Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Basoni, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso Reis Merlo, Marianna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39011
Resumo: Este artigo tem como objetivo contribuir para estudos acerca da formação docente para a educação linguística no âmbito da Linguística Aplicada, ao viabilizar discussões que apontam a autoetnografia como uma possibilidade epistemológica que leva em consideração as recentes transformações sociais e possibilita transformações outras. Nesse intuito, relacionamos conceitos referentes à autoetnografia e à formação docente e argumentamos que a autoetnografia pode contribuir para que professores assumam identificações que os considerem sujeitos críticos e produtores de conhecimentos.  Em uma perspectiva autoetnográfica, resgatamos nosso encontro com a autoetnografia para demonstrar como esse contato tem contribuído para assumirmos novas identificações como agentes produtoras de conhecimento. As discussões aqui apresentadas são fruto das pesquisas de doutorado de duas professoras: uma de Língua Portuguesa e outra de Língua Inglesa, que desenvolveram estudos tendo a autoetnografia como viés teórico-metodológico. Este estudo destaca o potencial da autoetnografia ao configurar-se alternativa viável para amparar o fazer investigativo acerca da formação docente em Linguística Aplicada.
id UFES-6_29abec3bb5d4bac928d1201340387cd1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/39011
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identificationsAutoetnografia e formação docente: história e identificaçõesAutoetnografiaFormação de professoresIdentificaçõesEste artigo tem como objetivo contribuir para estudos acerca da formação docente para a educação linguística no âmbito da Linguística Aplicada, ao viabilizar discussões que apontam a autoetnografia como uma possibilidade epistemológica que leva em consideração as recentes transformações sociais e possibilita transformações outras. Nesse intuito, relacionamos conceitos referentes à autoetnografia e à formação docente e argumentamos que a autoetnografia pode contribuir para que professores assumam identificações que os considerem sujeitos críticos e produtores de conhecimentos.  Em uma perspectiva autoetnográfica, resgatamos nosso encontro com a autoetnografia para demonstrar como esse contato tem contribuído para assumirmos novas identificações como agentes produtoras de conhecimento. As discussões aqui apresentadas são fruto das pesquisas de doutorado de duas professoras: uma de Língua Portuguesa e outra de Língua Inglesa, que desenvolveram estudos tendo a autoetnografia como viés teórico-metodológico. Este estudo destaca o potencial da autoetnografia ao configurar-se alternativa viável para amparar o fazer investigativo acerca da formação docente em Linguística Aplicada.This article aims to contribute to studies on language teacher education in the field of Applied Linguistics. It enables discussions that put forward autoethnography as an epistemological possibility that considers recent social changes and promotes other necessary changes. In this sense, we relate concepts regarding autoethnography and teacher education, arguing that autoethnography may contribute to the assumption of teachers as critical subjects and producers of knowledge. Through an autoethnographic perspective, we recall our encounter with autoethnography to demonstrate how it has helped us assume new identifications as agents who produce knowledge. The discussions presented in this article result from doctoral research carried out by two teachers: a Portuguese language teacher and an English language teacher, who developed their study having autoethnography as a theoretical and methodological framework. This study highlights autoethnography’s potential as a feasible alternative to serve as a basis for investigations on teacher education in Applied Linguistics.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3901110.47456/cl.v16i35.39011Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades; 79-93Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades; 79-931982-291X2317-347510.47456/cl.v16i35reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39011/26333Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes Basoni, Isabel CristinaCardoso Reis Merlo, Marianna2022-12-29T08:54:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/39011Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2022-12-29T08:54:34Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications
Autoetnografia e formação docente: história e identificações
title Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications
spellingShingle Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications
Gomes Basoni, Isabel Cristina
Autoetnografia
Formação de professores
Identificações
title_short Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications
title_full Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications
title_fullStr Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications
title_full_unstemmed Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications
title_sort Autoethnography and teacher education: Autoethnography anstories and identifications
author Gomes Basoni, Isabel Cristina
author_facet Gomes Basoni, Isabel Cristina
Cardoso Reis Merlo, Marianna
author_role author
author2 Cardoso Reis Merlo, Marianna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Basoni, Isabel Cristina
Cardoso Reis Merlo, Marianna
dc.subject.por.fl_str_mv Autoetnografia
Formação de professores
Identificações
topic Autoetnografia
Formação de professores
Identificações
description Este artigo tem como objetivo contribuir para estudos acerca da formação docente para a educação linguística no âmbito da Linguística Aplicada, ao viabilizar discussões que apontam a autoetnografia como uma possibilidade epistemológica que leva em consideração as recentes transformações sociais e possibilita transformações outras. Nesse intuito, relacionamos conceitos referentes à autoetnografia e à formação docente e argumentamos que a autoetnografia pode contribuir para que professores assumam identificações que os considerem sujeitos críticos e produtores de conhecimentos.  Em uma perspectiva autoetnográfica, resgatamos nosso encontro com a autoetnografia para demonstrar como esse contato tem contribuído para assumirmos novas identificações como agentes produtoras de conhecimento. As discussões aqui apresentadas são fruto das pesquisas de doutorado de duas professoras: uma de Língua Portuguesa e outra de Língua Inglesa, que desenvolveram estudos tendo a autoetnografia como viés teórico-metodológico. Este estudo destaca o potencial da autoetnografia ao configurar-se alternativa viável para amparar o fazer investigativo acerca da formação docente em Linguística Aplicada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39011
10.47456/cl.v16i35.39011
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39011
identifier_str_mv 10.47456/cl.v16i35.39011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39011/26333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades; 79-93
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades; 79-93
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v16i35
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699011644424192