Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11346 |
Resumo: | Este trabalho propõe a integração das crianças com a natureza no ambiente escolar através da arquitetura paisagística nos espaços livres, reconhecendo o meio natural como fundamental para seu desenvolvimento. Foi realizado um estudo na Escola Municipal Hermann Gmeiner, em Caicó/RN, com alunos do 3o ano, utilizando abordagens participativas para compreender suas necessidades e desejos em relação aos espaços livres da escola. Os resultados incluíram falas das crianças e maquetes propositivas por elas criadas, destacando a conexão intrínseca que possuem com a natureza. O anteprojeto de arquitetura paisagística visa promover uma educação ativa, a autenticidade das crianças, além de estimular o brincar como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia empregada revelou a importância de incluir as crianças como protagonistas na criação e modificação desses ambientes, reconhecendo sua sensibilidade e perspectiva única. Conclui-se que essa abordagem pode contribuir significativamente para uma educação mais integradora e para o desenvolvimento integral das crianças, além de fortalecer a relação entre a comunidade escolar e o meio ambiente. |
id |
UFER_e8abcc8c1f42989e19a142c6f8ea5bee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11346 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RNCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura paisagísticaInfânciaEducação ativaEspaços livresCaicó/RNlandscape architectureChildhoodExperiential approachOpen spacesEste trabalho propõe a integração das crianças com a natureza no ambiente escolar através da arquitetura paisagística nos espaços livres, reconhecendo o meio natural como fundamental para seu desenvolvimento. Foi realizado um estudo na Escola Municipal Hermann Gmeiner, em Caicó/RN, com alunos do 3o ano, utilizando abordagens participativas para compreender suas necessidades e desejos em relação aos espaços livres da escola. Os resultados incluíram falas das crianças e maquetes propositivas por elas criadas, destacando a conexão intrínseca que possuem com a natureza. O anteprojeto de arquitetura paisagística visa promover uma educação ativa, a autenticidade das crianças, além de estimular o brincar como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia empregada revelou a importância de incluir as crianças como protagonistas na criação e modificação desses ambientes, reconhecendo sua sensibilidade e perspectiva única. Conclui-se que essa abordagem pode contribuir significativamente para uma educação mais integradora e para o desenvolvimento integral das crianças, além de fortalecer a relação entre a comunidade escolar e o meio ambiente.This work proposes the integration of children with nature in the school environment through landscape architecture in the open spaces, recognizing the natural environment as fundamental to their development. A study was conducted at Hermann Gmeiner Municipal School, in Caicó/RN, with 3rd-grade students, using participatory approaches to understand their needs and desires regarding the school's open spaces. The results included children's voices and propositional models created by them, highlighting the intrinsic connection they have with nature. The proposed landscape treatment aims to promote active education, children's authenticity, and to stimulate play as an essential part of the learning process. The methodology employed revealed the importance of including children as protagonists in the creation and modification of these environments, recognizing their sensitivity and unique perspective. It is concluded that this approach can significantly contribute to a more integrative education and to the comprehensive development of children, as well as strengthen the relationship between the school community and the environment.209 f.Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPFBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGerson, Giselle CeriseGerson, Giselle CeriseArraes, Damião Esdras AraujoBalbi, Rafaela SantanaBrito, Artur Souto de2024-08-16T11:24:11Z2024-08-16T11:24:11Z2024-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfBRITO, Artur Souto de. Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN. 2023. 209 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11346Pau dos FerrosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-16T21:41:02Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11346Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-16T21:41:02Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN |
title |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN |
spellingShingle |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN Brito, Artur Souto de CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura paisagística Infância Educação ativa Espaços livres Caicó/RN landscape architecture Childhood Experiential approach Open spaces |
title_short |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN |
title_full |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN |
title_fullStr |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN |
title_full_unstemmed |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN |
title_sort |
Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN |
author |
Brito, Artur Souto de |
author_facet |
Brito, Artur Souto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gerson, Giselle Cerise Gerson, Giselle Cerise Arraes, Damião Esdras Araujo Balbi, Rafaela Santana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Artur Souto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura paisagística Infância Educação ativa Espaços livres Caicó/RN landscape architecture Childhood Experiential approach Open spaces |
topic |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura paisagística Infância Educação ativa Espaços livres Caicó/RN landscape architecture Childhood Experiential approach Open spaces |
description |
Este trabalho propõe a integração das crianças com a natureza no ambiente escolar através da arquitetura paisagística nos espaços livres, reconhecendo o meio natural como fundamental para seu desenvolvimento. Foi realizado um estudo na Escola Municipal Hermann Gmeiner, em Caicó/RN, com alunos do 3o ano, utilizando abordagens participativas para compreender suas necessidades e desejos em relação aos espaços livres da escola. Os resultados incluíram falas das crianças e maquetes propositivas por elas criadas, destacando a conexão intrínseca que possuem com a natureza. O anteprojeto de arquitetura paisagística visa promover uma educação ativa, a autenticidade das crianças, além de estimular o brincar como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia empregada revelou a importância de incluir as crianças como protagonistas na criação e modificação desses ambientes, reconhecendo sua sensibilidade e perspectiva única. Conclui-se que essa abordagem pode contribuir significativamente para uma educação mais integradora e para o desenvolvimento integral das crianças, além de fortalecer a relação entre a comunidade escolar e o meio ambiente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-16T11:24:11Z 2024-08-16T11:24:11Z 2024-04-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Artur Souto de. Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN. 2023. 209 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11346 |
identifier_str_mv |
BRITO, Artur Souto de. Jardim de todas as infâncias: proposta paisagística afetiva-sensorial para uma escola pública em Caicó/RN. 2023. 209 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pau dos Ferros |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747450063224832 |