Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Marília de Queiroz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6709
Resumo: A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) surgiu com o objetivo de desenvolver a ciência com o intuito de motivar nos estudantes o interesse sobre o tema. A ideia central deste trabalho é investigar a percepção dos alunos sobre a OBA, verificando as possíveis dificuldades enfrentadas pelos mesmos durante o processo de participação na OBA. Este trabalho apresenta um estudo preliminar através da aplicação de um questionário de opinião com os alunos do nível II (4º e 5º ano), da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa (Beberibe – CE), que participaram da Olimpíada no ano de 2019. Após esse levantamento, realizamos um estudo diagnóstico da prova aplicada na escola procurando identificar as dificuldades dos estudantes. Com base nos dados coletados, constatamos que os estudantes apresentaram dificuldade na resolução de algumas questões da prova. Diante dessa problemática, o próximo passo dado na pesquisa foi a realização da Gincana Astronômica em formato totalmente virtual por meio do uso do Web App Astronomia em Casa, vinculado a plataformas digitais educacionais como: Google Meet, Wordwall e WhatsApp. No decorrer da gincana, abordamos os conteúdos que constam no edital da OBA, através de metodologias interativas que possam manifestar no aluno o desejo em aprender. Ao final da gincana, foi realizada a aplicação do simulado online, disponível no website da OBA, com o objetivo de motivar e aprimorar a qualidade de ensino dos conteúdos de astronomia e astronáutica, como parte da obtenção de resultados satisfatórios posteriormente. Para concluir, realizou-se a aplicação do questionário de satisfação do produto acerca da aplicabilidade do Web App. Com isso a utilização do aplicativo educacional cumpriu com o objetivo e contribuíu para o processo de aprendizagem de forma divertida e prazerosa
id UFER_f30dd3ac8e81ac262896ae794e3bc096
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6709
network_acronym_str UFER
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
repository_id_str
spelling Martins, Rafael Castelo Guedeshttp://lattes.cnpq.br/4841572225235729Oliveira, Erlania Lima dehttp://lattes.cnpq.br/4676648695692664Maia Junior, Francisco Francinéhttp://lattes.cnpq.br/0830460010257567Silva, Jusciane da Costa eJusciane da Costa eSousa, Francisco de Assishttp://lattes.cnpq.br/9340867314992029http://lattes.cnpq.br/5535697539003402Sena, Marília de Queiroz2021-12-02T20:56:23Z2021-03-182021-12-02T20:56:23Z2020-12-21Sena (2020) (SENA, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6709A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) surgiu com o objetivo de desenvolver a ciência com o intuito de motivar nos estudantes o interesse sobre o tema. A ideia central deste trabalho é investigar a percepção dos alunos sobre a OBA, verificando as possíveis dificuldades enfrentadas pelos mesmos durante o processo de participação na OBA. Este trabalho apresenta um estudo preliminar através da aplicação de um questionário de opinião com os alunos do nível II (4º e 5º ano), da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa (Beberibe – CE), que participaram da Olimpíada no ano de 2019. Após esse levantamento, realizamos um estudo diagnóstico da prova aplicada na escola procurando identificar as dificuldades dos estudantes. Com base nos dados coletados, constatamos que os estudantes apresentaram dificuldade na resolução de algumas questões da prova. Diante dessa problemática, o próximo passo dado na pesquisa foi a realização da Gincana Astronômica em formato totalmente virtual por meio do uso do Web App Astronomia em Casa, vinculado a plataformas digitais educacionais como: Google Meet, Wordwall e WhatsApp. No decorrer da gincana, abordamos os conteúdos que constam no edital da OBA, através de metodologias interativas que possam manifestar no aluno o desejo em aprender. Ao final da gincana, foi realizada a aplicação do simulado online, disponível no website da OBA, com o objetivo de motivar e aprimorar a qualidade de ensino dos conteúdos de astronomia e astronáutica, como parte da obtenção de resultados satisfatórios posteriormente. Para concluir, realizou-se a aplicação do questionário de satisfação do produto acerca da aplicabilidade do Web App. Com isso a utilização do aplicativo educacional cumpriu com o objetivo e contribuíu para o processo de aprendizagem de forma divertida e prazerosaThe Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad (OBA) emerged intending to develop science and aiming to spark the student's interest in the themes. The main idea of this thesis is to investigate the student’s perception of the OBA, checking the possible difficulties faced by them during their participation in the school Olympiad. This thesis presents a preliminary study through the application of an opinion questionnaire to the students of the fourth and fifth grades from the José Bessa fundamental school (Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa), located in the city of Beberibe, State of Ceara, Brazil. The participants of this research took part in the Olympiads of 2019. After the survey, we performed a diagnostic study of the test applied in the school to identify the students’ difficulties. Based on the collected data, we could verify that students did present difficulties when solving some questions from the test. Before this problem, the next step of the research was the implementation of the school Astronomy Gymkhana. The school Gymkhana was carried out completely in a virtual format through the Web App Astronomia em casa, which is linked to digital platforms such as Google meet, Wordwall, and Whatsapp. During the school gymkhana, we approached the contents from the OBA edict using interactive methodologies that could spark in the student the desire to learn. At the end of the gymkhana, we applied an online mock test provided by the OBA website aiming to motivate and improve the quality of teaching of contents related to astronomy and astronautics as a way of subsequently obtaining satisfactory results. To conclude, a satisfaction questionnaire on the applicability of the Web App product was carried out. Thus, the use of the educational application fulfilled the objective and contributed to the learning process in a fun and enjoyable wayCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENSENA, Marília de Queiroz. Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAstronomiaAstronáuticaWeb AppGincanaEnsino lúdicoAstronomyAstronomicsWeb AppGymkhanaTeaching LudicGincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTMaríliaQS_DISSERT.pdf.txtMaríliaQS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain213142https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6709/3/Mar%c3%adliaQS_DISSERT.pdf.txt7f9236cc408c4228636a99f53f701abbMD53THUMBNAILMaríliaQS_DISSERT.pdf.jpgMaríliaQS_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6709/4/Mar%c3%adliaQS_DISSERT.pdf.jpg4d12773d503d3d79bc981186626c0899MD54ORIGINALMaríliaQS_DISSERT.pdfMaríliaQS_DISSERT.pdfapplication/pdf4156516https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6709/1/Mar%c3%adliaQS_DISSERT.pdf338e94eae364db9aa2cb324f57ef3ca6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6709/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/67092022-07-12 18:17:24.912oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-07-12T21:17:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa
title Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa
spellingShingle Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa
Sena, Marília de Queiroz
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Astronomia
Astronáutica
Web App
Gincana
Ensino lúdico
Astronomy
Astronomics
Web App
Gymkhana
Teaching Ludic
title_short Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa
title_full Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa
title_fullStr Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa
title_full_unstemmed Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa
title_sort Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa
author Sena, Marília de Queiroz
author_facet Sena, Marília de Queiroz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Rafael Castelo Guedes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4841572225235729
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Erlania Lima de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4676648695692664
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maia Junior, Francisco Franciné
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0830460010257567
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Jusciane da Costa e
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv Jusciane da Costa e
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sousa, Francisco de Assis
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9340867314992029
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5535697539003402
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Marília de Queiroz
contributor_str_mv Martins, Rafael Castelo Guedes
Oliveira, Erlania Lima de
Maia Junior, Francisco Franciné
Silva, Jusciane da Costa e
Sousa, Francisco de Assis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Astronomia
Astronáutica
Web App
Gincana
Ensino lúdico
Astronomy
Astronomics
Web App
Gymkhana
Teaching Ludic
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Astronáutica
Web App
Gincana
Ensino lúdico
Astronomy
Astronomics
Web App
Gymkhana
Teaching Ludic
description A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) surgiu com o objetivo de desenvolver a ciência com o intuito de motivar nos estudantes o interesse sobre o tema. A ideia central deste trabalho é investigar a percepção dos alunos sobre a OBA, verificando as possíveis dificuldades enfrentadas pelos mesmos durante o processo de participação na OBA. Este trabalho apresenta um estudo preliminar através da aplicação de um questionário de opinião com os alunos do nível II (4º e 5º ano), da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa (Beberibe – CE), que participaram da Olimpíada no ano de 2019. Após esse levantamento, realizamos um estudo diagnóstico da prova aplicada na escola procurando identificar as dificuldades dos estudantes. Com base nos dados coletados, constatamos que os estudantes apresentaram dificuldade na resolução de algumas questões da prova. Diante dessa problemática, o próximo passo dado na pesquisa foi a realização da Gincana Astronômica em formato totalmente virtual por meio do uso do Web App Astronomia em Casa, vinculado a plataformas digitais educacionais como: Google Meet, Wordwall e WhatsApp. No decorrer da gincana, abordamos os conteúdos que constam no edital da OBA, através de metodologias interativas que possam manifestar no aluno o desejo em aprender. Ao final da gincana, foi realizada a aplicação do simulado online, disponível no website da OBA, com o objetivo de motivar e aprimorar a qualidade de ensino dos conteúdos de astronomia e astronáutica, como parte da obtenção de resultados satisfatórios posteriormente. Para concluir, realizou-se a aplicação do questionário de satisfação do produto acerca da aplicabilidade do Web App. Com isso a utilização do aplicativo educacional cumpriu com o objetivo e contribuíu para o processo de aprendizagem de forma divertida e prazerosa
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-02T20:56:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-18
2021-12-02T20:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sena (2020) (SENA, 2020)
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6709
identifier_str_mv Sena (2020) (SENA, 2020)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv SENA, Marília de Queiroz. Gincana astronômica para alunos do ensino fundamental inicial usando o aplicativo para smartphone: astronomia em casa. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFERSA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6709/3/Mar%c3%adliaQS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6709/4/Mar%c3%adliaQS_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6709/1/Mar%c3%adliaQS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6709/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f9236cc408c4228636a99f53f701abb
4d12773d503d3d79bc981186626c0899
338e94eae364db9aa2cb324f57ef3ca6
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br
_version_ 1766778975829360640