities after the pandemic, taking into account the opportunities brought by the ERT. The current context of UFERSA's postgraduate activities requires thinking about improvement strategies for a safe face-to-face return, not disregarding all the learning and pedagogical actions developed during the ERT and considering the effective and critical use of digital technologies for a post- pandemic context84 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e InstituiçõesSousa Júnior, Francisco Souto deSousa Júnior, Francisco Souto deSiqueira Filho, ValdemarNunes, Albino OliveiraMorais, Jarlene Fabiana Lima de2023-02-27T14:11:18Z2023-02-27T14:11:18Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/5064377445535415http://lattes.cnpq.br/5078644548000557MORAIS, Jarlene Fabiana Lima de. Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8826MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-07T20:15:40Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8826Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-07T20:15:40Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação
title Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação
spellingShingle Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação
Morais, Jarlene Fabiana Lima de
OUTROS::CIENCIA COGNITIVA
Ensino Remoto Emergencial
Pós-graduação
Pandemia Covid-19
Tecnologias digitais
Emergency Remote Teaching
Postgraduation
Covid-19 pandemic
Digital technologies
title_short Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação
title_full Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação
title_fullStr Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação
title_full_unstemmed Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação
title_sort Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação
author Morais, Jarlene Fabiana Lima de
author_facet Morais, Jarlene Fabiana Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa Júnior, Francisco Souto de
Sousa Júnior, Francisco Souto de
Siqueira Filho, Valdemar
Nunes, Albino Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jarlene Fabiana Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv OUTROS::CIENCIA COGNITIVA
Ensino Remoto Emergencial
Pós-graduação
Pandemia Covid-19
Tecnologias digitais
Emergency Remote Teaching
Postgraduation
Covid-19 pandemic
Digital technologies
topic OUTROS::CIENCIA COGNITIVA
Ensino Remoto Emergencial
Pós-graduação
Pandemia Covid-19
Tecnologias digitais
Emergency Remote Teaching
Postgraduation
Covid-19 pandemic
Digital technologies
description Este trabalho de pesquisa objetivou realizar uma avaliação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) implementado na UFERSA, no que diz respeito à integração das tecnologias digitais, na perspectiva de alunos e professores da pós-graduação durante a pandemia da Covid-19, investigando fatores que dificultaram ou não a continuidade das atividades acadêmicas através desses recursos. Este é um estudo de abordagem de métodos mistos (quali-quantitativo) de caráter descritivo exploratório, para o qual aplicou-se questionários com 154 discentes e 10 docentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição. Os dados quantitativos foram avaliados por meio de análise estatística descritiva e os dados qualitativos por meio de análise de conteúdo, com o auxílio do programa Iramuteq para análise lexical. Ao final do estudo, os dados obtidos evidenciaram uma boa avaliação do ERE por parte dos discentes, haja vista eles terem demonstrado uma boa adaptação ao ensino online e considerado as metodologias empregadas pelos docentes satisfatórias durante o período. Essa avaliação se dá apesar de parte dos alunos afirmarem terem tido problemas de acesso a tecnologias e a internet e sua saúde mental ter sido afetada durante a pandemia. Já os docentes foram categóricos ao preferirem o ensino presencial ao remoto, embora concordem que este conseguiu cumprir o seu papel durante esse período, não descartando a possibilidade de aderirem a atividades híbridas após a pandemia, levando em conta as oportunidades trazidas pelo ERE. O atual contexto das atividades da pós-graduação da UFERSA requer que se pense estratégias de melhorias para um retorno presencial seguro, não prescindindo todo o aprendizado e ações pedagógicas desenvolvidas durante o ERE e considerando o uso efetivo e crítico das tecnologias digitais para um contexto pós-pandemia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09
2023-02-27T14:11:18Z
2023-02-27T14:11:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5064377445535415
http://lattes.cnpq.br/5078644548000557
MORAIS, Jarlene Fabiana Lima de. Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8826
url http://lattes.cnpq.br/5064377445535415
http://lattes.cnpq.br/5078644548000557
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8826
identifier_str_mv MORAIS, Jarlene Fabiana Lima de. Avaliação da integração das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial na UFERSA por professores e alunos da pós-graduação. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747462388187136