UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA VIDRAÇARIA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margoto, Dener
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zordan, João Paulo, Silva, Rafael Boldi, Maciel, Walter, Freitas, Rodrigo Randow de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO22
Resumo: Independente do padrão e da localização, o vidro está presente na maioria dos lares brasileiros, devido a necessidade de se usá-lo ou somente para fins de embelezamento do ambiente. De acordo com o SEBRAE, a facilidade de se construir imóveis fez com que esse segmento de mercado tivesse uma expansão considerável nos últimos anos.Também segundo o SEBRAE, no ato de adquirir produtos dessa linha, os clientes se deparam com uma grande variedade, em sua maioria produzidos em vidraçarias de pequeno porte. O crescimento desse mercado resultou no acirramento da concorrência entre as empresas, esse acirramento da competição dá origem a uma “pressão competitiva”, que direciona as empresas para a busca de mais eficiência nas suas operações (Antunes et al. 2008). Dessa maneira, é de fundamental importância que a empresa tenha um conhecimento organizacional sobre si e seus concorrentes. Para isso, pode-se usar uma ferramenta estratégica, conhecida como Matriz SWOT (Chiavenato, 2003).Assim, com o exposto, o objetivo do presente estudo é fazer uma análise organizacional da situação atual do segmento de vidraçaria em São Mateus, ES, tendo como amostra a Vidraçaria X.
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