A transição da educação infantil para o ensino fundamental: o lugar da brincadeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8092 |
Resumo: | A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é inevitável, e com ela também aparecem os medos, as angústias, pois se trata de um universo de novas descobertas para as crianças, de novas dinâmicas de ensino, e novas rotinas. Compreendemos que o brincar é uma atividade que promove aprendizagem e desenvolvimento da criança, favorece o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a gênese da personalidade infantil. Diante dessas compreensões questionamos: A brincadeira faz parte desses processos de transições e acolhidas das crianças no Ensino Fundamental? A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar o lugar da brincadeira na transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para esta análise, definimos como objetivos específicos: compreender os processos de transições e acolhidas das crianças nesta passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; analisar sentidos das crianças, da professora e das mães sobre como a brincadeira se presentifica nesses processos; e observar as experiências do brincar na jornada inicial das crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental. Intensificando a importância da permanência da brincadeira no processo de aprendizagem após o fim da educação infantil, tendo em vista que após esta fase os sujeitos envolvidos ainda são crianças. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando para a construção dos dados, observação da sala de aula do 1º ano, com 11 alunos, a entrevista semiestruturada com a professora do 1º ano, com 2 mães, e com 4 crianças da turma. Identificamos que a brincadeira acontece de forma livre, comumente nos momentos de intervalo ou no horário do parque. E que na maioria das vezes em que a brincadeira ou atividade lúdica acontece, é com objetivo direcionado pela professora, para trabalhar um conteúdo específico. Este trabalho pode contribuir para reflexão sobre o respeito às especificidades da criança, especialmente à brincadeira, nos processos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. |
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A transição da educação infantil para o ensino fundamental: o lugar da brincadeiraCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIAEducação infantilTransiçãoEnsino fundamentalBrincadeirasA transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é inevitável, e com ela também aparecem os medos, as angústias, pois se trata de um universo de novas descobertas para as crianças, de novas dinâmicas de ensino, e novas rotinas. Compreendemos que o brincar é uma atividade que promove aprendizagem e desenvolvimento da criança, favorece o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a gênese da personalidade infantil. Diante dessas compreensões questionamos: A brincadeira faz parte desses processos de transições e acolhidas das crianças no Ensino Fundamental? A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar o lugar da brincadeira na transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para esta análise, definimos como objetivos específicos: compreender os processos de transições e acolhidas das crianças nesta passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; analisar sentidos das crianças, da professora e das mães sobre como a brincadeira se presentifica nesses processos; e observar as experiências do brincar na jornada inicial das crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental. Intensificando a importância da permanência da brincadeira no processo de aprendizagem após o fim da educação infantil, tendo em vista que após esta fase os sujeitos envolvidos ainda são crianças. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando para a construção dos dados, observação da sala de aula do 1º ano, com 11 alunos, a entrevista semiestruturada com a professora do 1º ano, com 2 mães, e com 4 crianças da turma. Identificamos que a brincadeira acontece de forma livre, comumente nos momentos de intervalo ou no horário do parque. E que na maioria das vezes em que a brincadeira ou atividade lúdica acontece, é com objetivo direcionado pela professora, para trabalhar um conteúdo específico. Este trabalho pode contribuir para reflexão sobre o respeito às especificidades da criança, especialmente à brincadeira, nos processos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.23 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoDantas, Elaine Luciana SobralDantas, Elaine Luciana SobralDantas, Elaine Luciana SobralAlves, Fádyla Kessia Rocha de AraujoMedeiros, Aguedia Luzia deCavalcante, Maria Luana Lopes2022-12-29T16:27:07Z2022-12-29T16:27:07Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8092AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-30T04:43:42Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8092Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-30T04:43:42Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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