O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10897 |
Resumo: | Os recursos lúdicos são primordiais no ensino de alunos surdos, seja crianças, adolescentes e jovens. É de suma importância que o professor seja dinâmico durante as aulas, use estes meios como forma de engajar o estudante e que, nessa interação, principalmente, a aprendizagem significativa aconteça. Na sala de aula, os alunos precisam de ludicidade na hora de aprender, com o público surdo, isso não é diferente, os recursos visuais é uma alternativa lúdica, prazerosa e eficaz, pois através da visualidade, o discente surdo consegue aprender e construir o conhecimento sobre a sua própria língua. A pesquisa parte do seguinte problema: Como acontece o uso de recursos lúdicos no ensino de Libras para Alunos Surdos visando o seu processo de aprendizagem? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como acontece a utilização dos recursos lúdicos no ensino de Libras para os surdos viabilizando o processo de aprendizagem. Alguns autores que embasam esta pesquisa: Lacerda (2006), Cordula (2013), Dohme (2003), Severino (2001), Gil (2002), Vygotsky (2001). A presente pesquisa e abordagem qualitativa e do tipo exploratória. O instrumento da pesquisa foi através de uma entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), localizado na cidade de Mossoró-RN. Constatamos que a pesquisa proporcionou um momento significativo de conhecimento; saber como ocorre o trabalho dos profissionais de Letras-Libras da instituição; foi possível ainda identificar a importância que os materiais lúdicos exercem no fazer docente como também para a construção do conhecimento pelo aluno, pois estes recursos são facilitadores no momento em sala de aula. |
id |
UFER_12e00da09a779b2704b1d65533591e29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10897 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASLibrasSurdosRecursos lúdicosProfessorAprendizagemOs recursos lúdicos são primordiais no ensino de alunos surdos, seja crianças, adolescentes e jovens. É de suma importância que o professor seja dinâmico durante as aulas, use estes meios como forma de engajar o estudante e que, nessa interação, principalmente, a aprendizagem significativa aconteça. Na sala de aula, os alunos precisam de ludicidade na hora de aprender, com o público surdo, isso não é diferente, os recursos visuais é uma alternativa lúdica, prazerosa e eficaz, pois através da visualidade, o discente surdo consegue aprender e construir o conhecimento sobre a sua própria língua. A pesquisa parte do seguinte problema: Como acontece o uso de recursos lúdicos no ensino de Libras para Alunos Surdos visando o seu processo de aprendizagem? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como acontece a utilização dos recursos lúdicos no ensino de Libras para os surdos viabilizando o processo de aprendizagem. Alguns autores que embasam esta pesquisa: Lacerda (2006), Cordula (2013), Dohme (2003), Severino (2001), Gil (2002), Vygotsky (2001). A presente pesquisa e abordagem qualitativa e do tipo exploratória. O instrumento da pesquisa foi através de uma entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), localizado na cidade de Mossoró-RN. Constatamos que a pesquisa proporcionou um momento significativo de conhecimento; saber como ocorre o trabalho dos profissionais de Letras-Libras da instituição; foi possível ainda identificar a importância que os materiais lúdicos exercem no fazer docente como também para a construção do conhecimento pelo aluno, pois estes recursos são facilitadores no momento em sala de aula.Playful resources are essential for teaching children, as well as adolescents and young people. It is of paramount importance that the teacher be dynamic during classes, using these means to engage the student and ensuring that meaningful learning occurs in this interaction. In the classroom, students need playfulness when learning, and this is no different for the deaf audience; visual resources are a playful, enjoyable, and effective alternative. Through visuality, deaf students can learn and build knowledge about their own language. The research starts from the following problem: how is the use of playful resources in teaching Libras for Deaf Students aimed at their learning process? Thus, the general objective of the research is to analyze how the use of playful resources occurs in teaching Libras for the deaf, enabling the learning process. Some authors supporting this research are: Lacerda (2006), Cordula (2013), Dohme (2003), Severino (2001), Gil (2002), Vygotsky (2001). This research is qualitative and exploratory in nature; the research instrument was through a semi-structured interview, conducted with two teachers from the State Center for Educator Training and Deaf Assistance (CAS), located in the city of Mossoró-RN. We found that the research provided a significant moment of knowledge; understanding how the work of Libras Language professionals in the institution occurs; it was also possible to identify the importance that playful materials have in teaching as well as in the construction of knowledge by the student, as these resources facilitate classroom moments. From the research data, we realize that, indeed, playful resources contribute significantly to the development and learning of deaf students. Students interact, participate, and build knowledge more easily when the teacher opts for visual resources, making the class more engaging and productive.22 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daViana Neto, Francisco de AcaciBrasil, Maria Ghisleny de PaivaGomes, Juliana Raiane do Nascimento2024-07-05T19:10:25Z2024-07-05T19:10:25Z2024-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Juliana Raiane do Nascimento. O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos. 2024. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10897CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-07T03:00:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10897Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-07T03:00:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos |
title |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos |
spellingShingle |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos Gomes, Juliana Raiane do Nascimento LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Libras Surdos Recursos lúdicos Professor Aprendizagem |
title_short |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos |
title_full |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos |
title_fullStr |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos |
title_sort |
O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos |
author |
Gomes, Juliana Raiane do Nascimento |
author_facet |
Gomes, Juliana Raiane do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Mifra Angélica Chaves da Costa, Mifra Angélica Chaves da Viana Neto, Francisco de Acaci Brasil, Maria Ghisleny de Paiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Juliana Raiane do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Libras Surdos Recursos lúdicos Professor Aprendizagem |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Libras Surdos Recursos lúdicos Professor Aprendizagem |
description |
Os recursos lúdicos são primordiais no ensino de alunos surdos, seja crianças, adolescentes e jovens. É de suma importância que o professor seja dinâmico durante as aulas, use estes meios como forma de engajar o estudante e que, nessa interação, principalmente, a aprendizagem significativa aconteça. Na sala de aula, os alunos precisam de ludicidade na hora de aprender, com o público surdo, isso não é diferente, os recursos visuais é uma alternativa lúdica, prazerosa e eficaz, pois através da visualidade, o discente surdo consegue aprender e construir o conhecimento sobre a sua própria língua. A pesquisa parte do seguinte problema: Como acontece o uso de recursos lúdicos no ensino de Libras para Alunos Surdos visando o seu processo de aprendizagem? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como acontece a utilização dos recursos lúdicos no ensino de Libras para os surdos viabilizando o processo de aprendizagem. Alguns autores que embasam esta pesquisa: Lacerda (2006), Cordula (2013), Dohme (2003), Severino (2001), Gil (2002), Vygotsky (2001). A presente pesquisa e abordagem qualitativa e do tipo exploratória. O instrumento da pesquisa foi através de uma entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), localizado na cidade de Mossoró-RN. Constatamos que a pesquisa proporcionou um momento significativo de conhecimento; saber como ocorre o trabalho dos profissionais de Letras-Libras da instituição; foi possível ainda identificar a importância que os materiais lúdicos exercem no fazer docente como também para a construção do conhecimento pelo aluno, pois estes recursos são facilitadores no momento em sala de aula. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-05T19:10:25Z 2024-07-05T19:10:25Z 2024-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Juliana Raiane do Nascimento. O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos. 2024. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10897 |
identifier_str_mv |
GOMES, Juliana Raiane do Nascimento. O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos. 2024. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747460309909504 |