Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10724 |
Resumo: | Concept Maps (CMs) are extremely useful tools in the construction and representation of knowledge. Formed by concepts and their relationships, an CM is a powerful tool for summarizing, simplifying, organizing and representing knowledge. Researches have investigated and proposed software resources with the purpose of favoring activities with CMs, promoting their creation in digital media, and proposing features such as automatic generation of maps from text, construction of collaborative maps, map comparison, junction of maps, among others. However, these resources are mostly isolated and difficult to integrate, which does working with CMs often still a challenge for the teacher, especially in large classes, requiring a lot of time and generating cognitive overload, especially in evaluation and comparison of maps. Therefore, this dissertation proposes an architecture that aims to support the teacher in the elaboration and application of activities with CMs more frequently, reducing the time necessary for this, as well as reducing their cognitive overload. The results obtained are promising, demonstrating that Natural Language Processing tools can greatly contribute to the automation of processes involving CM activities. |
id |
UFES_7d0e75d8a1196307235c0683e9022f4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/10724 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Gava, TâniaCury, DavidsonGaspar, WagnerMenezes, Crediné Silva de2018-12-20T13:40:13Z2018-12-202018-12-20T13:40:13Z2018-08-31Concept Maps (CMs) are extremely useful tools in the construction and representation of knowledge. Formed by concepts and their relationships, an CM is a powerful tool for summarizing, simplifying, organizing and representing knowledge. Researches have investigated and proposed software resources with the purpose of favoring activities with CMs, promoting their creation in digital media, and proposing features such as automatic generation of maps from text, construction of collaborative maps, map comparison, junction of maps, among others. However, these resources are mostly isolated and difficult to integrate, which does working with CMs often still a challenge for the teacher, especially in large classes, requiring a lot of time and generating cognitive overload, especially in evaluation and comparison of maps. Therefore, this dissertation proposes an architecture that aims to support the teacher in the elaboration and application of activities with CMs more frequently, reducing the time necessary for this, as well as reducing their cognitive overload. The results obtained are promising, demonstrating that Natural Language Processing tools can greatly contribute to the automation of processes involving CM activities.Os Mapas Conceituais (MCs) são ferramentas extremamente úteis na construção e representação do conhecimento. Formado por conceitos e suas relações, um MC é uma ferramenta poderosa para resumir, simplificar, organizar e representar o conhecimento. Pesquisas têm investigado e proposto recursos de software com a finalidade de favorecer atividades com MCs, promovendo sua criação em meios digitais, e propondo recursos como geração automática de mapas a partir de texto, construção de mapas colaborativos, comparação de mapas, junção de mapas, dentre outras. Contudo, estes recursos são, em sua maioria, isolados e de difícil integração, o que faz com que trabalhar com MCs frequentemente ainda seja um desafio para o professor, especialmente em turmas grandes, exigindo muito tempo e gerando sobrecarga cognitiva, especialmente em atividades de avaliação e comparação de mapas. Portanto, esta dissertação propõe uma arquitetura que objetiva apoiar o professor na elaboração e aplicação de atividades com MCs de forma mais frequente, reduzindo o tempo necessário para tal, assim como diminuindo sua sobrecarga cognitiva. Os resultados obtidos são promissores, demonstrando que ferramentas de Processamento de Linguagem Natural podem contribuir enormemente na automatização de processos que envolvam atividades com MCs.TextGASPAR, Wagner. Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018.http://repositorio.ufes.br/handle/10/10724porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em InformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFESBRCentro TecnológicoConcept mapsReference concept mapTechnological support to the teacherKnowledge representationMapas conceituaisMapa conceitual de referênciaApoio tecnológico ao professorInformática na educaçãoRepresentação do conhecimento (Sistemas especialistas)Ciência da Computação004Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertacao Wagner final-merged.pdfapplication/pdf3693233http://repositorio.ufes.br/bitstreams/af3eb983-982f-497f-9775-9f116fd559b5/download6f9f3b1ea7ce9d52eeb51bdfbb2e118bMD5110/107242024-07-17 16:58:35.914oai:repositorio.ufes.br:10/10724http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T18:00:23.458805Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas |
title |
Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas |
spellingShingle |
Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas Gaspar, Wagner Concept maps Reference concept map Technological support to the teacher Knowledge representation Mapas conceituais Mapa conceitual de referência Apoio tecnológico ao professor Ciência da Computação Informática na educação Representação do conhecimento (Sistemas especialistas) 004 |
title_short |
Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas |
title_full |
Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas |
title_fullStr |
Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas |
title_sort |
Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas |
author |
Gaspar, Wagner |
author_facet |
Gaspar, Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gava, Tânia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cury, Davidson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Wagner |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Menezes, Crediné Silva de |
contributor_str_mv |
Gava, Tânia Cury, Davidson Menezes, Crediné Silva de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Concept maps Reference concept map Technological support to the teacher Knowledge representation |
topic |
Concept maps Reference concept map Technological support to the teacher Knowledge representation Mapas conceituais Mapa conceitual de referência Apoio tecnológico ao professor Ciência da Computação Informática na educação Representação do conhecimento (Sistemas especialistas) 004 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapas conceituais Mapa conceitual de referência Apoio tecnológico ao professor |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Informática na educação Representação do conhecimento (Sistemas especialistas) |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
004 |
description |
Concept Maps (CMs) are extremely useful tools in the construction and representation of knowledge. Formed by concepts and their relationships, an CM is a powerful tool for summarizing, simplifying, organizing and representing knowledge. Researches have investigated and proposed software resources with the purpose of favoring activities with CMs, promoting their creation in digital media, and proposing features such as automatic generation of maps from text, construction of collaborative maps, map comparison, junction of maps, among others. However, these resources are mostly isolated and difficult to integrate, which does working with CMs often still a challenge for the teacher, especially in large classes, requiring a lot of time and generating cognitive overload, especially in evaluation and comparison of maps. Therefore, this dissertation proposes an architecture that aims to support the teacher in the elaboration and application of activities with CMs more frequently, reducing the time necessary for this, as well as reducing their cognitive overload. The results obtained are promising, demonstrating that Natural Language Processing tools can greatly contribute to the automation of processes involving CM activities. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-20T13:40:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-20 2018-12-20T13:40:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GASPAR, Wagner. Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/10724 |
identifier_str_mv |
GASPAR, Wagner. Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/10724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Informática |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Tecnológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Informática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/af3eb983-982f-497f-9775-9f116fd559b5/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f9f3b1ea7ce9d52eeb51bdfbb2e118b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022563893248000 |