O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gediel, Ana Luisa Borba
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Charley Pereira, Oliveira, Cristiane Lopes Rocha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13701
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA como meio de acessibilidade ao ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no contexto do ensino superior. A pesquisa envolveu a formação de uma equipe interdisciplinar para o entendimento e a formação acerca do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. A metodologia da pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados como métodos de coleta e discussão dos dados a observação participante e notas de campo. Os dados foram produzidos no contexto de sala de aula de LIBRAS do ensino superior, para verificar a apreensão dos(as) acadêmicos(as) frente aos conteúdos gramaticais a partir dos recursos postados no ambiente virtual. Os resultados demonstram que a utilização do AVA no processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS, usufruindo de uma diversidade de matérias visuais, evidencia melhorias no percurso prático de apreensão linguística, se desenvolvida de forma responsável, sob orientação docente e levando em consideração a realidade de todos os envolvidos no processo.
id UFES-6_4abb83dde81cc24573302c57e7a2a294
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/13701
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRASO presente artigo objetiva apresentar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA como meio de acessibilidade ao ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no contexto do ensino superior. A pesquisa envolveu a formação de uma equipe interdisciplinar para o entendimento e a formação acerca do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. A metodologia da pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados como métodos de coleta e discussão dos dados a observação participante e notas de campo. Os dados foram produzidos no contexto de sala de aula de LIBRAS do ensino superior, para verificar a apreensão dos(as) acadêmicos(as) frente aos conteúdos gramaticais a partir dos recursos postados no ambiente virtual. Os resultados demonstram que a utilização do AVA no processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS, usufruindo de uma diversidade de matérias visuais, evidencia melhorias no percurso prático de apreensão linguística, se desenvolvida de forma responsável, sob orientação docente e levando em consideração a realidade de todos os envolvidos no processo.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13701Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 16 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 24-37Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 16 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 24-371982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13701/10800Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGediel, Ana Luisa BorbaSoares, Charley PereiraOliveira, Cristiane Lopes Rocha de2017-03-21T13:39:51Zoai:periodicos.ufes.br:article/13701Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-03-21T13:39:51Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
title O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
spellingShingle O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
Gediel, Ana Luisa Borba
title_short O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
title_full O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
title_fullStr O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
title_full_unstemmed O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
title_sort O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
author Gediel, Ana Luisa Borba
author_facet Gediel, Ana Luisa Borba
Soares, Charley Pereira
Oliveira, Cristiane Lopes Rocha de
author_role author
author2 Soares, Charley Pereira
Oliveira, Cristiane Lopes Rocha de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gediel, Ana Luisa Borba
Soares, Charley Pereira
Oliveira, Cristiane Lopes Rocha de
description O presente artigo objetiva apresentar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA como meio de acessibilidade ao ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no contexto do ensino superior. A pesquisa envolveu a formação de uma equipe interdisciplinar para o entendimento e a formação acerca do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. A metodologia da pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados como métodos de coleta e discussão dos dados a observação participante e notas de campo. Os dados foram produzidos no contexto de sala de aula de LIBRAS do ensino superior, para verificar a apreensão dos(as) acadêmicos(as) frente aos conteúdos gramaticais a partir dos recursos postados no ambiente virtual. Os resultados demonstram que a utilização do AVA no processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS, usufruindo de uma diversidade de matérias visuais, evidencia melhorias no percurso prático de apreensão linguística, se desenvolvida de forma responsável, sob orientação docente e levando em consideração a realidade de todos os envolvidos no processo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13701
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13701/10800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 16 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 24-37
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 16 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 24-37
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010184806400