OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10580 |
Resumo: | Os pressupostos norteadores do ensino de Português como língua materna recomendam práticas pedagógicas centradas na concepção interacionista da linguagem, defendida pelo círculo bakhtiniano. Entretanto, ainda hoje é difícil encontrar essa visão subsidiando as atividades em sala de aula, sobretudo as atividades de análise linguística. Além da confusão estabelecida entre o ensino de análise linguística e o ensino da gramática tradicional, verifica-se também que as metodologias assumidas pelos docentes nem sempre favorecem uma reflexão acerca dos fenômenos linguísticos. Assim, este artigo traz para discussão a proposta metodológica de ensino de língua materna por meio das sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com foco nos estágios modulares, mostrando que essas etapas privilegiam e facilitam atividades de acordo com as bases da análise linguística. |
id |
UFES-6_3abcc4de2470fcee2e50508db623e018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10580 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORASOs pressupostos norteadores do ensino de Português como língua materna recomendam práticas pedagógicas centradas na concepção interacionista da linguagem, defendida pelo círculo bakhtiniano. Entretanto, ainda hoje é difícil encontrar essa visão subsidiando as atividades em sala de aula, sobretudo as atividades de análise linguística. Além da confusão estabelecida entre o ensino de análise linguística e o ensino da gramática tradicional, verifica-se também que as metodologias assumidas pelos docentes nem sempre favorecem uma reflexão acerca dos fenômenos linguísticos. Assim, este artigo traz para discussão a proposta metodológica de ensino de língua materna por meio das sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com foco nos estágios modulares, mostrando que essas etapas privilegiam e facilitam atividades de acordo com as bases da análise linguística.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10580Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 14 (2015): Revista (Con)Textos Linguísticos; 08-22Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 14 (2015): Revista (Con)Textos Linguísticos; 08-221982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10580/20785Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Andréia de Fátima RutiquewiskiSouza, Sweder2020-06-17T23:09:13Zoai:periodicos.ufes.br:article/10580Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-06-17T23:09:13Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS |
title |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS |
spellingShingle |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski |
title_short |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS |
title_full |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS |
title_fullStr |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS |
title_full_unstemmed |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS |
title_sort |
OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS |
author |
Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski |
author_facet |
Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski Souza, Sweder |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Sweder |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski Souza, Sweder |
description |
Os pressupostos norteadores do ensino de Português como língua materna recomendam práticas pedagógicas centradas na concepção interacionista da linguagem, defendida pelo círculo bakhtiniano. Entretanto, ainda hoje é difícil encontrar essa visão subsidiando as atividades em sala de aula, sobretudo as atividades de análise linguística. Além da confusão estabelecida entre o ensino de análise linguística e o ensino da gramática tradicional, verifica-se também que as metodologias assumidas pelos docentes nem sempre favorecem uma reflexão acerca dos fenômenos linguísticos. Assim, este artigo traz para discussão a proposta metodológica de ensino de língua materna por meio das sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com foco nos estágios modulares, mostrando que essas etapas privilegiam e facilitam atividades de acordo com as bases da análise linguística. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10580 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10580/20785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 14 (2015): Revista (Con)Textos Linguísticos; 08-22 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 14 (2015): Revista (Con)Textos Linguísticos; 08-22 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009864990720 |