Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10860 |
Resumo: | O presente artigo propõe apresentar algumas questões relacionadas aos recursos didáticos que auxiliam na formação dos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo/CAS – Mossoró. Para isso, se fez necessário pesquisar como começou a educação dos surdos, tendo uma história que é marcada por lutas e conquistas. Durante a investigação para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados estudos desenvolvidos por autores como: Quadros (1997), Strobel (2008), Skliar (1997), Lacerda Santos e Caetano (2011), Reilly (2003) e Campbell (2009) sobre a importância dos recursos visuais na educação dos surdos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como os recursos didáticos contribuem para a formação dos discentes surdos do CAS - Mossoró. A metodologia foi de abordagem qualitativa e de campo, desenvolvida através de entrevistas com dois professores do CAS - Mossoró, os mesmos foram os que tivemos contato através das vivências no período de estágio e nos meus últimos anos de formação no curso de Letras-Libras pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas-RN. As análises e discussões apontam para resultados positivos, em que se percebeu que a utilização dos recursos didáticos favorece para um ensino significativo e desenvolvimento dos alunos surdos do CAS – Mossoró. |
id |
UFER_cdb304b4afbd5d967a04e964d7dd2680 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10860 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEducaçãoSurdoRecurso didáticoLibrasO presente artigo propõe apresentar algumas questões relacionadas aos recursos didáticos que auxiliam na formação dos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo/CAS – Mossoró. Para isso, se fez necessário pesquisar como começou a educação dos surdos, tendo uma história que é marcada por lutas e conquistas. Durante a investigação para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados estudos desenvolvidos por autores como: Quadros (1997), Strobel (2008), Skliar (1997), Lacerda Santos e Caetano (2011), Reilly (2003) e Campbell (2009) sobre a importância dos recursos visuais na educação dos surdos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como os recursos didáticos contribuem para a formação dos discentes surdos do CAS - Mossoró. A metodologia foi de abordagem qualitativa e de campo, desenvolvida através de entrevistas com dois professores do CAS - Mossoró, os mesmos foram os que tivemos contato através das vivências no período de estágio e nos meus últimos anos de formação no curso de Letras-Libras pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas-RN. As análises e discussões apontam para resultados positivos, em que se percebeu que a utilização dos recursos didáticos favorece para um ensino significativo e desenvolvimento dos alunos surdos do CAS – Mossoró.This study is aiming at presenting didatic´s sources that help deaf students learning from CAS- Mossoró. Therefore it was necessary to research how deaf´s education started, a history which was marked by struggles and achievements. The study is based on authors like: Quadros (1997), Strobel (2008), Skliar (1997), Lacerda Santos and Caetano (2011), Reilly (2003) and Campbell (2009) concerning the importance of visual sources on Deaf´s Education. The main objective is to analyse how didatic sources contribute to deaf learners development from CAS-Mossoró. The methodology is a qualitative approach, through interviewing two teachers from CAS – Mossoró, they were those whose we had contact when in the training period and graduation in Letras- Libras by Pedagogic Residence Program (PRP) at Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), at Caraúbas´ campus, in Rio Grande do Norte, Brasil. The analisys and discussion point that good results were achieved, realizing that the use of didatic sources lead to meaningful learning focusing on Deaf´s Students learning from CAS-Mossoró.17 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daAzevedo, Maria Marcia Fernandes deViana Neto, Francisco de AcaciMoura, Maria Eduarda da Fonseca2024-07-03T14:26:06Z2024-07-03T14:26:06Z2024-04-04info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfMOURA, Maria Eduarda da Fonseca. Recursos didáticos na formação de alunos surdos do Cas – Mossoró/RN. 2024. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.4https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10860Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-04T03:00:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10860Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-04T03:00:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN |
title |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN |
spellingShingle |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN Moura, Maria Eduarda da Fonseca LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação Surdo Recurso didático Libras |
title_short |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN |
title_full |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN |
title_fullStr |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN |
title_full_unstemmed |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN |
title_sort |
Recursos didáticos na formação de alunos surdos do CAS – MOSSORÓ/RN |
author |
Moura, Maria Eduarda da Fonseca |
author_facet |
Moura, Maria Eduarda da Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Mifra Angélica Chaves da Costa, Mifra Angélica Chaves da Azevedo, Maria Marcia Fernandes de Viana Neto, Francisco de Acaci |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Maria Eduarda da Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação Surdo Recurso didático Libras |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação Surdo Recurso didático Libras |
description |
O presente artigo propõe apresentar algumas questões relacionadas aos recursos didáticos que auxiliam na formação dos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo/CAS – Mossoró. Para isso, se fez necessário pesquisar como começou a educação dos surdos, tendo uma história que é marcada por lutas e conquistas. Durante a investigação para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados estudos desenvolvidos por autores como: Quadros (1997), Strobel (2008), Skliar (1997), Lacerda Santos e Caetano (2011), Reilly (2003) e Campbell (2009) sobre a importância dos recursos visuais na educação dos surdos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como os recursos didáticos contribuem para a formação dos discentes surdos do CAS - Mossoró. A metodologia foi de abordagem qualitativa e de campo, desenvolvida através de entrevistas com dois professores do CAS - Mossoró, os mesmos foram os que tivemos contato através das vivências no período de estágio e nos meus últimos anos de formação no curso de Letras-Libras pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas-RN. As análises e discussões apontam para resultados positivos, em que se percebeu que a utilização dos recursos didáticos favorece para um ensino significativo e desenvolvimento dos alunos surdos do CAS – Mossoró. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-03T14:26:06Z 2024-07-03T14:26:06Z 2024-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Maria Eduarda da Fonseca. Recursos didáticos na formação de alunos surdos do Cas – Mossoró/RN. 2024. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.4 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10860 |
identifier_str_mv |
MOURA, Maria Eduarda da Fonseca. Recursos didáticos na formação de alunos surdos do Cas – Mossoró/RN. 2024. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.4 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1816711952921001984 |