A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023 |
Resumo: | RESUMONo início do século XX Campina Grande (na Paraíba) viu ser inserido no cotidiano da urbe a ideia de um modernização dos costumes advinda da prática discursiva e retórica de seus intelectuais, professores e bacharéis, em seus periódicos e nos seus espaços de poder. Tal fala ecoou no cotidiano escolar tendo em vista a formação de sujeitos modernos, onde tais intelectuais, como docentes, atrelavam suas convicções ao currículo ministrado. Tais ideias foram, aos poucos, se concretizando na representação da moderna arquitetura que se desenhava sobre as escolas de Campina Grande, acarretando toda uma simbologia da função da escola no contexto social. Para tal problemática nos utilizamos do conceito de Práticas de Subjetivação por Félix Guattari e de Processo Civilizador por Norbert Elias.Palavras-chave: Práticas de subjetivação; Arquitetura Escolar; Campina Grande. |
id |
UFES-10_53511657e5e52b2faf3ae58890773225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/17023 |
network_acronym_str |
UFES-10 |
network_name_str |
Revista Ágora (Vitória) |
repository_id_str |
|
spelling |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura EscolarRESUMONo início do século XX Campina Grande (na Paraíba) viu ser inserido no cotidiano da urbe a ideia de um modernização dos costumes advinda da prática discursiva e retórica de seus intelectuais, professores e bacharéis, em seus periódicos e nos seus espaços de poder. Tal fala ecoou no cotidiano escolar tendo em vista a formação de sujeitos modernos, onde tais intelectuais, como docentes, atrelavam suas convicções ao currículo ministrado. Tais ideias foram, aos poucos, se concretizando na representação da moderna arquitetura que se desenhava sobre as escolas de Campina Grande, acarretando toda uma simbologia da função da escola no contexto social. Para tal problemática nos utilizamos do conceito de Práticas de Subjetivação por Félix Guattari e de Processo Civilizador por Norbert Elias.Palavras-chave: Práticas de subjetivação; Arquitetura Escolar; Campina Grande.Programa de Pós-Graduação em História2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023Revista Ágora; n. 27 (2018); 24-40Ágora Journal; No. 27 (2018); 24-40Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 24-401980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023/14093Copyright (c) 2018 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Hadassa Araújo2020-08-23T21:10:43Zoai:periodicos.ufes.br:article/17023Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:43Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar |
title |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar |
spellingShingle |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar Costa, Hadassa Araújo |
title_short |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar |
title_full |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar |
title_fullStr |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar |
title_full_unstemmed |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar |
title_sort |
A modernidade no corpo e no espaço: Práticas de Subjetivação, Higiene Moderna e Arquitetura Escolar |
author |
Costa, Hadassa Araújo |
author_facet |
Costa, Hadassa Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Hadassa Araújo |
description |
RESUMONo início do século XX Campina Grande (na Paraíba) viu ser inserido no cotidiano da urbe a ideia de um modernização dos costumes advinda da prática discursiva e retórica de seus intelectuais, professores e bacharéis, em seus periódicos e nos seus espaços de poder. Tal fala ecoou no cotidiano escolar tendo em vista a formação de sujeitos modernos, onde tais intelectuais, como docentes, atrelavam suas convicções ao currículo ministrado. Tais ideias foram, aos poucos, se concretizando na representação da moderna arquitetura que se desenhava sobre as escolas de Campina Grande, acarretando toda uma simbologia da função da escola no contexto social. Para tal problemática nos utilizamos do conceito de Práticas de Subjetivação por Félix Guattari e de Processo Civilizador por Norbert Elias.Palavras-chave: Práticas de subjetivação; Arquitetura Escolar; Campina Grande. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023 |
url |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17023/14093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ágora; n. 27 (2018); 24-40 Ágora Journal; No. 27 (2018); 24-40 Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 24-40 1980-0096 reponame:Revista Ágora (Vitória) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista Ágora (Vitória) |
collection |
Revista Ágora (Vitória) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaagoraufes@gmail.com |
_version_ |
1792207304606613504 |