A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8216 |
Resumo: | O uso de recursos didáticos adaptados possibilita um ensino de qualidade, evidenciando assim a importância da construção de materiais que promovam a inclusão e um aprendizado significativo. Em função disso, a transposição didática possibilita aos alunos surdos uma melhor maneira de compreender os conteúdos. Neste sentido, este estudo procura responder: qual a contribuição dos recursos didáticos em libras para o ensino aprendizagem dos alunos surdos? As ações que conduziram a pesquisa organizada para responder a essa problematização parte da definição dos seguintes objetivos: Analisar a importância dos recursos didáticos na educação de surdos, investigar quais as dificuldades que os alunos surdos tem em sala de aula e identificar quais modificações ocorrem através dos recursos didáticos. Para isso, foram realizadas entrevistas com dois professores da Educação Básica, um professor do Ensino Superior e dois alunos surdos. Com isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa com características de um estudo de caso; como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista via google Meet e registros dos dados e reflexões construídas no percurso da investigação no caderno de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos em Leite e Cardoso (2009); Freitas (2007); Santos (2012); Libâneo (2017). Com o estudo foi possível perceber que o uso de recursos didáticos favorece o ensino aprendizagem dos surdos. Por outro lado, uma inquietação que ainda permanece diz respeito a falta dos usos dos recursos didáticos em Libras nas escolas e salas de aula. Esperamos que a partir deste texto possa haver um incentivo a novas produções teóricas e práticas sobre o tema, visando um melhor processo de inclusão de surdos nas aulas e escolas. |
id |
UFER_dda52a06af73fec8da20141314917c7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8216 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOSLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASAprendizagem. Educação de Surdos. Recursos DidáticosO uso de recursos didáticos adaptados possibilita um ensino de qualidade, evidenciando assim a importância da construção de materiais que promovam a inclusão e um aprendizado significativo. Em função disso, a transposição didática possibilita aos alunos surdos uma melhor maneira de compreender os conteúdos. Neste sentido, este estudo procura responder: qual a contribuição dos recursos didáticos em libras para o ensino aprendizagem dos alunos surdos? As ações que conduziram a pesquisa organizada para responder a essa problematização parte da definição dos seguintes objetivos: Analisar a importância dos recursos didáticos na educação de surdos, investigar quais as dificuldades que os alunos surdos tem em sala de aula e identificar quais modificações ocorrem através dos recursos didáticos. Para isso, foram realizadas entrevistas com dois professores da Educação Básica, um professor do Ensino Superior e dois alunos surdos. Com isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa com características de um estudo de caso; como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista via google Meet e registros dos dados e reflexões construídas no percurso da investigação no caderno de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos em Leite e Cardoso (2009); Freitas (2007); Santos (2012); Libâneo (2017). Com o estudo foi possível perceber que o uso de recursos didáticos favorece o ensino aprendizagem dos surdos. Por outro lado, uma inquietação que ainda permanece diz respeito a falta dos usos dos recursos didáticos em Libras nas escolas e salas de aula. Esperamos que a partir deste texto possa haver um incentivo a novas produções teóricas e práticas sobre o tema, visando um melhor processo de inclusão de surdos nas aulas e escolas.62 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaCosta, Izabela Apolinário daFagundes, Isabelle PinheiroPereira, Ana Lúcia Alves2023-01-11T19:09:47Z2023-01-11T19:09:47Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8216Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T01:17:18Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8216Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T01:17:18Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS Pereira, Ana Lúcia Alves LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Aprendizagem. Educação de Surdos. Recursos Didáticos |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS EM LIBRAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS |
author |
Pereira, Ana Lúcia Alves |
author_facet |
Pereira, Ana Lúcia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Costa, Izabela Apolinário da Fagundes, Isabelle Pinheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Lúcia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Aprendizagem. Educação de Surdos. Recursos Didáticos |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Aprendizagem. Educação de Surdos. Recursos Didáticos |
description |
O uso de recursos didáticos adaptados possibilita um ensino de qualidade, evidenciando assim a importância da construção de materiais que promovam a inclusão e um aprendizado significativo. Em função disso, a transposição didática possibilita aos alunos surdos uma melhor maneira de compreender os conteúdos. Neste sentido, este estudo procura responder: qual a contribuição dos recursos didáticos em libras para o ensino aprendizagem dos alunos surdos? As ações que conduziram a pesquisa organizada para responder a essa problematização parte da definição dos seguintes objetivos: Analisar a importância dos recursos didáticos na educação de surdos, investigar quais as dificuldades que os alunos surdos tem em sala de aula e identificar quais modificações ocorrem através dos recursos didáticos. Para isso, foram realizadas entrevistas com dois professores da Educação Básica, um professor do Ensino Superior e dois alunos surdos. Com isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa com características de um estudo de caso; como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista via google Meet e registros dos dados e reflexões construídas no percurso da investigação no caderno de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos em Leite e Cardoso (2009); Freitas (2007); Santos (2012); Libâneo (2017). Com o estudo foi possível perceber que o uso de recursos didáticos favorece o ensino aprendizagem dos surdos. Por outro lado, uma inquietação que ainda permanece diz respeito a falta dos usos dos recursos didáticos em Libras nas escolas e salas de aula. Esperamos que a partir deste texto possa haver um incentivo a novas produções teóricas e práticas sobre o tema, visando um melhor processo de inclusão de surdos nas aulas e escolas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-27 2023-01-11T19:09:47Z 2023-01-11T19:09:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8216 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1816711945273737216 |