Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORDIOLI, EMILIANA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234493
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_2b97fd45e597258b543d84075fe4d126
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234493
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos SólidosEducação Ambiental. Gincana Ambiental Escolar. Metodologia. Resíduos Sólidos.Environmental Education. School Environmental Gymkhana. Methodology. Solid Waste.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A Educação Ambiental, enquanto processo participativo, é um instrumento de revisão dos conceitos sobre o mundo e a vida em sociedade. Fica evidente que, a Educação Ambiental não é uma área de conhecimento e atuação isolada. A Educação Ambiental se sustenta na busca da conexão permanente entre as questões culturais, políticas, sociais, religiosas, estéticas e outras, determinantes para nossa relação com o ambiente. Para tanto, inseriu-se nos currículos da educação formal “temas transversais” para o desenvolvimento da educação ambiental, conforme seus princípios básicos: o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade. A transdisciplinaridade, como prática pedagógica, apresenta-se como possibilidade de diálogo entre os campos do saber e como forma de cooperação recíproca entre as várias disciplinas. A principal problemática levantada no presente estudo está na formação por um modelo conservador dos professores, sendo necessário uma formação continuada em educação ambiental para que se rompa com as barreiras lineares e se traga uma reflexão desses professores para o processo de transformação social ambiental. Partindo dessa premissa, a Gincana Ambiental Escolar “ECO-Amigos” surge como uma metodologia eficiente e eficaz de educação ambiental, podendo ser adaptada a diferentes temáticas. O tema transversal escolhido é a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, que deve ser desenvolvido por práticas pedagógicas transdisciplinares. A metodologia proposta traz atividades de ensino-aprendizagem para os diferentes anos escolares do fundamental II, respeitando e contextualizando o desenvolvimento dos estudantes e suas qualidades. Tem-se com a Gincana Ambiental Escolar “ECO-Amigos” a proposição de uma metodologia que busca a complementariedade de diferentes olhares sobre a mesma temática e assim, o desenvolvimento do caráter holístico e transdisciplinar para as soluções dos problemas socioambientais.Environmental Education as a participatory process is an instrument for reviewing concepts about the world and life in society. It is evident that Environmental Education is not an isolated area of knowledge and action. Environmental Education is based on the search for a permanent connection between cultural, political, social, religious, aesthetic and other issues, which are crucial to our relationship with the environment. To this end, “transversal themes” were inserted in the formal education curricula for the development of environmental education according to its basic principles: the pluralism of pedagogical ideas and conceptions, from the perspective of inter, multi and transdisciplinarity. Transdisciplinarity, as a pedagogical practice, presents itself as a possibility of dialogue between the fields of knowledge and as a form of reciprocal cooperation between the various disciplines. The main problem raised in the present study is in the formation of a conservative model of teachers, being necessary a continuous formation in environmental education to break with the linear barriers and to bring a reflection of these teachers to the process of social-environmental transformation. Based on this premise, the School Environmental Gymkhana “ECO-Amigos” emerges as an efficient and effective methodology for environmental education, which can be adapted to different themes. The transversal theme chosen is the management and management of solid waste, which must be developed by transdisciplinary pedagogical practices. The proposed methodology brings teaching-learning activities to the different school years of elementary school, respecting and contextualizing the development of students and their qualities. The “ECO-Amigos” School Environmental Gymkhana proposes a methodology that seeks the complementarity of different perspectives on the same theme and thus, the development of a holistic and transdisciplinary character for the solutions of socio-environmental problems.Florianópolis, SCPaines, Patrícia de AndradeUniversidade Federal de Santa CatarinaCORDIOLI, EMILIANA2022-05-18T18:33:35Z2022-05-18T18:33:35Z2022-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234493info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-05-18T18:33:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234493Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-18T18:33:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos
title Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos
spellingShingle Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos
CORDIOLI, EMILIANA
Educação Ambiental. Gincana Ambiental Escolar. Metodologia. Resíduos Sólidos.
Environmental Education. School Environmental Gymkhana. Methodology. Solid Waste.
title_short Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos
title_full Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos
title_fullStr Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos
title_full_unstemmed Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos
title_sort Gincana Ambiental Escolar como Metodologia de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos
author CORDIOLI, EMILIANA
author_facet CORDIOLI, EMILIANA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paines, Patrícia de Andrade
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv CORDIOLI, EMILIANA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Gincana Ambiental Escolar. Metodologia. Resíduos Sólidos.
Environmental Education. School Environmental Gymkhana. Methodology. Solid Waste.
topic Educação Ambiental. Gincana Ambiental Escolar. Metodologia. Resíduos Sólidos.
Environmental Education. School Environmental Gymkhana. Methodology. Solid Waste.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-18T18:33:35Z
2022-05-18T18:33:35Z
2022-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234493
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651962125647872