Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Gomes, Aline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo de Souza, Cyndi Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110
Resumo: Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística (GÓMEZ MOLINA, 1996; BLANCO CANALES, 2004; MORENO FERNÁNDEZ, 2009) e nas contribuições da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2001; AGUILERA, 2008), neste trabalho temos como objetivo principal analisar as concepções dos professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), em formação inicial, acerca das variedades linguísticas desse idioma. O estudo proposto é essencialmente qualitativo e de natureza interpretativista. Para desenvolvê-lo, investigamos 6 professores de ELE em formação inicial, matriculados em um curso de Licenciatura em Letras ˗ Espanhol. Os dados do estudo foram gerados por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, observamos que os sujeitos investigados demonstram ter preferências por determinadas variedades da Língua Espanhola em detrimento de outras. Avaliamos, ainda, que os fatores que mais influenciaram as atitudes dos futuros professores de ELE foram os de natureza fonética e fonológica (prosódia), em especial, o tempo/a duração de elocução e o ritmo de fala dos locutores hispanofalantes. Entretanto, averiguamos que a frequência de voz não é um elemento que exerce grande interferência nas atitudes linguísticas dos estudantes investigados.
id UFES-6_642398a6d924dde3df86641ca16780d0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/38110
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicialAnalyzing the linguistic beliefs and attitudes of Brazilian Spanish teachers in initial trainingatitude linguísticalíngua espanholaSociolinguísticaformação docente.linguistic attitudespanish languageSociolinguisticsteacher trainingCom base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística (GÓMEZ MOLINA, 1996; BLANCO CANALES, 2004; MORENO FERNÁNDEZ, 2009) e nas contribuições da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2001; AGUILERA, 2008), neste trabalho temos como objetivo principal analisar as concepções dos professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), em formação inicial, acerca das variedades linguísticas desse idioma. O estudo proposto é essencialmente qualitativo e de natureza interpretativista. Para desenvolvê-lo, investigamos 6 professores de ELE em formação inicial, matriculados em um curso de Licenciatura em Letras ˗ Espanhol. Os dados do estudo foram gerados por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, observamos que os sujeitos investigados demonstram ter preferências por determinadas variedades da Língua Espanhola em detrimento de outras. Avaliamos, ainda, que os fatores que mais influenciaram as atitudes dos futuros professores de ELE foram os de natureza fonética e fonológica (prosódia), em especial, o tempo/a duração de elocução e o ritmo de fala dos locutores hispanofalantes. Entretanto, averiguamos que a frequência de voz não é um elemento que exerce grande interferência nas atitudes linguísticas dos estudantes investigados.Based on the theoretical assumptions of Sociolinguistics (GÓMEZ MOLINA, 1996; BLANCO CANALES, 2004; MORENO FERNÁNDEZ, 2009) and on the contributions of Applied Linguistics (BARCELOS, 2001; AGUILERA, 2008), this study aims to analyze  preservice Spanish as a Foreign Language (ELE) teacher’s attitudes regarding Spanish language varieties. The study methodological design is qualitative  and interpretive in nature. We investigated 6 ELE preservice teachers pursuing an undergraduate degree in Spanish at UNEB. The data were gathered through questionnaires and interviews. As a result, we observed that the investigated participants showed preferences towards specific varieties of the Spanish language to the detriment of others. We also concluded that prosody was the linguistic factor which most influenced future ELE teacher’s linguistic attitudess speech rate and accent in particular. However, we found that the voice pitch is not a factor that exerted great influence on the participants’ the linguistic attitudes regarding preferences for specific Spanish varieties.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3811010.47456/cl.v16i34.38110Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 34 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística; 15-33Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 34 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística; 15-331982-291X2317-347510.47456/cl.v16i34reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110/25892Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Gomes, AlineAraújo de Souza, Cyndi Amanda2022-11-30T13:29:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/38110Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2022-11-30T13:29:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
Analyzing the linguistic beliefs and attitudes of Brazilian Spanish teachers in initial training
title Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
spellingShingle Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
Silva Gomes, Aline
atitude linguística
língua espanhola
Sociolinguística
formação docente.
linguistic attitude
spanish language
Sociolinguistics
teacher training
title_short Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
title_full Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
title_fullStr Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
title_full_unstemmed Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
title_sort Analisando as crenças e atitudes linguísticas de professores brasileiros de espanhol em formação inicial
author Silva Gomes, Aline
author_facet Silva Gomes, Aline
Araújo de Souza, Cyndi Amanda
author_role author
author2 Araújo de Souza, Cyndi Amanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Gomes, Aline
Araújo de Souza, Cyndi Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv atitude linguística
língua espanhola
Sociolinguística
formação docente.
linguistic attitude
spanish language
Sociolinguistics
teacher training
topic atitude linguística
língua espanhola
Sociolinguística
formação docente.
linguistic attitude
spanish language
Sociolinguistics
teacher training
description Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística (GÓMEZ MOLINA, 1996; BLANCO CANALES, 2004; MORENO FERNÁNDEZ, 2009) e nas contribuições da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2001; AGUILERA, 2008), neste trabalho temos como objetivo principal analisar as concepções dos professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), em formação inicial, acerca das variedades linguísticas desse idioma. O estudo proposto é essencialmente qualitativo e de natureza interpretativista. Para desenvolvê-lo, investigamos 6 professores de ELE em formação inicial, matriculados em um curso de Licenciatura em Letras ˗ Espanhol. Os dados do estudo foram gerados por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, observamos que os sujeitos investigados demonstram ter preferências por determinadas variedades da Língua Espanhola em detrimento de outras. Avaliamos, ainda, que os fatores que mais influenciaram as atitudes dos futuros professores de ELE foram os de natureza fonética e fonológica (prosódia), em especial, o tempo/a duração de elocução e o ritmo de fala dos locutores hispanofalantes. Entretanto, averiguamos que a frequência de voz não é um elemento que exerce grande interferência nas atitudes linguísticas dos estudantes investigados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110
10.47456/cl.v16i34.38110
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110
identifier_str_mv 10.47456/cl.v16i34.38110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38110/25892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 34 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística; 15-33
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 34 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística; 15-33
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v16i34
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699011605626880