A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Lúcia Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8216
Resumo: O uso de recursos didáticos adaptados possibilita um ensino de qualidade, evidenciando assim a importância da construção de materiais que promovam a inclusão e um aprendizado significativo. Em função disso, a transposição didática possibilita aos alunos surdos uma melhor maneira de compreender os conteúdos. Neste sentido, este estudo procura responder: qual a contribuição dos recursos didáticos em libras para o ensino aprendizagem dos alunos surdos? As ações que conduziram a pesquisa organizada para responder a essa problematização parte da definição dos seguintes objetivos: Analisar a importância dos recursos didáticos na educação de surdos, investigar quais as dificuldades que os alunos surdos tem em sala de aula e identificar quais modificações ocorrem através dos recursos didáticos. Para isso, foram realizadas entrevistas com dois professores da Educação Básica, um professor do Ensino Superior e dois alunos surdos. Com isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa com características de um estudo de caso; como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista via google Meet e registros dos dados e reflexões construídas no percurso da investigação no caderno de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos em Leite e Cardoso (2009); Freitas (2007); Santos (2012); Libâneo (2017). Com o estudo foi possível perceber que o uso de recursos didáticos favorece o ensino aprendizagem dos surdos. Por outro lado, uma inquietação que ainda permanece diz respeito a falta dos usos dos recursos didáticos em Libras nas escolas e salas de aula. Esperamos que a partir deste texto possa haver um incentivo a novas produções teóricas e práticas sobre o tema, visando um melhor processo de inclusão de surdos nas aulas e escolas.
id UFER_dda52a06af73fec8da20141314917c7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8216
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOSLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASAprendizagem. Educação de Surdos. Recursos DidáticosO uso de recursos didáticos adaptados possibilita um ensino de qualidade, evidenciando assim a importância da construção de materiais que promovam a inclusão e um aprendizado significativo. Em função disso, a transposição didática possibilita aos alunos surdos uma melhor maneira de compreender os conteúdos. Neste sentido, este estudo procura responder: qual a contribuição dos recursos didáticos em libras para o ensino aprendizagem dos alunos surdos? As ações que conduziram a pesquisa organizada para responder a essa problematização parte da definição dos seguintes objetivos: Analisar a importância dos recursos didáticos na educação de surdos, investigar quais as dificuldades que os alunos surdos tem em sala de aula e identificar quais modificações ocorrem através dos recursos didáticos. Para isso, foram realizadas entrevistas com dois professores da Educação Básica, um professor do Ensino Superior e dois alunos surdos. Com isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa com características de um estudo de caso; como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista via google Meet e registros dos dados e reflexões construídas no percurso da investigação no caderno de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos em Leite e Cardoso (2009); Freitas (2007); Santos (2012); Libâneo (2017). Com o estudo foi possível perceber que o uso de recursos didáticos favorece o ensino aprendizagem dos surdos. Por outro lado, uma inquietação que ainda permanece diz respeito a falta dos usos dos recursos didáticos em Libras nas escolas e salas de aula. Esperamos que a partir deste texto possa haver um incentivo a novas produções teóricas e práticas sobre o tema, visando um melhor processo de inclusão de surdos nas aulas e escolas.62 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaCosta, Izabela Apolinário daFagundes, Isabelle PinheiroPereira, Ana Lúcia Alves2023-01-11T19:09:47Z2023-01-11T19:09:47Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8216Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T01:17:18Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8216Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T01:17:18Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
title A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
Pereira, Ana Lúcia Alves
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Aprendizagem. Educação de Surdos. Recursos Didáticos
title_short A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
title_full A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
author Pereira, Ana Lúcia Alves
author_facet Pereira, Ana Lúcia Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Costa, Izabela Apolinário da
Fagundes, Isabelle Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Lúcia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Aprendizagem. Educação de Surdos. Recursos Didáticos
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Aprendizagem. Educação de Surdos. Recursos Didáticos
description O uso de recursos didáticos adaptados possibilita um ensino de qualidade, evidenciando assim a importância da construção de materiais que promovam a inclusão e um aprendizado significativo. Em função disso, a transposição didática possibilita aos alunos surdos uma melhor maneira de compreender os conteúdos. Neste sentido, este estudo procura responder: qual a contribuição dos recursos didáticos em libras para o ensino aprendizagem dos alunos surdos? As ações que conduziram a pesquisa organizada para responder a essa problematização parte da definição dos seguintes objetivos: Analisar a importância dos recursos didáticos na educação de surdos, investigar quais as dificuldades que os alunos surdos tem em sala de aula e identificar quais modificações ocorrem através dos recursos didáticos. Para isso, foram realizadas entrevistas com dois professores da Educação Básica, um professor do Ensino Superior e dois alunos surdos. Com isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa com características de um estudo de caso; como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista via google Meet e registros dos dados e reflexões construídas no percurso da investigação no caderno de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos em Leite e Cardoso (2009); Freitas (2007); Santos (2012); Libâneo (2017). Com o estudo foi possível perceber que o uso de recursos didáticos favorece o ensino aprendizagem dos surdos. Por outro lado, uma inquietação que ainda permanece diz respeito a falta dos usos dos recursos didáticos em Libras nas escolas e salas de aula. Esperamos que a partir deste texto possa haver um incentivo a novas produções teóricas e práticas sobre o tema, visando um melhor processo de inclusão de surdos nas aulas e escolas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
2023-01-11T19:09:47Z
2023-01-11T19:09:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8216
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816711945273737216