DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jacqueline de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Muniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978
Resumo: O diagnóstico é não apenas categoria, mas processo social e, como tal, uma ferramenta social poderosa, com características e impactos únicos, inclusive para a Educação, o que nos faz reconhecer a necessidade de sua análise específica. Neste sentido, ainda que, desde a década de 1990, tenha havido apelos para que se estudasse o diagnóstico a partir de uma perspectiva sociológica, como o defendeu Phil Brown, uma Sociologia do Diagnóstico propriamente dita somente passará a se difundir com as contribuições de Annemarie Goldstein Jutel nas décadas seguintes.  Jutel é a entrevistada deste artigo e nos leva a uma reflexão crítica sobre o diagnóstico, que não deve se esquivar de compreendê-lo como um acordo social.
id UFF-11_9cf98094f1a3df06983fe2fbfb5b67a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42978
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICOSociologia do DiagnósticoSaúdeEducaçãoO diagnóstico é não apenas categoria, mas processo social e, como tal, uma ferramenta social poderosa, com características e impactos únicos, inclusive para a Educação, o que nos faz reconhecer a necessidade de sua análise específica. Neste sentido, ainda que, desde a década de 1990, tenha havido apelos para que se estudasse o diagnóstico a partir de uma perspectiva sociológica, como o defendeu Phil Brown, uma Sociologia do Diagnóstico propriamente dita somente passará a se difundir com as contribuições de Annemarie Goldstein Jutel nas décadas seguintes.  Jutel é a entrevistada deste artigo e nos leva a uma reflexão crítica sobre o diagnóstico, que não deve se esquivar de compreendê-lo como um acordo social.ABEC2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pela Editoriaapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/4297810.22409/mov.v7i15.42978Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 15 (2020): The Diagnosis Epidemic and the Medicalization of Education: challenges to teacher training and performanceREVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 15 (2020): La epidemia de diagnósticos y la medicalización de la educación: desafíos para la educación y el rendimiento de los maestrosmovimento - rivista di educazione; V. 7 N. 15 (2020): A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e atuação docentesMovimento-revista de educação ; v. 7 n. 15 (2020): A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e atuação docentes2359-329610.22409/mov.v7i15reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978/27648https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978/27689Copyright (c) 2020 Jacqueline de Souza Gomes, Ana Guimarâes Corrêa Ramos Munizhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Jacqueline de SouzaMuniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos2021-01-21T20:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42978Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2021-01-21T20:57:36Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
title DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
spellingShingle DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
Gomes, Jacqueline de Souza
Sociologia do Diagnóstico
Saúde
Educação
title_short DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
title_full DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
title_fullStr DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
title_sort DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
author Gomes, Jacqueline de Souza
author_facet Gomes, Jacqueline de Souza
Muniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos
author_role author
author2 Muniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jacqueline de Souza
Muniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia do Diagnóstico
Saúde
Educação
topic Sociologia do Diagnóstico
Saúde
Educação
description O diagnóstico é não apenas categoria, mas processo social e, como tal, uma ferramenta social poderosa, com características e impactos únicos, inclusive para a Educação, o que nos faz reconhecer a necessidade de sua análise específica. Neste sentido, ainda que, desde a década de 1990, tenha havido apelos para que se estudasse o diagnóstico a partir de uma perspectiva sociológica, como o defendeu Phil Brown, uma Sociologia do Diagnóstico propriamente dita somente passará a se difundir com as contribuições de Annemarie Goldstein Jutel nas décadas seguintes.  Jutel é a entrevistada deste artigo e nos leva a uma reflexão crítica sobre o diagnóstico, que não deve se esquivar de compreendê-lo como um acordo social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pela Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978
10.22409/mov.v7i15.42978
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978
identifier_str_mv 10.22409/mov.v7i15.42978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978/27648
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978/27689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jacqueline de Souza Gomes, Ana Guimarâes Corrêa Ramos Muniz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jacqueline de Souza Gomes, Ana Guimarâes Corrêa Ramos Muniz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 15 (2020): The Diagnosis Epidemic and the Medicalization of Education: challenges to teacher training and performance
REVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 15 (2020): La epidemia de diagnósticos y la medicalización de la educación: desafíos para la educación y el rendimiento de los maestros
movimento - rivista di educazione; V. 7 N. 15 (2020): A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e atuação docentes
Movimento-revista de educação ; v. 7 n. 15 (2020): A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e atuação docentes
2359-3296
10.22409/mov.v7i15
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329356330729472