Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22497 |
Resumo: | O presente trabalho propõe caminhos que, através da pesquisa–ação, viabilizem alternativas de atividades pedagógicas que oportunizem ao aluno construir sua aprendizagem e nos quais a leitura possa ser uma ação da prática docente, capaz de desenvolver competências na ampliação da capacidade leitora. O estudo propõe também o favorecimento e domínio da escrita, promovendo o letramento como um evento que incorpora a formação do leitor, o prazer de ler e a construção compartilhada de interpretação. A relação leitura e escrita, neste contexto, torna-se significativa e eficaz à vida e ao cotidiano. Evidencia-se o letramento social na construção dos saberes como também no resgate de valores como: solidariedade, amor ao próximo e gestos de cidadania, neste caso, a comunicação escrita (carta pessoal). O letramento nesta perspectiva ultrapassa o ambiente escolar para cumprir um papel social. Para tanto, diante dos postulados teóricos que nos oferecem suporte nesta tarefa, destacam-se Marcuschi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson, (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire e Donald Macedo (2013), entre outros. Esta pesquisa situa-se em uma perspectiva interacionista de intervenção que adota a interação concretizada na leitura e práticas docentes. A leitura, a escrita e o letramento, com ênfase nas questões sociais, podem ser observadas no contexto escolar como também fora do mesmo. Salientamos a integração de novas práticas de letramento às já realizadas, dinamizando o cotidiano das aulas de Língua Portuguesa de 6º a 9º anos. |
id |
UFRN_631dc7ce0b6adafd115d750546d2d892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22497 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rangel, Roseane Idalina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9053383753430184Medeiros, Mario Lourenço dehttp://lattes.cnpq.br/5849717780585240Rodrigues, Manoel Freirehttp://lattes.cnpq.br/9924056309219258Rabelo, Sebastião Augusto2017-03-28T00:38:31Z2017-03-28T00:38:31Z2015-08-27RANGEL, Roseane Idalina da Silva. Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional dm Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22497O presente trabalho propõe caminhos que, através da pesquisa–ação, viabilizem alternativas de atividades pedagógicas que oportunizem ao aluno construir sua aprendizagem e nos quais a leitura possa ser uma ação da prática docente, capaz de desenvolver competências na ampliação da capacidade leitora. O estudo propõe também o favorecimento e domínio da escrita, promovendo o letramento como um evento que incorpora a formação do leitor, o prazer de ler e a construção compartilhada de interpretação. A relação leitura e escrita, neste contexto, torna-se significativa e eficaz à vida e ao cotidiano. Evidencia-se o letramento social na construção dos saberes como também no resgate de valores como: solidariedade, amor ao próximo e gestos de cidadania, neste caso, a comunicação escrita (carta pessoal). O letramento nesta perspectiva ultrapassa o ambiente escolar para cumprir um papel social. Para tanto, diante dos postulados teóricos que nos oferecem suporte nesta tarefa, destacam-se Marcuschi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson, (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire e Donald Macedo (2013), entre outros. Esta pesquisa situa-se em uma perspectiva interacionista de intervenção que adota a interação concretizada na leitura e práticas docentes. A leitura, a escrita e o letramento, com ênfase nas questões sociais, podem ser observadas no contexto escolar como também fora do mesmo. Salientamos a integração de novas práticas de letramento às já realizadas, dinamizando o cotidiano das aulas de Língua Portuguesa de 6º a 9º anos.This paper proposes paths through action research makes possible pedagogical activities alternatives that allow the students build their learning and that reading can be an action of teaching practice able to develop literary skills in the expansion of reading capacity. The study also proposes favoring and mastery of writing thus promoting literary literacy in a move that incorporates the formation of the reader, the pleasure of reading and the shared construction of interpretation. Reading and writing relationship in this context becomes meaningful and effective life and the everyday. Is evident in the social literacy in the construction of knowledge as well as the rescue of values; solidarity, love of neighbor and solidarity gestures, in this case the written communication (Personal Letter). The literary literacy shares up in fiction and reality and beyond the school environment to fulfill the social role. Therefore, on the theoretical postulates that offer us support in this task stand out Marcushi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire and Donald Macedo (2013), among others. This research is situated in an interactionist perspective of research where interaction achieved in reading and teaching practices where literature and literary literacy with social emphasis which can be observed in the school context but also outside of it will be adopted. Taking the integration of new literacy practices already written and streamlining the daily lives of Portuguese classes of 6th to 9th grade.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraCartasEscritaLetramentoPrática docenteLeitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdfRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdfapplication/pdf4652035https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/1/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdfe7129088cba51afe78fefeae72717be4MD51TEXTRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.txtRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain179175https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/4/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.txtf923f9090287dfa691ee28e4958114c1MD54THUMBNAILRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.jpgRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/5/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.jpg868a0baf0ce6e2017c20dd004db229efMD55123456789/224972017-11-02 22:10:13.436oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22497Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T01:10:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais |
title |
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais |
spellingShingle |
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais Rangel, Roseane Idalina da Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Leitura Cartas Escrita Letramento Prática docente |
title_short |
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais |
title_full |
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais |
title_fullStr |
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais |
title_full_unstemmed |
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais |
title_sort |
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais |
author |
Rangel, Roseane Idalina da Silva |
author_facet |
Rangel, Roseane Idalina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9053383753430184 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Medeiros, Mario Lourenço de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5849717780585240 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Manoel Freire |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9924056309219258 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Roseane Idalina da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rabelo, Sebastião Augusto |
contributor_str_mv |
Rabelo, Sebastião Augusto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Leitura Cartas Escrita Letramento Prática docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Cartas Escrita Letramento Prática docente |
description |
O presente trabalho propõe caminhos que, através da pesquisa–ação, viabilizem alternativas de atividades pedagógicas que oportunizem ao aluno construir sua aprendizagem e nos quais a leitura possa ser uma ação da prática docente, capaz de desenvolver competências na ampliação da capacidade leitora. O estudo propõe também o favorecimento e domínio da escrita, promovendo o letramento como um evento que incorpora a formação do leitor, o prazer de ler e a construção compartilhada de interpretação. A relação leitura e escrita, neste contexto, torna-se significativa e eficaz à vida e ao cotidiano. Evidencia-se o letramento social na construção dos saberes como também no resgate de valores como: solidariedade, amor ao próximo e gestos de cidadania, neste caso, a comunicação escrita (carta pessoal). O letramento nesta perspectiva ultrapassa o ambiente escolar para cumprir um papel social. Para tanto, diante dos postulados teóricos que nos oferecem suporte nesta tarefa, destacam-se Marcuschi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson, (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire e Donald Macedo (2013), entre outros. Esta pesquisa situa-se em uma perspectiva interacionista de intervenção que adota a interação concretizada na leitura e práticas docentes. A leitura, a escrita e o letramento, com ênfase nas questões sociais, podem ser observadas no contexto escolar como também fora do mesmo. Salientamos a integração de novas práticas de letramento às já realizadas, dinamizando o cotidiano das aulas de Língua Portuguesa de 6º a 9º anos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-28T00:38:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-28T00:38:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RANGEL, Roseane Idalina da Silva. Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional dm Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22497 |
identifier_str_mv |
RANGEL, Roseane Idalina da Silva. Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional dm Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/1/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/4/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/5/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7129088cba51afe78fefeae72717be4 f923f9090287dfa691ee28e4958114c1 868a0baf0ce6e2017c20dd004db229ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833014790684672 |