As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000143bs |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
id |
UFSM_5ae950ee938bf18ccf8d3dde1dbda495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16362 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolarThe school gymkhanas as a link to participate in the management schoolEducaçãoGestão democráticaGincana escolarEducationDemocratic school managementSchool gymkhanaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.Past more than twenty years of the management school as an educational principle, the participation of the school community in the management of the school is still a challenge even more if we consider the history of the school in the management school in Brazil that didn´t enhance this practice. Aiming this, this research shows the school gymkhanas as a link to participate in the management school, from the analysis of the cooperative games as an strategy of approaching, in a public school, aiming to identify how the involvement of the school community in school gymkhanas can contribute for an increased participation in school management. As specific goals of this research we sought to understand the historical constitution of the school management, identifying the elements that configure a democratic school management; situate the importance of the team games to the participation of the community in the school; and analyze the contribution of the school gymkhanas performed in a public school to the participation of the community in the school management. For that we relied on a qualitative approach, in a case study, having as instruments data collection the direct observation and semi structured interviews with managers, teachers, parents, students and members of the local community. Through research we could identify that from the use of the cooperative games, in the form of school gymkhanas it´s possible improve our interpersonal relationships in the school environment, encourage and stimulate the participation of the school community in the collegiate and in the decisions takens necessary to the participatory management that with the incorporation of values as companionship, confidence, solidarity and cooperation resulting of this methodology, positively affect the everyday school activities and influence positively in the actions of the school management aiming to a really participatory management and consequently more democratic.Passados mais de vinte anos da instituição da gestão democrática enquanto princípio educacional, a participação da comunidade escolar na gestão da escola ainda é um desafio, ainda mais se considerarmos o histórico da gestão escolar no Brasil que não valorizava essa prática. Com vistas nisso, esta pesquisa aborda as gincanas escolares enquanto elo para a participação da comunidade na gestão escolar, a partir da análise da utilização de jogos cooperativos como estratégia de aproximação, em uma escola pública, visando identificar como o envolvimento da comunidade escolar em gincanas escolares pode contribuir para a sua maior participação na gestão escolar. Enquanto objetivos específicos desta pesquisa buscou-se compreender a constituição histórica da gestão escolar, identificando os elementos que configuram uma gestão escolar democrática; situar a importância dos jogos coletivos para a participação da comunidade na escola; e analisar a contribuição das gincanas escolares realizados em uma escola estadual de ensino para a participação da comunidade na gestão escolar. Para tanto apoiou-se numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação direta e entrevistas semi-estruturadas com gestores, professores, pais, alunos e membros da comunidade local. Através da pesquisa pode-se identificar que a partir da utilização dos jogos cooperativos, na modalidade de gincanas escolares é possível melhorar nas relações interpessoais do ambiente escolar, fomentar e estimular a participação da comunidade escolar nos colegiados e nas tomadas de decisões necessárias a gestão participativa, que com a incorporação de valores como companheirismo, confiança, solidariedade e cooperação resultantes dessa metodologia, afetam positivamente o cotidiano da escola e influenciam positivamente nas ações da gestão escolar rumo a uma gestão realmente participativa e consequentemente mais democrática.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDrabach, Neila PedrottiSantos, Ana Lúcia dos2019-05-03T14:55:19Z2019-05-03T14:55:19Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362ark:/26339/00130000143bsporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-04T06:04:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16362Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-04T06:04:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar The school gymkhanas as a link to participate in the management school |
title |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar |
spellingShingle |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar Santos, Ana Lúcia dos Educação Gestão democrática Gincana escolar Education Democratic school management School gymkhana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar |
title_full |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar |
title_fullStr |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar |
title_full_unstemmed |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar |
title_sort |
As gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolar |
author |
Santos, Ana Lúcia dos |
author_facet |
Santos, Ana Lúcia dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Drabach, Neila Pedrotti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Lúcia dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gestão democrática Gincana escolar Education Democratic school management School gymkhana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Gestão democrática Gincana escolar Education Democratic school management School gymkhana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 2012 2019-05-03T14:55:19Z 2019-05-03T14:55:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000143bs |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000143bs |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172445465739264 |