“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989 |
Resumo: | Esse artigo tem por objetivo analisar o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física nas escolas da Paraíba da primeira metade do século XX. Para tanto, utilizamos como fontes impressos que circularam na Paraíba tais como a Revista Evolução, a Revista do Ensino, o jornal A União e o jornal Voz da Borborema. Assim, buscamos perceber nesses veículos midiáticos o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, como meio para a medicalização e disciplinarização do corpo dos alunos. Dessa forma, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault (2010), enfatizando o conceito de poder disciplinar, que proporciona uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso. |
id |
UFES-10_f8ecb28d9afe7498b04f75dbe04cec0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/16989 |
network_acronym_str |
UFES-10 |
network_name_str |
Revista Ágora (Vitória) |
repository_id_str |
|
spelling |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)Esse artigo tem por objetivo analisar o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física nas escolas da Paraíba da primeira metade do século XX. Para tanto, utilizamos como fontes impressos que circularam na Paraíba tais como a Revista Evolução, a Revista do Ensino, o jornal A União e o jornal Voz da Borborema. Assim, buscamos perceber nesses veículos midiáticos o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, como meio para a medicalização e disciplinarização do corpo dos alunos. Dessa forma, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault (2010), enfatizando o conceito de poder disciplinar, que proporciona uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso.Programa de Pós-Graduação em História2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989Revista Ágora; n. 27 (2018); 80-99Ágora Journal; No. 27 (2018); 80-99Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 80-991980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989/14097Copyright (c) 2018 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS, ALEXANDROSOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS2020-08-23T21:10:43Zoai:periodicos.ufes.br:article/16989Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:43Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945) |
title |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945) |
spellingShingle |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945) DOS SANTOS, ALEXANDRO |
title_short |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945) |
title_full |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945) |
title_fullStr |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945) |
title_full_unstemmed |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945) |
title_sort |
“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945) |
author |
DOS SANTOS, ALEXANDRO |
author_facet |
DOS SANTOS, ALEXANDRO SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS |
author_role |
author |
author2 |
SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOS SANTOS, ALEXANDRO SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS |
description |
Esse artigo tem por objetivo analisar o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física nas escolas da Paraíba da primeira metade do século XX. Para tanto, utilizamos como fontes impressos que circularam na Paraíba tais como a Revista Evolução, a Revista do Ensino, o jornal A União e o jornal Voz da Borborema. Assim, buscamos perceber nesses veículos midiáticos o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, como meio para a medicalização e disciplinarização do corpo dos alunos. Dessa forma, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault (2010), enfatizando o conceito de poder disciplinar, que proporciona uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989 |
url |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989/14097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ágora; n. 27 (2018); 80-99 Ágora Journal; No. 27 (2018); 80-99 Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 80-99 1980-0096 reponame:Revista Ágora (Vitória) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista Ágora (Vitória) |
collection |
Revista Ágora (Vitória) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaagoraufes@gmail.com |
_version_ |
1792207304604516352 |