Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vinicius Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/13604
Resumo: This research aimed to investigate the determinations that led to the emptying of history contents in the BNCC and what limits it imposes on the development of historical thinking in individuals. The central hypothesis we have defended here is that this p
id UFES_1f4771bd5cc53f03b953226c93249aa8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/13604
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Marsiglia, Ana Carolina Galvaohttps://orcid.org/0000000184518269http://lattes.cnpq.br/0054673032961970Machado, Vinicius Oliveirahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Guerrieri, Mauricio Abdallahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/8019821690434036Cruz, Cesar Albenes de Mendoncahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/2024-05-29T22:11:46Z2024-05-29T22:11:46Z2019-09-25This research aimed to investigate the determinations that led to the emptying of history contents in the BNCC and what limits it imposes on the development of historical thinking in individuals. The central hypothesis we have defended here is that this pA presente pesquisa teve como objetivo investigar as determinações que levaram ao esvaziamento dos conteúdos de história na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e quais limites ele impõe ao desenvolvimento de um pensamento histórico nos indivíduos. A hipFundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/13604porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de Educaçãosubject.br-rjbnEducaçãoCurrículo de históriaBase Nacional Comum CurricularPedag Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competênciastitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALViniciusOliveiraMachado-2019-Dissertacao.pdfapplication/pdf1277522http://repositorio.ufes.br/bitstreams/9c0c5533-0601-464c-bcec-224e954bfbde/download34ac912f4cf634cefa93c964fbf65ec0MD5110/136042024-07-18 06:00:16.478oai:repositorio.ufes.br:10/13604http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:00.727575Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências
spellingShingle Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências
Machado, Vinicius Oliveira
Educação
Currículo de história
Base Nacional Comum Curricular
Pedag
subject.br-rjbn
title_short Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências
title_full Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências
title_fullStr Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências
title_full_unstemmed Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências
title_sort Crítica ao esvaziamento do currículo de história: a BNCC e a pedagogia das competências
author Machado, Vinicius Oliveira
author_facet Machado, Vinicius Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marsiglia, Ana Carolina Galvao
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000184518269
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0054673032961970
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vinicius Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guerrieri, Mauricio Abdalla
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8019821690434036
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cruz, Cesar Albenes de Mendonca
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
contributor_str_mv Marsiglia, Ana Carolina Galvao
Guerrieri, Mauricio Abdalla
Cruz, Cesar Albenes de Mendonca
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Currículo de história
Base Nacional Comum Curricular
Pedag
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo de história
Base Nacional Comum Curricular
Pedag
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description This research aimed to investigate the determinations that led to the emptying of history contents in the BNCC and what limits it imposes on the development of historical thinking in individuals. The central hypothesis we have defended here is that this p
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-29T22:11:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-29T22:11:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/13604
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/13604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/9c0c5533-0601-464c-bcec-224e954bfbde/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 34ac912f4cf634cefa93c964fbf65ec0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022546495275008