GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/13620 |
Resumo: | The study addresses a set of academic productions developed in the research line Education and Languages of Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). This is a documentary analysis that aims to investigate the conception of literacy that underlies the Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), implemented in the state of Espírito Santo from 2010 to 2012. With the exercises proposed for the literacy classes, because these authors understand man as an unfinished being, in a continuous process of formation and transformation, constituting himself through dialogue. The analysis led to the reflection that despite being based on post-constructivism, and developing its activities from the literacy didactics, considered innovative, Geempa could not overcome the teaching practices that are based on the passive and uncritical view of the use of the language. |
id |
UFES_fe09b4adf73f8e143487fbe1d783266d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/13620 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Schwartz, Cleonara Mariahttps://orcid.org/0000000344112234http://lattes.cnpq.br/1768605311310158Costa, Monique Linciano de Azevedohttps://orcid.org/0000-0002-5099-7326http://lattes.cnpq.br/0969286856470011Gontijo, Cláudia Maria Mendeshttps://orcid.org/0000-0003-2365-937Xhttp://lattes.cnpq.br/6585693734181022Becalli, Fernanda Zanettihttps://orcid.org/0000-0002-8628-6550http://lattes.cnpq.br/2864535413247642Foerste, Erineuhttps://orcid.org/0000000328460298http://lattes.cnpq.br/32947196441720702024-05-29T22:11:49Z2024-05-29T22:11:49Z2019-09-30The study addresses a set of academic productions developed in the research line Education and Languages of Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). This is a documentary analysis that aims to investigate the conception of literacy that underlies the Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), implemented in the state of Espírito Santo from 2010 to 2012. With the exercises proposed for the literacy classes, because these authors understand man as an unfinished being, in a continuous process of formation and transformation, constituting himself through dialogue. The analysis led to the reflection that despite being based on post-constructivism, and developing its activities from the literacy didactics, considered innovative, Geempa could not overcome the teaching practices that are based on the passive and uncritical view of the use of the language.O estudo aborda um conjunto de produções acadêmicas desenvolvidas na linha de pesquisa Educação e Linguagens da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trata-se de uma análise documental que tem como objetivo descrever e mencionar qual(is) a(s) concepção(ões) de alfabetização(ões), de leitura e de escrita fundamenta(m) a proposta de correção de fluxo do Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), implementada no estado do Espírito Santo no período de 2010 a 2012. Buscou-se embasar o referencial teórico na abordagem bakhtiniana de linguagem, dialogando com os exercícios propostos para as classes de alfabetização, pois esses autores compreendem o homem como um ser inacabado, em processo contínuo de formação e transformação, constituindo-se por meio do diálogo. As análises conduziram à reflexão de que, apesar de se embasar no pós-construtivismo e de desenvolver suas atividades a partir das didáticas da alfabetização, o Geempa não conseguiu superar as práticas de ensino que se fundamentam na visão passiva e acrítica do uso da língua.Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/13620porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de Educaçãosubject.br-rjbnEducaçãoAlfabetizaçãoCorreção de fluxo escolarGeempaTeaching how to read and writeSchool flow correctionGEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetizaçãotitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_13906_MONIQUE LINCIANO DE AZEVEDO COSTA.pdfapplication/pdf10019056http://repositorio.ufes.br/bitstreams/e84ee366-e4dd-44dd-94e1-762e59b6052b/downloadb696a2f21d716ba5f86bb6e4f54c6bdfMD5110/136202024-09-04 14:51:44.124oai:repositorio.ufes.br:10/13620http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:59:38.180086Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
title.alternative |
title |
GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização |
spellingShingle |
GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização Costa, Monique Linciano de Azevedo Educação Alfabetização Correção de fluxo escolar Geempa Teaching how to read and write School flow correction subject.br-rjbn |
title_short |
GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização |
title_full |
GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização |
title_fullStr |
GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização |
title_full_unstemmed |
GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização |
title_sort |
GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização |
author |
Costa, Monique Linciano de Azevedo |
author_facet |
Costa, Monique Linciano de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5099-7326 |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0969286856470011 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schwartz, Cleonara Maria |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000000344112234 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1768605311310158 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Monique Linciano de Azevedo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gontijo, Cláudia Maria Mendes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2365-937X |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6585693734181022 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Becalli, Fernanda Zanetti |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8628-6550 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2864535413247642 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Foerste, Erineu |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000000328460298 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3294719644172070 |
contributor_str_mv |
Schwartz, Cleonara Maria Gontijo, Cláudia Maria Mendes Becalli, Fernanda Zanetti Foerste, Erineu |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação Alfabetização Correção de fluxo escolar Geempa Teaching how to read and write School flow correction subject.br-rjbn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Correção de fluxo escolar Geempa Teaching how to read and write School flow correction |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
subject.br-rjbn |
description |
The study addresses a set of academic productions developed in the research line Education and Languages of Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). This is a documentary analysis that aims to investigate the conception of literacy that underlies the Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), implemented in the state of Espírito Santo from 2010 to 2012. With the exercises proposed for the literacy classes, because these authors understand man as an unfinished being, in a continuous process of formation and transformation, constituting himself through dialogue. The analysis led to the reflection that despite being based on post-constructivism, and developing its activities from the literacy didactics, considered innovative, Geempa could not overcome the teaching practices that are based on the passive and uncritical view of the use of the language. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-29T22:11:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-29T22:11:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/13620 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/13620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/e84ee366-e4dd-44dd-94e1-762e59b6052b/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b696a2f21d716ba5f86bb6e4f54c6bdf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022557918461952 |