Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451 |
Resumo: | Os estudantes de Serviço Social foram convocados a realizar, em 2007 e 2010, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Este artigo objetiva problematizar o ENADE como integrante da contrarreforma do ensino superior brasileiro, que se encontra em curso, e, desta forma, contribuir para as reflexões do Serviço Social neste processo. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica de estudiosos da contrarreforma do ensino superior e da área de Educação, bem como a análise de dados fornecidos pelo INEP/MEC, principalmente aqueles relativos à expansão e ao financiamento da educação superior brasileira. Por fim, busca-se levar à discussão a necessidade de analisar o ENADE e as implicações do boicote à prova, realizado pelos estudantes de Serviço Social, no bojo do processo analisado, assim como intensificar o debate e aprofundar a pesquisa sobre a formação profissional entre a categoria profissional. |
id |
UFES-4_dcb396080d680d6bd288425416de1248 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/3451 |
network_acronym_str |
UFES-4 |
network_name_str |
Temporalis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço SocialOs estudantes de Serviço Social foram convocados a realizar, em 2007 e 2010, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Este artigo objetiva problematizar o ENADE como integrante da contrarreforma do ensino superior brasileiro, que se encontra em curso, e, desta forma, contribuir para as reflexões do Serviço Social neste processo. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica de estudiosos da contrarreforma do ensino superior e da área de Educação, bem como a análise de dados fornecidos pelo INEP/MEC, principalmente aqueles relativos à expansão e ao financiamento da educação superior brasileira. Por fim, busca-se levar à discussão a necessidade de analisar o ENADE e as implicações do boicote à prova, realizado pelos estudantes de Serviço Social, no bojo do processo analisado, assim como intensificar o debate e aprofundar a pesquisa sobre a formação profissional entre a categoria profissional.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2012-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/345110.22422/2238-1856.2010v10n20p137-165Temporalis; v. 10 n. 20 (2010): Temas Contemporâneos e Serviço Social: crise do capital, trabalho, assistência social e formação profissional; 137-1652238-18561518-793410.22422/2238-1856.2010v10n20reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451/2699Copyright (c) 2014 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Larissa Dahmer2016-12-01T14:14:45Zoai:periodicos.ufes.br:article/3451Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2016-12-01T14:14:45Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social |
title |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social |
spellingShingle |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social Pereira, Larissa Dahmer |
title_short |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social |
title_full |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social |
title_fullStr |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social |
title_full_unstemmed |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social |
title_sort |
Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social |
author |
Pereira, Larissa Dahmer |
author_facet |
Pereira, Larissa Dahmer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Larissa Dahmer |
description |
Os estudantes de Serviço Social foram convocados a realizar, em 2007 e 2010, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Este artigo objetiva problematizar o ENADE como integrante da contrarreforma do ensino superior brasileiro, que se encontra em curso, e, desta forma, contribuir para as reflexões do Serviço Social neste processo. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica de estudiosos da contrarreforma do ensino superior e da área de Educação, bem como a análise de dados fornecidos pelo INEP/MEC, principalmente aqueles relativos à expansão e ao financiamento da educação superior brasileira. Por fim, busca-se levar à discussão a necessidade de analisar o ENADE e as implicações do boicote à prova, realizado pelos estudantes de Serviço Social, no bojo do processo analisado, assim como intensificar o debate e aprofundar a pesquisa sobre a formação profissional entre a categoria profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451 10.22422/2238-1856.2010v10n20p137-165 |
url |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451 |
identifier_str_mv |
10.22422/2238-1856.2010v10n20p137-165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451/2699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Temporalis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Temporalis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalis; v. 10 n. 20 (2010): Temas Contemporâneos e Serviço Social: crise do capital, trabalho, assistência social e formação profissional; 137-165 2238-1856 1518-7934 10.22422/2238-1856.2010v10n20 reponame:Temporalis (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social instacron:UFES |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Temporalis (Online) |
collection |
Temporalis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
repository.mail.fl_str_mv |
lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com |
_version_ |
1799699030137110528 |