CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marilene Alves Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8214
Resumo: O que contam licenciandos de suas vivências na universidade? Como se apresentam a si mesmos no futuro? Quais projeções fazem de si? O que destacam em suas escritas? Essas escritas podem nos ajudar a pensar a formação docente? São indagações que envolvem a tessitura deste trabalho. Tais questionamentos impulsionam o presente estudo, que tem por objetivo primordial identificar e categorizar, a partir da escrita de si dos discentes das Licenciaturas em Letras Inglês, Libras e Português, elementos que contribuam para compreender seus percursos vividos na Universidade, os desafios enfrentados e as perspectivas profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (ANDRÉ; LÜDKE, 2015), o corpus de análise são 8 (oito) cartas escritas por graduandos dos três Cursos de Letras do Centro Multidisciplinar de Caraúbas, escritas no semestre 2018.1, durante a participação no componente curricular, de caráter obrigatório, Psicologia da Educação. Para a realização deste trabalho levamos em consideração toda uma prática de leitura, textos, reflexões, diálogos, comentários, prática de escrita, diálogos com diferentes autores com o fim de um aprofundamento teórico, metodológico e que possa trazer efetivas contribuições para a formação desses graduandos. Dos achados destacamos quatro categorias: 1. Jornada acadêmica: dificuldades em acompanhar o curso, desafios, obstáculos e inseguranças; 2. Família: entre motivações e desmotivações; 3. Docência: sonho de ingressar e de finalizar a graduação; 4. Projeções: um futuro de sonhos. Com relação a primeira categoria observamos nas narrativas dos licenciandos suas jornadas acadêmicas, suas trajetórias, suas dificuldades, percalços e percursos como também desafios, obstáculos e inseguranças. Na segunda categoria que trata sobre família: motivações e desmotivações, tivemos memórias familiares como o suporte emocional ou como desmotivações a partir de críticas pela escolha do curso. Tivemos como motivações o desejo de mudanças e transformações na educação, como desmotivações foram indicadas, principalmente, as críticas feitas por parte de pessoas queridas, limitações, frustrações e dificuldades. A terceira categoria, por sua vez, apresenta questões relacionadas à docência: sonho de ingressar e finalizar a graduação. As narrativas nos demonstram que os graduandos estão compreendendo a docência em suas vivências e experiências na universidade, como início em uma nova língua, seja ela Portuguesa, Inglesa ou a Língua Brasileira de Sinais, bem como elementos culturais destas e dos seus usuários, assimilação e atuação de si mesmo, como, futuros profissionais em formação. Na quarta categoria temos as projeções profissionais e um futuro de sonhos. Nessa categoria os colaboradores da pesquisa projetam o caminho que vão trilhar e um futuro com grandes realizações e promessas cumpridas. Acreditamos que as narrativas autobiográficas ajudaram ao licenciando a se projetar em um futuro não muito distante e se projetar num futuro de sonhos e superações. Por fim, entendemos que as escritas de si são mecanismos profícuos na formação docente e contribuem, por um lado, para estimular a autoria na universidade, e, por outro, para processos de ressignificações da própria vida, pela narrativa de si.
id UFER_ff062fa2485ae022ab99ff3402d5ccbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8214
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTELINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASEscritas de si. Cartas. Formação docente. Licenciaturas.O que contam licenciandos de suas vivências na universidade? Como se apresentam a si mesmos no futuro? Quais projeções fazem de si? O que destacam em suas escritas? Essas escritas podem nos ajudar a pensar a formação docente? São indagações que envolvem a tessitura deste trabalho. Tais questionamentos impulsionam o presente estudo, que tem por objetivo primordial identificar e categorizar, a partir da escrita de si dos discentes das Licenciaturas em Letras Inglês, Libras e Português, elementos que contribuam para compreender seus percursos vividos na Universidade, os desafios enfrentados e as perspectivas profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (ANDRÉ; LÜDKE, 2015), o corpus de análise são 8 (oito) cartas escritas por graduandos dos três Cursos de Letras do Centro Multidisciplinar de Caraúbas, escritas no semestre 2018.1, durante a participação no componente curricular, de caráter obrigatório, Psicologia da Educação. Para a realização deste trabalho levamos em consideração toda uma prática de leitura, textos, reflexões, diálogos, comentários, prática de escrita, diálogos com diferentes autores com o fim de um aprofundamento teórico, metodológico e que possa trazer efetivas contribuições para a formação desses graduandos. Dos achados destacamos quatro categorias: 1. Jornada acadêmica: dificuldades em acompanhar o curso, desafios, obstáculos e inseguranças; 2. Família: entre motivações e desmotivações; 3. Docência: sonho de ingressar e de finalizar a graduação; 4. Projeções: um futuro de sonhos. Com relação a primeira categoria observamos nas narrativas dos licenciandos suas jornadas acadêmicas, suas trajetórias, suas dificuldades, percalços e percursos como também desafios, obstáculos e inseguranças. Na segunda categoria que trata sobre família: motivações e desmotivações, tivemos memórias familiares como o suporte emocional ou como desmotivações a partir de críticas pela escolha do curso. Tivemos como motivações o desejo de mudanças e transformações na educação, como desmotivações foram indicadas, principalmente, as críticas feitas por parte de pessoas queridas, limitações, frustrações e dificuldades. A terceira categoria, por sua vez, apresenta questões relacionadas à docência: sonho de ingressar e finalizar a graduação. As narrativas nos demonstram que os graduandos estão compreendendo a docência em suas vivências e experiências na universidade, como início em uma nova língua, seja ela Portuguesa, Inglesa ou a Língua Brasileira de Sinais, bem como elementos culturais destas e dos seus usuários, assimilação e atuação de si mesmo, como, futuros profissionais em formação. Na quarta categoria temos as projeções profissionais e um futuro de sonhos. Nessa categoria os colaboradores da pesquisa projetam o caminho que vão trilhar e um futuro com grandes realizações e promessas cumpridas. Acreditamos que as narrativas autobiográficas ajudaram ao licenciando a se projetar em um futuro não muito distante e se projetar num futuro de sonhos e superações. Por fim, entendemos que as escritas de si são mecanismos profícuos na formação docente e contribuem, por um lado, para estimular a autoria na universidade, e, por outro, para processos de ressignificações da própria vida, pela narrativa de si.41 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRocha., Simone Maria daRocha, Simone Maria daBrasil, Maria Ghisleny de PaivaPinheiro, Isabelle FagundesCordeiro, Fernando da SilvaOliveira, Marilene Alves Ferreira de2023-01-11T18:53:53Z2023-01-11T18:53:53Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8214CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:45:38Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8214Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:45:38Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Oliveira, Marilene Alves Ferreira de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Escritas de si. Cartas. Formação docente. Licenciaturas.
title_short CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Oliveira, Marilene Alves Ferreira de
author_facet Oliveira, Marilene Alves Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha., Simone Maria da
Rocha, Simone Maria da
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Pinheiro, Isabelle Fagundes
Cordeiro, Fernando da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marilene Alves Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Escritas de si. Cartas. Formação docente. Licenciaturas.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Escritas de si. Cartas. Formação docente. Licenciaturas.
description O que contam licenciandos de suas vivências na universidade? Como se apresentam a si mesmos no futuro? Quais projeções fazem de si? O que destacam em suas escritas? Essas escritas podem nos ajudar a pensar a formação docente? São indagações que envolvem a tessitura deste trabalho. Tais questionamentos impulsionam o presente estudo, que tem por objetivo primordial identificar e categorizar, a partir da escrita de si dos discentes das Licenciaturas em Letras Inglês, Libras e Português, elementos que contribuam para compreender seus percursos vividos na Universidade, os desafios enfrentados e as perspectivas profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (ANDRÉ; LÜDKE, 2015), o corpus de análise são 8 (oito) cartas escritas por graduandos dos três Cursos de Letras do Centro Multidisciplinar de Caraúbas, escritas no semestre 2018.1, durante a participação no componente curricular, de caráter obrigatório, Psicologia da Educação. Para a realização deste trabalho levamos em consideração toda uma prática de leitura, textos, reflexões, diálogos, comentários, prática de escrita, diálogos com diferentes autores com o fim de um aprofundamento teórico, metodológico e que possa trazer efetivas contribuições para a formação desses graduandos. Dos achados destacamos quatro categorias: 1. Jornada acadêmica: dificuldades em acompanhar o curso, desafios, obstáculos e inseguranças; 2. Família: entre motivações e desmotivações; 3. Docência: sonho de ingressar e de finalizar a graduação; 4. Projeções: um futuro de sonhos. Com relação a primeira categoria observamos nas narrativas dos licenciandos suas jornadas acadêmicas, suas trajetórias, suas dificuldades, percalços e percursos como também desafios, obstáculos e inseguranças. Na segunda categoria que trata sobre família: motivações e desmotivações, tivemos memórias familiares como o suporte emocional ou como desmotivações a partir de críticas pela escolha do curso. Tivemos como motivações o desejo de mudanças e transformações na educação, como desmotivações foram indicadas, principalmente, as críticas feitas por parte de pessoas queridas, limitações, frustrações e dificuldades. A terceira categoria, por sua vez, apresenta questões relacionadas à docência: sonho de ingressar e finalizar a graduação. As narrativas nos demonstram que os graduandos estão compreendendo a docência em suas vivências e experiências na universidade, como início em uma nova língua, seja ela Portuguesa, Inglesa ou a Língua Brasileira de Sinais, bem como elementos culturais destas e dos seus usuários, assimilação e atuação de si mesmo, como, futuros profissionais em formação. Na quarta categoria temos as projeções profissionais e um futuro de sonhos. Nessa categoria os colaboradores da pesquisa projetam o caminho que vão trilhar e um futuro com grandes realizações e promessas cumpridas. Acreditamos que as narrativas autobiográficas ajudaram ao licenciando a se projetar em um futuro não muito distante e se projetar num futuro de sonhos e superações. Por fim, entendemos que as escritas de si são mecanismos profícuos na formação docente e contribuem, por um lado, para estimular a autoria na universidade, e, por outro, para processos de ressignificações da própria vida, pela narrativa de si.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
2023-01-11T18:53:53Z
2023-01-11T18:53:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8214
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747484367388672