MARKETING: UMA ABORDAGEM COM ESTRATÉGIA VOLTADA PARA O CLIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Hawanni Ferrete
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fortuna, Leiliane Zanotelli, Muniz, Gardênia Vieira, Pozo, Osmar Vicente Chévez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO06
Resumo: Nos últimos anos com o aumento da competitividade e da inovação no mercado e a oferta de mais produtos e serviços, com preços reduzidos e/ou com a qualidade diferenciada, as empresas buscam maneiras para garantir uma nova fatia de mercado e a fidelidade de seus consumidores. Uma dessas maneiras é o estabelecimento de novas estratégias de marketing. Inicialmente o conceito de Marketing se limitava a propaganda, atualmente o chamado “Marketing 3.0” conceitua que as pessoas devem ser tratadas como seres humanos plenos: mente, coração e espírito. Logo, os produtos e serviços não só devem satisfazer os clientes pela funcionalidade, mas oferecer soluções para satisfazer o anseio de melhorar seu ambiente, bem como atentar-se a valorização dos clientes com seus relacionamentos e a sustentabilidade (Kotler et al, 2010, p. 4). Assim, a estratégia de Marketing que é o desdobramento da estratégia Corporativa da empresa, deve ser baseada em uma análise detalhada dos ambientes interno e externo e na análise SWOT. Segundo Ritchie (2012, p. 25), Marketing é identificar as oportunidades de mercado, o desejo e a necessidade dos clientes, coordenar os recursos internos e externos a fim de entregar produtos ou serviços que atendam o consumidor com uma margem de lucro saudável.
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