“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOS SANTOS, ALEXANDRO
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989
Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física nas escolas da Paraíba da primeira metade do século XX. Para tanto, utilizamos como fontes impressos que circularam na Paraíba tais como a Revista Evolução, a Revista do Ensino, o jornal A União e o jornal Voz da Borborema. Assim, buscamos perceber nesses veículos midiáticos o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, como meio para a medicalização e disciplinarização do corpo dos alunos. Dessa forma, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault (2010), enfatizando o conceito de poder disciplinar, que proporciona uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso.
id UFES-10_f8ecb28d9afe7498b04f75dbe04cec0b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/16989
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)Esse artigo tem por objetivo analisar o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física nas escolas da Paraíba da primeira metade do século XX. Para tanto, utilizamos como fontes impressos que circularam na Paraíba tais como a Revista Evolução, a Revista do Ensino, o jornal A União e o jornal Voz da Borborema. Assim, buscamos perceber nesses veículos midiáticos o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, como meio para a medicalização e disciplinarização do corpo dos alunos. Dessa forma, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault (2010), enfatizando o conceito de poder disciplinar, que proporciona uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso.Programa de Pós-Graduação em História2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989Revista Ágora; n. 27 (2018); 80-99Ágora Journal; No. 27 (2018); 80-99Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 80-991980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989/14097Copyright (c) 2018 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS, ALEXANDROSOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS2020-08-23T21:10:43Zoai:periodicos.ufes.br:article/16989Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:43Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
title “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
spellingShingle “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
DOS SANTOS, ALEXANDRO
title_short “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
title_full “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
title_fullStr “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
title_full_unstemmed “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
title_sort “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
author DOS SANTOS, ALEXANDRO
author_facet DOS SANTOS, ALEXANDRO
SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS
author_role author
author2 SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOS SANTOS, ALEXANDRO
SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS
description Esse artigo tem por objetivo analisar o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física nas escolas da Paraíba da primeira metade do século XX. Para tanto, utilizamos como fontes impressos que circularam na Paraíba tais como a Revista Evolução, a Revista do Ensino, o jornal A União e o jornal Voz da Borborema. Assim, buscamos perceber nesses veículos midiáticos o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, como meio para a medicalização e disciplinarização do corpo dos alunos. Dessa forma, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault (2010), enfatizando o conceito de poder disciplinar, que proporciona uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989/14097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; n. 27 (2018); 80-99
Ágora Journal; No. 27 (2018); 80-99
Revista Ágora; Núm. 27 (2018); 80-99
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207304604516352