A transição da educação infantil para o ensino fundamental: o lugar da brincadeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Maria Luana Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8092
Resumo: A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é inevitável, e com ela também aparecem os medos, as angústias, pois se trata de um universo de novas descobertas para as crianças, de novas dinâmicas de ensino, e novas rotinas. Compreendemos que o brincar é uma atividade que promove aprendizagem e desenvolvimento da criança, favorece o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a gênese da personalidade infantil. Diante dessas compreensões questionamos: A brincadeira faz parte desses processos de transições e acolhidas das crianças no Ensino Fundamental? A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar o lugar da brincadeira na transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para esta análise, definimos como objetivos específicos: compreender os processos de transições e acolhidas das crianças nesta passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; analisar sentidos das crianças, da professora e das mães sobre como a brincadeira se presentifica nesses processos; e observar as experiências do brincar na jornada inicial das crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental. Intensificando a importância da permanência da brincadeira no processo de aprendizagem após o fim da educação infantil, tendo em vista que após esta fase os sujeitos envolvidos ainda são crianças. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando para a construção dos dados, observação da sala de aula do 1º ano, com 11 alunos, a entrevista semiestruturada com a professora do 1º ano, com 2 mães, e com 4 crianças da turma. Identificamos que a brincadeira acontece de forma livre, comumente nos momentos de intervalo ou no horário do parque. E que na maioria das vezes em que a brincadeira ou atividade lúdica acontece, é com objetivo direcionado pela professora, para trabalhar um conteúdo específico. Este trabalho pode contribuir para reflexão sobre o respeito às especificidades da criança, especialmente à brincadeira, nos processos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
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