INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938 |
Resumo: | Em um contexto global cada vez mais marcado por recursos tecnológicos, temos evidenciado as complexidades e desafios da educação e da formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo é discutir perspectivas de futuros professores de língua inglesa sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de línguas. Este é um estudo de natureza qualitativa e interpretativista e compreende uma parte dos dados gerados para a realização de uma pesquisa de mestrado. Buscamos refletir sobre as relações entre formação crítica de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias digitais para que seja possível discutir práticas (des)contextualizadas. Assim, encontramos subsídios teóricos nas discussões sobre educação linguística em línguas estrangeiras (FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2018; SOUZA, 2018; DUBOC, 2014; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2009), bem como sobre a compreensão das tecnologias digitais e das práticas educacionais (VETROMILLE-CASTRO, 2019; SELWYN, 2017; MATTOS, 2011), dentre outros. Os resultados apontam para a importância no foco em formação crítica de professores para que o uso da tecnologia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras seja considerado de modo crítico e questionador, buscando ir além de técnicas de como usar recursos tecnológicos. |
id |
UFES-6_e359052c2bc7e36cb7cfe152a5e4c719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/31938 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICESFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICAS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS (DES)CONTEXTUALIZADASInitial teacher educationDigital technologiesCritical educationEFLFormação inicial de professoresTecnologias digitaisEducação críticaLíngua inglesaEm um contexto global cada vez mais marcado por recursos tecnológicos, temos evidenciado as complexidades e desafios da educação e da formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo é discutir perspectivas de futuros professores de língua inglesa sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de línguas. Este é um estudo de natureza qualitativa e interpretativista e compreende uma parte dos dados gerados para a realização de uma pesquisa de mestrado. Buscamos refletir sobre as relações entre formação crítica de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias digitais para que seja possível discutir práticas (des)contextualizadas. Assim, encontramos subsídios teóricos nas discussões sobre educação linguística em línguas estrangeiras (FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2018; SOUZA, 2018; DUBOC, 2014; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2009), bem como sobre a compreensão das tecnologias digitais e das práticas educacionais (VETROMILLE-CASTRO, 2019; SELWYN, 2017; MATTOS, 2011), dentre outros. Os resultados apontam para a importância no foco em formação crítica de professores para que o uso da tecnologia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras seja considerado de modo crítico e questionador, buscando ir além de técnicas de como usar recursos tecnológicos.In a global context that is increasingly marked by technological resources, we have been witnessing the complexities and challenges of education and foreign language teacher education. The aim of this paper is to discuss future English teachers’ perspectives about the use of digital technologies to teach and learn languages. It is a qualitative and interpretative study, and it focuses on data gathered through the development of a Master’s thesis. It seeks to reflect on the relationships between critical English teacher education and the use of digital technologies so that it is possible to discuss (de)contextualized practices. Thus, theoretical support is found in discussions about foreign language linguistic education (FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2018; SOUZA, 2018; DUBOC, 2014; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2009), as well as in the comprehension of digital technologies and educational practices (VETROMILLE-CASTRO, 2019; SELWYN, 2017; MATTOS, 2011), among others. Results point to the importance of focusing on critical teacher education in order to consider the use of technology in teaching and learning foreign languages in a critical and questioning way, seeking to go beyond techniques of how to use technological resources.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3193810.47456/cl.v14i29.31938Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 543-564Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 543-5641982-291X2317-347510.47456/cl.v14i29reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938/22551Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Jotto Kawachi-Furlan, CláudiaVales Lacerda, Vagno2020-12-30T15:38:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/31938Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-12-30T15:38:21Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICAS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS (DES)CONTEXTUALIZADAS |
title |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES |
spellingShingle |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia Initial teacher education Digital technologies Critical education EFL Formação inicial de professores Tecnologias digitais Educação crítica Língua inglesa |
title_short |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES |
title_full |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES |
title_fullStr |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES |
title_full_unstemmed |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES |
title_sort |
INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES |
author |
Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia |
author_facet |
Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia Vales Lacerda, Vagno |
author_role |
author |
author2 |
Vales Lacerda, Vagno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia Vales Lacerda, Vagno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Initial teacher education Digital technologies Critical education EFL Formação inicial de professores Tecnologias digitais Educação crítica Língua inglesa |
topic |
Initial teacher education Digital technologies Critical education EFL Formação inicial de professores Tecnologias digitais Educação crítica Língua inglesa |
description |
Em um contexto global cada vez mais marcado por recursos tecnológicos, temos evidenciado as complexidades e desafios da educação e da formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo é discutir perspectivas de futuros professores de língua inglesa sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de línguas. Este é um estudo de natureza qualitativa e interpretativista e compreende uma parte dos dados gerados para a realização de uma pesquisa de mestrado. Buscamos refletir sobre as relações entre formação crítica de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias digitais para que seja possível discutir práticas (des)contextualizadas. Assim, encontramos subsídios teóricos nas discussões sobre educação linguística em línguas estrangeiras (FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2018; SOUZA, 2018; DUBOC, 2014; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2009), bem como sobre a compreensão das tecnologias digitais e das práticas educacionais (VETROMILLE-CASTRO, 2019; SELWYN, 2017; MATTOS, 2011), dentre outros. Os resultados apontam para a importância no foco em formação crítica de professores para que o uso da tecnologia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras seja considerado de modo crítico e questionador, buscando ir além de técnicas de como usar recursos tecnológicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938 10.47456/cl.v14i29.31938 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938 |
identifier_str_mv |
10.47456/cl.v14i29.31938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938/22551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 543-564 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 543-564 1982-291X 2317-3475 10.47456/cl.v14i29 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699011096018944 |