UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA VIDRAÇARIA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO22 |
Resumo: | Independente do padrão e da localização, o vidro está presente na maioria dos lares brasileiros, devido a necessidade de se usá-lo ou somente para fins de embelezamento do ambiente. De acordo com o SEBRAE, a facilidade de se construir imóveis fez com que esse segmento de mercado tivesse uma expansão considerável nos últimos anos.Também segundo o SEBRAE, no ato de adquirir produtos dessa linha, os clientes se deparam com uma grande variedade, em sua maioria produzidos em vidraçarias de pequeno porte. O crescimento desse mercado resultou no acirramento da concorrência entre as empresas, esse acirramento da competição dá origem a uma “pressão competitiva”, que direciona as empresas para a busca de mais eficiência nas suas operações (Antunes et al. 2008). Dessa maneira, é de fundamental importância que a empresa tenha um conhecimento organizacional sobre si e seus concorrentes. Para isso, pode-se usar uma ferramenta estratégica, conhecida como Matriz SWOT (Chiavenato, 2003).Assim, com o exposto, o objetivo do presente estudo é fazer uma análise organizacional da situação atual do segmento de vidraçaria em São Mateus, ES, tendo como amostra a Vidraçaria X. |
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UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA VIDRAÇARIA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ESIndependente do padrão e da localização, o vidro está presente na maioria dos lares brasileiros, devido a necessidade de se usá-lo ou somente para fins de embelezamento do ambiente. De acordo com o SEBRAE, a facilidade de se construir imóveis fez com que esse segmento de mercado tivesse uma expansão considerável nos últimos anos.Também segundo o SEBRAE, no ato de adquirir produtos dessa linha, os clientes se deparam com uma grande variedade, em sua maioria produzidos em vidraçarias de pequeno porte. O crescimento desse mercado resultou no acirramento da concorrência entre as empresas, esse acirramento da competição dá origem a uma “pressão competitiva”, que direciona as empresas para a busca de mais eficiência nas suas operações (Antunes et al. 2008). Dessa maneira, é de fundamental importância que a empresa tenha um conhecimento organizacional sobre si e seus concorrentes. Para isso, pode-se usar uma ferramenta estratégica, conhecida como Matriz SWOT (Chiavenato, 2003).Assim, com o exposto, o objetivo do presente estudo é fazer uma análise organizacional da situação atual do segmento de vidraçaria em São Mateus, ES, tendo como amostra a Vidraçaria X.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2015-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO22Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 No. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-3Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 Núm. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-3Brazilian Journal of Production Engineering; v. 1 n. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-32447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO22/7953Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMargoto, DenerZordan, João PauloSilva, Rafael BoldiMaciel, WalterFreitas, Rodrigo Randow de2023-01-08T16:30:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/11396Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:09.620074Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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