Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Artur Souto de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11346
Resumo: Este trabalho propõe a integração das crianças com a natureza no ambiente escolar através da arquitetura paisagística nos espaços livres, reconhecendo o meio natural como fundamental para seu desenvolvimento. Foi realizado um estudo na Escola Municipal Hermann Gmeiner, em Caicó/RN, com alunos do 3o ano, utilizando abordagens participativas para compreender suas necessidades e desejos em relação aos espaços livres da escola. Os resultados incluíram falas das crianças e maquetes propositivas por elas criadas, destacando a conexão intrínseca que possuem com a natureza. O anteprojeto de arquitetura paisagística visa promover uma educação ativa, a autenticidade das crianças, além de estimular o brincar como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia empregada revelou a importância de incluir as crianças como protagonistas na criação e modificação desses ambientes, reconhecendo sua sensibilidade e perspectiva única. Conclui-se que essa abordagem pode contribuir significativamente para uma educação mais integradora e para o desenvolvimento integral das crianças, além de fortalecer a relação entre a comunidade escolar e o meio ambiente.
id UFER_e8abcc8c1f42989e19a142c6f8ea5bee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11346
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RNCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura paisagísticaInfânciaEducação ativaEspaços livresCaicó/RNlandscape architectureChildhoodExperiential approachOpen spacesEste trabalho propõe a integração das crianças com a natureza no ambiente escolar através da arquitetura paisagística nos espaços livres, reconhecendo o meio natural como fundamental para seu desenvolvimento. Foi realizado um estudo na Escola Municipal Hermann Gmeiner, em Caicó/RN, com alunos do 3o ano, utilizando abordagens participativas para compreender suas necessidades e desejos em relação aos espaços livres da escola. Os resultados incluíram falas das crianças e maquetes propositivas por elas criadas, destacando a conexão intrínseca que possuem com a natureza. O anteprojeto de arquitetura paisagística visa promover uma educação ativa, a autenticidade das crianças, além de estimular o brincar como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia empregada revelou a importância de incluir as crianças como protagonistas na criação e modificação desses ambientes, reconhecendo sua sensibilidade e perspectiva única. Conclui-se que essa abordagem pode contribuir significativamente para uma educação mais integradora e para o desenvolvimento integral das crianças, além de fortalecer a relação entre a comunidade escolar e o meio ambiente.This work proposes the integration of children with nature in the school environment through landscape architecture in the open spaces, recognizing the natural environment as fundamental to their development. A study was conducted at Hermann Gmeiner Municipal School, in Caicó/RN, with 3rd-grade students, using participatory approaches to understand their needs and desires regarding the school's open spaces. The results included children's voices and propositional models created by them, highlighting the intrinsic connection they have with nature. The proposed landscape treatment aims to promote active education, children's authenticity, and to stimulate play as an essential part of the learning process. The methodology employed revealed the importance of including children as protagonists in the creation and modification of these environments, recognizing their sensitivity and unique perspective. It is concluded that this approach can significantly contribute to a more integrative education and to the comprehensive development of children, as well as strengthen the relationship between the school community and the environment.209 f.Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPFBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGerson, Giselle CeriseGerson, Giselle CeriseArraes, Damião Esdras AraujoBalbi, Rafaela SantanaBrito, Artur Souto de2024-08-16T11:24:11Z2024-08-16T11:24:11Z2024-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfBRITO, Artur Souto de. Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN. 2023. 209 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11346Pau dos FerrosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-16T21:41:02Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11346Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-16T21:41:02Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
title Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
spellingShingle Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
Brito, Artur Souto de
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura paisagística
Infância
Educação ativa
Espaços livres
Caicó/RN
landscape architecture
Childhood
Experiential approach
Open spaces
title_short Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
title_full Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
title_fullStr Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
title_full_unstemmed Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
title_sort Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
author Brito, Artur Souto de
author_facet Brito, Artur Souto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gerson, Giselle Cerise
Gerson, Giselle Cerise
Arraes, Damião Esdras Araujo
Balbi, Rafaela Santana
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Artur Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura paisagística
Infância
Educação ativa
Espaços livres
Caicó/RN
landscape architecture
Childhood
Experiential approach
Open spaces
topic CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura paisagística
Infância
Educação ativa
Espaços livres
Caicó/RN
landscape architecture
Childhood
Experiential approach
Open spaces
description Este trabalho propõe a integração das crianças com a natureza no ambiente escolar através da arquitetura paisagística nos espaços livres, reconhecendo o meio natural como fundamental para seu desenvolvimento. Foi realizado um estudo na Escola Municipal Hermann Gmeiner, em Caicó/RN, com alunos do 3o ano, utilizando abordagens participativas para compreender suas necessidades e desejos em relação aos espaços livres da escola. Os resultados incluíram falas das crianças e maquetes propositivas por elas criadas, destacando a conexão intrínseca que possuem com a natureza. O anteprojeto de arquitetura paisagística visa promover uma educação ativa, a autenticidade das crianças, além de estimular o brincar como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia empregada revelou a importância de incluir as crianças como protagonistas na criação e modificação desses ambientes, reconhecendo sua sensibilidade e perspectiva única. Conclui-se que essa abordagem pode contribuir significativamente para uma educação mais integradora e para o desenvolvimento integral das crianças, além de fortalecer a relação entre a comunidade escolar e o meio ambiente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-16T11:24:11Z
2024-08-16T11:24:11Z
2024-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Artur Souto de. Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN. 2023. 209 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11346
identifier_str_mv BRITO, Artur Souto de. Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN. 2023. 209 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pau dos Ferros
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747450063224832