LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valente, Thiago Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415
Resumo: Este artigo apresenta resultados advindos do projeto de pesquisa “A leitura e os jovens leitores: práticas de letramento no Norte Pioneiro-PR”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), apoiado pela Fundação Araucária, e realizado na Universidade Estadual do Paraná, Campus Cornélio Procópio, por pesquisadores do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), contando, ainda, com colaboração de pesquisadores de grupos como o GP “Literatura e Leitura na Escola” (Unesp-FCL/Assis). Os objetivos da pesquisa, executada entre abril de 2012 e novembro de 2014, centram-se nos programas/projetos de fomento ao livro e à leitura entre jovens do Ensino Médio, nas escolas da rede de Educação Básica do Paraná. Como estratégia para aferição desse quadro, aplicaram-se questionários a 33 professores da escola pública paranaense, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), durante um dos cursos previstos no PDE, abordando questões sobre a leitura literária na escola.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitor. Políticas públicas.
id UFES-1_66df7561b2b2598822eeb12a6db6e8a6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10415
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLAEste artigo apresenta resultados advindos do projeto de pesquisa “A leitura e os jovens leitores: práticas de letramento no Norte Pioneiro-PR”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), apoiado pela Fundação Araucária, e realizado na Universidade Estadual do Paraná, Campus Cornélio Procópio, por pesquisadores do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), contando, ainda, com colaboração de pesquisadores de grupos como o GP “Literatura e Leitura na Escola” (Unesp-FCL/Assis). Os objetivos da pesquisa, executada entre abril de 2012 e novembro de 2014, centram-se nos programas/projetos de fomento ao livro e à leitura entre jovens do Ensino Médio, nas escolas da rede de Educação Básica do Paraná. Como estratégia para aferição desse quadro, aplicaram-se questionários a 33 professores da escola pública paranaense, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), durante um dos cursos previstos no PDE, abordando questões sobre a leitura literária na escola.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitor. Políticas públicas.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041510.47456/contexto.v%vi%i.10415Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415/7347Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroValente, Thiago Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10415Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.730248Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
title LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
spellingShingle LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
title_short LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
title_full LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
title_fullStr LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
title_full_unstemmed LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
title_sort LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
author Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
author_facet Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Valente, Thiago Alves
author_role author
author2 Valente, Thiago Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Valente, Thiago Alves
description Este artigo apresenta resultados advindos do projeto de pesquisa “A leitura e os jovens leitores: práticas de letramento no Norte Pioneiro-PR”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), apoiado pela Fundação Araucária, e realizado na Universidade Estadual do Paraná, Campus Cornélio Procópio, por pesquisadores do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), contando, ainda, com colaboração de pesquisadores de grupos como o GP “Literatura e Leitura na Escola” (Unesp-FCL/Assis). Os objetivos da pesquisa, executada entre abril de 2012 e novembro de 2014, centram-se nos programas/projetos de fomento ao livro e à leitura entre jovens do Ensino Médio, nas escolas da rede de Educação Básica do Paraná. Como estratégia para aferição desse quadro, aplicaram-se questionários a 33 professores da escola pública paranaense, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), durante um dos cursos previstos no PDE, abordando questões sobre a leitura literária na escola.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitor. Políticas públicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415
10.47456/contexto.v%vi%i.10415
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.10415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415/7347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i27
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399258767360