Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110 |
Resumo: | Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística (GÓMEZ MOLINA, 1996; BLANCO CANALES, 2004; MORENO FERNÁNDEZ, 2009) e nas contribuições da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2001; AGUILERA, 2008), neste trabalho temos como objetivo principal analisar as concepções dos professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), em formação inicial, acerca das variedades linguísticas desse idioma. O estudo proposto é essencialmente qualitativo e de natureza interpretativista. Para desenvolvê-lo, investigamos 6 professores de ELE em formação inicial, matriculados em um curso de Licenciatura em Letras ˗ Espanhol. Os dados do estudo foram gerados por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, observamos que os sujeitos investigados demonstram ter preferências por determinadas variedades da Língua Espanhola em detrimento de outras. Avaliamos, ainda, que os fatores que mais influenciaram as atitudes dos futuros professores de ELE foram os de natureza fonética e fonológica (prosódia), em especial, o tempo/a duração de elocução e o ritmo de fala dos locutores hispanofalantes. Entretanto, averiguamos que a frequência de voz não é um elemento que exerce grande interferência nas atitudes linguísticas dos estudantes investigados. |
id |
UFES-6_642398a6d924dde3df86641ca16780d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/38110 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicialAnalyzing the linguistic beliefs and attitudes of Brazilian Spanish teachers in initial trainingatitude linguísticalíngua espanholaSociolinguísticaformação docente.linguistic attitudespanish languageSociolinguisticsteacher trainingCom base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística (GÓMEZ MOLINA, 1996; BLANCO CANALES, 2004; MORENO FERNÁNDEZ, 2009) e nas contribuições da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2001; AGUILERA, 2008), neste trabalho temos como objetivo principal analisar as concepções dos professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), em formação inicial, acerca das variedades linguísticas desse idioma. O estudo proposto é essencialmente qualitativo e de natureza interpretativista. Para desenvolvê-lo, investigamos 6 professores de ELE em formação inicial, matriculados em um curso de Licenciatura em Letras ˗ Espanhol. Os dados do estudo foram gerados por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, observamos que os sujeitos investigados demonstram ter preferências por determinadas variedades da Língua Espanhola em detrimento de outras. Avaliamos, ainda, que os fatores que mais influenciaram as atitudes dos futuros professores de ELE foram os de natureza fonética e fonológica (prosódia), em especial, o tempo/a duração de elocução e o ritmo de fala dos locutores hispanofalantes. Entretanto, averiguamos que a frequência de voz não é um elemento que exerce grande interferência nas atitudes linguísticas dos estudantes investigados.Based on the theoretical assumptions of Sociolinguistics (GÓMEZ MOLINA, 1996; BLANCO CANALES, 2004; MORENO FERNÁNDEZ, 2009) and on the contributions of Applied Linguistics (BARCELOS, 2001; AGUILERA, 2008), this study aims to analyze preservice Spanish as a Foreign Language (ELE) teacher’s attitudes regarding Spanish language varieties. The study methodological design is qualitative and interpretive in nature. We investigated 6 ELE preservice teachers pursuing an undergraduate degree in Spanish at UNEB. The data were gathered through questionnaires and interviews. As a result, we observed that the investigated participants showed preferences towards specific varieties of the Spanish language to the detriment of others. We also concluded that prosody was the linguistic factor which most influenced future ELE teacher’s linguistic attitudess speech rate and accent in particular. However, we found that the voice pitch is not a factor that exerted great influence on the participants’ the linguistic attitudes regarding preferences for specific Spanish varieties.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3811010.47456/cl.v16i34.38110Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 34 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística; 15-33Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 34 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística; 15-331982-291X2317-347510.47456/cl.v16i34reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110/25892Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Gomes, AlineAraújo de Souza, Cyndi Amanda2022-11-30T13:29:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/38110Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2022-11-30T13:29:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial Analyzing the linguistic beliefs and attitudes of Brazilian Spanish teachers in initial training |
title |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial |
spellingShingle |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial Silva Gomes, Aline atitude linguística língua espanhola Sociolinguística formação docente. linguistic attitude spanish language Sociolinguistics teacher training |
title_short |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial |
title_full |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial |
title_fullStr |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial |
title_full_unstemmed |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial |
title_sort |
Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial |
author |
Silva Gomes, Aline |
author_facet |
Silva Gomes, Aline Araújo de Souza, Cyndi Amanda |
author_role |
author |
author2 |
Araújo de Souza, Cyndi Amanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Gomes, Aline Araújo de Souza, Cyndi Amanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atitude linguística língua espanhola Sociolinguística formação docente. linguistic attitude spanish language Sociolinguistics teacher training |
topic |
atitude linguística língua espanhola Sociolinguística formação docente. linguistic attitude spanish language Sociolinguistics teacher training |
description |
Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística (GÓMEZ MOLINA, 1996; BLANCO CANALES, 2004; MORENO FERNÁNDEZ, 2009) e nas contribuições da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2001; AGUILERA, 2008), neste trabalho temos como objetivo principal analisar as concepções dos professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), em formação inicial, acerca das variedades linguísticas desse idioma. O estudo proposto é essencialmente qualitativo e de natureza interpretativista. Para desenvolvê-lo, investigamos 6 professores de ELE em formação inicial, matriculados em um curso de Licenciatura em Letras ˗ Espanhol. Os dados do estudo foram gerados por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, observamos que os sujeitos investigados demonstram ter preferências por determinadas variedades da Língua Espanhola em detrimento de outras. Avaliamos, ainda, que os fatores que mais influenciaram as atitudes dos futuros professores de ELE foram os de natureza fonética e fonológica (prosódia), em especial, o tempo/a duração de elocução e o ritmo de fala dos locutores hispanofalantes. Entretanto, averiguamos que a frequência de voz não é um elemento que exerce grande interferência nas atitudes linguísticas dos estudantes investigados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110 10.47456/cl.v16i34.38110 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110 |
identifier_str_mv |
10.47456/cl.v16i34.38110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110/25892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 34 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística; 15-33 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 34 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística; 15-33 1982-291X 2317-3475 10.47456/cl.v16i34 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699011605626880 |