O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Daniele Touza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/17855
Resumo: We know how important mathematics is in our daily lives. There are several everyday situations in which we need its concepts and applications. In the student’s basic training, mathematical knowledge also becomes fundamental for their academic performance. However, as teachers and professionals in constant contact with elementary school students, we observed some important themes that are difficult for students to understand and also challenging for teachers to teach. One of these major challenges in the classroom is the teaching and learning of fractions in Elementary School, which is the school period in which students must create a stronger foundation on this content. In view of this, this work was developed through a more in-depth study of rational numbers, observing the main difficulties related to teaching and learning fractions and what the BNCC guides us on the subject, seeking an alternative that helps the teacher in the classroom. class to develop this content. Here we propose the use of some games that will support teachers in their work in the classroom.
id UFES_88f2266b8455d0958a87fcf64269978f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/17855
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamentalTítulo alternativo do documento e/ou traduzido em outro idiomaMetodologia ativaNúmeros racionaisFraçõesMatemáticaWe know how important mathematics is in our daily lives. There are several everyday situations in which we need its concepts and applications. In the student’s basic training, mathematical knowledge also becomes fundamental for their academic performance. However, as teachers and professionals in constant contact with elementary school students, we observed some important themes that are difficult for students to understand and also challenging for teachers to teach. One of these major challenges in the classroom is the teaching and learning of fractions in Elementary School, which is the school period in which students must create a stronger foundation on this content. In view of this, this work was developed through a more in-depth study of rational numbers, observing the main difficulties related to teaching and learning fractions and what the BNCC guides us on the subject, seeking an alternative that helps the teacher in the classroom. class to develop this content. Here we propose the use of some games that will support teachers in their work in the classroom.Sabemos o quanto a Matemática é importante em nosso dia a dia. São diversas situações do cotidiano em que precisamos de seus conceitos e aplicações. Na formação básica do estudante o conhecimento matemático também se torna fundamental para seu desempenho acadêmico. Porém, como docentes e profissionais em constante contato com alunos do Ensino Fundamental, observamos alguns temas importantes que são de difícil compreensão por parte dos alunos e, também, desafiador para o ensino por parte do professor. Um desses grandes desafios da sala de aula é o ensino e aprendizagem de frações no Ensino Fundamental, que é o período escolar em que os alunos devem criar uma base mais forte sobre este conteúdo. Diante disso, este trabalho se desenvolveu através de um estudo mais aprofundado sobre números racionais, observando as principais dificuldades relacionadas ao ensino e aprendizagem de frações e o que a BNCC nos orienta a respeito do tema, buscando uma alternativa que auxilie o professor em sala de aula a desenvolver este conteúdo. Propomos aqui a utilização de alguns jogos que darão suporte ao professor em seu trabalho em sala de aula.CAPESUniversidade Federal do Espírito SantoBRMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências ExatasUFESPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAraújo, Alancardek Pereirahttps://orcid.org/0000-0001-5183-8805http://lattes.cnpq.br/https://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Rosado Filho, Moacirhttps://orcid.org/0000-0001-7617-3133http://lattes.cnpq.br/Strey, Giselle Ribeiro de Azeredo Silvahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Miguel, Daniele Touza2024-09-25T18:41:59Z2024-09-25T18:41:59Z2024-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17855porptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-10-09T18:41:17Zoai:repositorio.ufes.br:10/17855Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-09T18:41:17Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental
Título alternativo do documento e/ou traduzido em outro idioma
title O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental
Miguel, Daniele Touza
Metodologia ativa
Números racionais
Frações
Matemática
title_short O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental
title_full O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental
title_sort O ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental
author Miguel, Daniele Touza
author_facet Miguel, Daniele Touza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Alancardek Pereira
https://orcid.org/0000-0001-5183-8805
http://lattes.cnpq.br/
https://orcid.org/
http://lattes.cnpq.br/
Rosado Filho, Moacir
https://orcid.org/0000-0001-7617-3133
http://lattes.cnpq.br/
Strey, Giselle Ribeiro de Azeredo Silva
https://orcid.org/
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Daniele Touza
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia ativa
Números racionais
Frações
Matemática
topic Metodologia ativa
Números racionais
Frações
Matemática
description We know how important mathematics is in our daily lives. There are several everyday situations in which we need its concepts and applications. In the student’s basic training, mathematical knowledge also becomes fundamental for their academic performance. However, as teachers and professionals in constant contact with elementary school students, we observed some important themes that are difficult for students to understand and also challenging for teachers to teach. One of these major challenges in the classroom is the teaching and learning of fractions in Elementary School, which is the school period in which students must create a stronger foundation on this content. In view of this, this work was developed through a more in-depth study of rational numbers, observing the main difficulties related to teaching and learning fractions and what the BNCC guides us on the subject, seeking an alternative that helps the teacher in the classroom. class to develop this content. Here we propose the use of some games that will support teachers in their work in the classroom.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-25T18:41:59Z
2024-09-25T18:41:59Z
2024-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/17855
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/17855
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt
language por
language_invalid_str_mv pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Exatas
UFES
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Exatas
UFES
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818368003737124864