As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Lúcia dos
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000143bs
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
id UFSM_5ae950ee938bf18ccf8d3dde1dbda495
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16362
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolarThe school gymkhanas as a link to participate in the management schoolEducaçãoGestão democráticaGincana escolarEducationDemocratic school managementSchool gymkhanaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.Past more than twenty years of the management school as an educational principle, the participation of the school community in the management of the school is still a challenge even more if we consider the history of the school in the management school in Brazil that didn´t enhance this practice. Aiming this, this research shows the school gymkhanas as a link to participate in the management school, from the analysis of the cooperative games as an strategy of approaching, in a public school, aiming to identify how the involvement of the school community in school gymkhanas can contribute for an increased participation in school management. As specific goals of this research we sought to understand the historical constitution of the school management, identifying the elements that configure a democratic school management; situate the importance of the team games to the participation of the community in the school; and analyze the contribution of the school gymkhanas performed in a public school to the participation of the community in the school management. For that we relied on a qualitative approach, in a case study, having as instruments data collection the direct observation and semi structured interviews with managers, teachers, parents, students and members of the local community. Through research we could identify that from the use of the cooperative games, in the form of school gymkhanas it´s possible improve our interpersonal relationships in the school environment, encourage and stimulate the participation of the school community in the collegiate and in the decisions takens necessary to the participatory management that with the incorporation of values as companionship, confidence, solidarity and cooperation resulting of this methodology, positively affect the everyday school activities and influence positively in the actions of the school management aiming to a really participatory management and consequently more democratic.Passados mais de vinte anos da instituição da gestão democrática enquanto princípio educacional, a participação da comunidade escolar na gestão da escola ainda é um desafio, ainda mais se considerarmos o histórico da gestão escolar no Brasil que não valorizava essa prática. Com vistas nisso, esta pesquisa aborda as gincanas escolares enquanto elo para a participação da comunidade na gestão escolar, a partir da análise da utilização de jogos cooperativos como estratégia de aproximação, em uma escola pública, visando identificar como o envolvimento da comunidade escolar em gincanas escolares pode contribuir para a sua maior participação na gestão escolar. Enquanto objetivos específicos desta pesquisa buscou-se compreender a constituição histórica da gestão escolar, identificando os elementos que configuram uma gestão escolar democrática; situar a importância dos jogos coletivos para a participação da comunidade na escola; e analisar a contribuição das gincanas escolares realizados em uma escola estadual de ensino para a participação da comunidade na gestão escolar. Para tanto apoiou-se numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação direta e entrevistas semi-estruturadas com gestores, professores, pais, alunos e membros da comunidade local. Através da pesquisa pode-se identificar que a partir da utilização dos jogos cooperativos, na modalidade de gincanas escolares é possível melhorar nas relações interpessoais do ambiente escolar, fomentar e estimular a participação da comunidade escolar nos colegiados e nas tomadas de decisões necessárias a gestão participativa, que com a incorporação de valores como companheirismo, confiança, solidariedade e cooperação resultantes dessa metodologia, afetam positivamente o cotidiano da escola e influenciam positivamente nas ações da gestão escolar rumo a uma gestão realmente participativa e consequentemente mais democrática.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDrabach, Neila PedrottiSantos, Ana Lúcia dos2019-05-03T14:55:19Z2019-05-03T14:55:19Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362ark:/26339/00130000143bsporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-04T06:04:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16362Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-04T06:04:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
The school gymkhanas as a link to participate in the management school
title As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
spellingShingle As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
Santos, Ana Lúcia dos
Educação
Gestão democrática
Gincana escolar
Education
Democratic school management
School gymkhana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
title_full As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
title_fullStr As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
title_full_unstemmed As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
title_sort As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
author Santos, Ana Lúcia dos
author_facet Santos, Ana Lúcia dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Drabach, Neila Pedrotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Lúcia dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Gincana escolar
Education
Democratic school management
School gymkhana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Gestão democrática
Gincana escolar
Education
Democratic school management
School gymkhana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2012
2019-05-03T14:55:19Z
2019-05-03T14:55:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000143bs
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362
identifier_str_mv ark:/26339/00130000143bs
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172445465739264