CARTAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS DA UFERSA: ENTRE PERCALÇOS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8214 |
Resumo: | O que contam licenciandos de suas vivências na universidade? Como se apresentam a si mesmos no futuro? Quais projeções fazem de si? O que destacam em suas escritas? Essas escritas podem nos ajudar a pensar a formação docente? São indagações que envolvem a tessitura deste trabalho. Tais questionamentos impulsionam o presente estudo, que tem por objetivo primordial identificar e categorizar, a partir da escrita de si dos discentes das Licenciaturas em Letras Inglês, Libras e Português, elementos que contribuam para compreender seus percursos vividos na Universidade, os desafios enfrentados e as perspectivas profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (ANDRÉ; LÜDKE, 2015), o corpus de análise são 8 (oito) cartas escritas por graduandos dos três Cursos de Letras do Centro Multidisciplinar de Caraúbas, escritas no semestre 2018.1, durante a participação no componente curricular, de caráter obrigatório, Psicologia da Educação. Para a realização deste trabalho levamos em consideração toda uma prática de leitura, textos, reflexões, diálogos, comentários, prática de escrita, diálogos com diferentes autores com o fim de um aprofundamento teórico, metodológico e que possa trazer efetivas contribuições para a formação desses graduandos. Dos achados destacamos quatro categorias: 1. Jornada acadêmica: dificuldades em acompanhar o curso, desafios, obstáculos e inseguranças; 2. Família: entre motivações e desmotivações; 3. Docência: sonho de ingressar e de finalizar a graduação; 4. Projeções: um futuro de sonhos. Com relação a primeira categoria observamos nas narrativas dos licenciandos suas jornadas acadêmicas, suas trajetórias, suas dificuldades, percalços e percursos como também desafios, obstáculos e inseguranças. Na segunda categoria que trata sobre família: motivações e desmotivações, tivemos memórias familiares como o suporte emocional ou como desmotivações a partir de críticas pela escolha do curso. Tivemos como motivações o desejo de mudanças e transformações na educação, como desmotivações foram indicadas, principalmente, as críticas feitas por parte de pessoas queridas, limitações, frustrações e dificuldades. A terceira categoria, por sua vez, apresenta questões relacionadas à docência: sonho de ingressar e finalizar a graduação. As narrativas nos demonstram que os graduandos estão compreendendo a docência em suas vivências e experiências na universidade, como início em uma nova língua, seja ela Portuguesa, Inglesa ou a Língua Brasileira de Sinais, bem como elementos culturais destas e dos seus usuários, assimilação e atuação de si mesmo, como, futuros profissionais em formação. Na quarta categoria temos as projeções profissionais e um futuro de sonhos. Nessa categoria os colaboradores da pesquisa projetam o caminho que vão trilhar e um futuro com grandes realizações e promessas cumpridas. Acreditamos que as narrativas autobiográficas ajudaram ao licenciando a se projetar em um futuro não muito distante e se projetar num futuro de sonhos e superações. Por fim, entendemos que as escritas de si são mecanismos profícuos na formação docente e contribuem, por um lado, para estimular a autoria na universidade, e, por outro, para processos de ressignificações da própria vida, pela narrativa de si. |
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