Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria Eduarda da Fonseca
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10860
Resumo: O presente artigo propõe apresentar algumas questões relacionadas aos recursos didáticos que auxiliam na formação dos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo/CAS – Mossoró. Para isso, se fez necessário pesquisar como começou a educação dos surdos, tendo uma história que é marcada por lutas e conquistas. Durante a investigação para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados estudos desenvolvidos por autores como: Quadros (1997), Strobel (2008), Skliar (1997), Lacerda Santos e Caetano (2011), Reilly (2003) e Campbell (2009) sobre a importância dos recursos visuais na educação dos surdos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como os recursos didáticos contribuem para a formação dos discentes surdos do CAS - Mossoró. A metodologia foi de abordagem qualitativa e de campo, desenvolvida através de entrevistas com dois professores do CAS - Mossoró, os mesmos foram os que tivemos contato através das vivências no período de estágio e nos meus últimos anos de formação no curso de Letras-Libras pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas-RN. As análises e discussões apontam para resultados positivos, em que se percebeu que a utilização dos recursos didáticos favorece para um ensino significativo e desenvolvimento dos alunos surdos do CAS – Mossoró.
id UFER_cdb304b4afbd5d967a04e964d7dd2680
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10860
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEducaçãoSurdoRecurso didáticoLibrasO presente artigo propõe apresentar algumas questões relacionadas aos recursos didáticos que auxiliam na formação dos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo/CAS – Mossoró. Para isso, se fez necessário pesquisar como começou a educação dos surdos, tendo uma história que é marcada por lutas e conquistas. Durante a investigação para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados estudos desenvolvidos por autores como: Quadros (1997), Strobel (2008), Skliar (1997), Lacerda Santos e Caetano (2011), Reilly (2003) e Campbell (2009) sobre a importância dos recursos visuais na educação dos surdos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como os recursos didáticos contribuem para a formação dos discentes surdos do CAS - Mossoró. A metodologia foi de abordagem qualitativa e de campo, desenvolvida através de entrevistas com dois professores do CAS - Mossoró, os mesmos foram os que tivemos contato através das vivências no período de estágio e nos meus últimos anos de formação no curso de Letras-Libras pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas-RN. As análises e discussões apontam para resultados positivos, em que se percebeu que a utilização dos recursos didáticos favorece para um ensino significativo e desenvolvimento dos alunos surdos do CAS – Mossoró.This study is aiming at presenting didatic´s sources that help deaf students learning from CAS- Mossoró. Therefore it was necessary to research how deaf´s education started, a history which was marked by struggles and achievements. The study is based on authors like: Quadros (1997), Strobel (2008), Skliar (1997), Lacerda Santos and Caetano (2011), Reilly (2003) and Campbell (2009) concerning the importance of visual sources on Deaf´s Education. The main objective is to analyse how didatic sources contribute to deaf learners development from CAS-Mossoró. The methodology is a qualitative approach, through interviewing two teachers from CAS – Mossoró, they were those whose we had contact when in the training period and graduation in Letras- Libras by Pedagogic Residence Program (PRP) at Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), at Caraúbas´ campus, in Rio Grande do Norte, Brasil. The analisys and discussion point that good results were achieved, realizing that the use of didatic sources lead to meaningful learning focusing on Deaf´s Students learning from CAS-Mossoró.17 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daAzevedo, Maria Marcia Fernandes deViana Neto, Francisco de AcaciMoura, Maria Eduarda da Fonseca2024-07-03T14:26:06Z2024-07-03T14:26:06Z2024-04-04info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfMOURA, Maria Eduarda da Fonseca. Recursos didáticos na formação de alunos surdos do Cas – Mossoró/RN. 2024. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.4https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10860Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-04T03:00:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10860Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-04T03:00:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
title Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
spellingShingle Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
Moura, Maria Eduarda da Fonseca
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação
Surdo
Recurso didático
Libras
title_short Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
title_full Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
title_fullStr Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
title_full_unstemmed Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
title_sort Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
author Moura, Maria Eduarda da Fonseca
author_facet Moura, Maria Eduarda da Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Mifra Angélica Chaves da
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Azevedo, Maria Marcia Fernandes de
Viana Neto, Francisco de Acaci
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria Eduarda da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação
Surdo
Recurso didático
Libras
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação
Surdo
Recurso didático
Libras
description O presente artigo propõe apresentar algumas questões relacionadas aos recursos didáticos que auxiliam na formação dos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo/CAS – Mossoró. Para isso, se fez necessário pesquisar como começou a educação dos surdos, tendo uma história que é marcada por lutas e conquistas. Durante a investigação para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados estudos desenvolvidos por autores como: Quadros (1997), Strobel (2008), Skliar (1997), Lacerda Santos e Caetano (2011), Reilly (2003) e Campbell (2009) sobre a importância dos recursos visuais na educação dos surdos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como os recursos didáticos contribuem para a formação dos discentes surdos do CAS - Mossoró. A metodologia foi de abordagem qualitativa e de campo, desenvolvida através de entrevistas com dois professores do CAS - Mossoró, os mesmos foram os que tivemos contato através das vivências no período de estágio e nos meus últimos anos de formação no curso de Letras-Libras pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas-RN. As análises e discussões apontam para resultados positivos, em que se percebeu que a utilização dos recursos didáticos favorece para um ensino significativo e desenvolvimento dos alunos surdos do CAS – Mossoró.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03T14:26:06Z
2024-07-03T14:26:06Z
2024-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Maria Eduarda da Fonseca. Recursos didáticos na formação de alunos surdos do Cas – Mossoró/RN. 2024. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.4
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10860
identifier_str_mv MOURA, Maria Eduarda da Fonseca. Recursos didáticos na formação de alunos surdos do Cas – Mossoró/RN. 2024. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.4
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816711952921001984