A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Hadassa Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023
Resumo: RESUMONo início do século XX Campina Grande (na Paraíba) viu ser inserido no cotidiano da urbe a ideia de um modernização dos costumes advinda da prática discursiva e retórica de seus intelectuais, professores e bacharéis, em seus periódicos e nos seus espaços de poder. Tal fala ecoou no cotidiano escolar tendo em vista a formação de sujeitos modernos, onde tais intelectuais, como docentes, atrelavam suas convicções ao currículo ministrado. Tais ideias foram, aos poucos, se concretizando na representação da moderna arquitetura que se desenhava sobre as escolas de Campina Grande, acarretando toda uma simbologia da função da escola no contexto social. Para tal problemática nos utilizamos do conceito de Práticas de Subjetivação por Félix Guattari e de Processo Civilizador por Norbert Elias.Palavras-chave: Práticas de subjetivação; Arquitetura Escolar; Campina Grande.
id UFES-10_53511657e5e52b2faf3ae58890773225
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/17023
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura EscolarRESUMONo início do século XX Campina Grande (na Paraíba) viu ser inserido no cotidiano da urbe a ideia de um modernização dos costumes advinda da prática discursiva e retórica de seus intelectuais, professores e bacharéis, em seus periódicos e nos seus espaços de poder. Tal fala ecoou no cotidiano escolar tendo em vista a formação de sujeitos modernos, onde tais intelectuais, como docentes, atrelavam suas convicções ao currículo ministrado. Tais ideias foram, aos poucos, se concretizando na representação da moderna arquitetura que se desenhava sobre as escolas de Campina Grande, acarretando toda uma simbologia da função da escola no contexto social. Para tal problemática nos utilizamos do conceito de Práticas de Subjetivação por Félix Guattari e de Processo Civilizador por Norbert Elias.Palavras-chave: Práticas de subjetivação; Arquitetura Escolar; Campina Grande.Programa de Pós-Graduação em História2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023Revista Ágora; n. 27 (2018); 24-40Ágora Journal; No. 27 (2018); 24-40Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 24-401980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023/14093Copyright (c) 2018 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Hadassa Araújo2020-08-23T21:10:43Zoai:periodicos.ufes.br:article/17023Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:43Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
title A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
spellingShingle A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
Costa, Hadassa Araújo
title_short A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
title_full A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
title_fullStr A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
title_full_unstemmed A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
title_sort A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
author Costa, Hadassa Araújo
author_facet Costa, Hadassa Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Hadassa Araújo
description RESUMONo início do século XX Campina Grande (na Paraíba) viu ser inserido no cotidiano da urbe a ideia de um modernização dos costumes advinda da prática discursiva e retórica de seus intelectuais, professores e bacharéis, em seus periódicos e nos seus espaços de poder. Tal fala ecoou no cotidiano escolar tendo em vista a formação de sujeitos modernos, onde tais intelectuais, como docentes, atrelavam suas convicções ao currículo ministrado. Tais ideias foram, aos poucos, se concretizando na representação da moderna arquitetura que se desenhava sobre as escolas de Campina Grande, acarretando toda uma simbologia da função da escola no contexto social. Para tal problemática nos utilizamos do conceito de Práticas de Subjetivação por Félix Guattari e de Processo Civilizador por Norbert Elias.Palavras-chave: Práticas de subjetivação; Arquitetura Escolar; Campina Grande.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023/14093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; n. 27 (2018); 24-40
Ágora Journal; No. 27 (2018); 24-40
Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 24-40
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207304606613504