LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados advindos do projeto de pesquisa “A leitura e os jovens leitores: práticas de letramento no Norte Pioneiro-PR”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), apoiado pela Fundação Araucária, e realizado na Universidade Estadual do Paraná, Campus Cornélio Procópio, por pesquisadores do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), contando, ainda, com colaboração de pesquisadores de grupos como o GP “Literatura e Leitura na Escola” (Unesp-FCL/Assis). Os objetivos da pesquisa, executada entre abril de 2012 e novembro de 2014, centram-se nos programas/projetos de fomento ao livro e à leitura entre jovens do Ensino Médio, nas escolas da rede de Educação Básica do Paraná. Como estratégia para aferição desse quadro, aplicaram-se questionários a 33 professores da escola pública paranaense, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), durante um dos cursos previstos no PDE, abordando questões sobre a leitura literária na escola.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitor. Políticas públicas. |
id |
UFES-1_66df7561b2b2598822eeb12a6db6e8a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10415 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLAEste artigo apresenta resultados advindos do projeto de pesquisa “A leitura e os jovens leitores: práticas de letramento no Norte Pioneiro-PR”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), apoiado pela Fundação Araucária, e realizado na Universidade Estadual do Paraná, Campus Cornélio Procópio, por pesquisadores do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), contando, ainda, com colaboração de pesquisadores de grupos como o GP “Literatura e Leitura na Escola” (Unesp-FCL/Assis). Os objetivos da pesquisa, executada entre abril de 2012 e novembro de 2014, centram-se nos programas/projetos de fomento ao livro e à leitura entre jovens do Ensino Médio, nas escolas da rede de Educação Básica do Paraná. Como estratégia para aferição desse quadro, aplicaram-se questionários a 33 professores da escola pública paranaense, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), durante um dos cursos previstos no PDE, abordando questões sobre a leitura literária na escola.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitor. Políticas públicas.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041510.47456/contexto.v%vi%i.10415Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415/7347Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroValente, Thiago Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10415Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.730248Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA |
title |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA |
spellingShingle |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro |
title_short |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA |
title_full |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA |
title_fullStr |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA |
title_full_unstemmed |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA |
title_sort |
LEITURAS DE PROFESSORES: LIVROS, BIBLIOTECAS E ESCOLA |
author |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro |
author_facet |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Valente, Thiago Alves |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Thiago Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Valente, Thiago Alves |
description |
Este artigo apresenta resultados advindos do projeto de pesquisa “A leitura e os jovens leitores: práticas de letramento no Norte Pioneiro-PR”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), apoiado pela Fundação Araucária, e realizado na Universidade Estadual do Paraná, Campus Cornélio Procópio, por pesquisadores do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), contando, ainda, com colaboração de pesquisadores de grupos como o GP “Literatura e Leitura na Escola” (Unesp-FCL/Assis). Os objetivos da pesquisa, executada entre abril de 2012 e novembro de 2014, centram-se nos programas/projetos de fomento ao livro e à leitura entre jovens do Ensino Médio, nas escolas da rede de Educação Básica do Paraná. Como estratégia para aferição desse quadro, aplicaram-se questionários a 33 professores da escola pública paranaense, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), durante um dos cursos previstos no PDE, abordando questões sobre a leitura literária na escola.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitor. Políticas públicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415 10.47456/contexto.v%vi%i.10415 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10415/7347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399258767360 |