DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978 |
Resumo: | O diagnóstico é não apenas categoria, mas processo social e, como tal, uma ferramenta social poderosa, com características e impactos únicos, inclusive para a Educação, o que nos faz reconhecer a necessidade de sua análise específica. Neste sentido, ainda que, desde a década de 1990, tenha havido apelos para que se estudasse o diagnóstico a partir de uma perspectiva sociológica, como o defendeu Phil Brown, uma Sociologia do Diagnóstico propriamente dita somente passará a se difundir com as contribuições de Annemarie Goldstein Jutel nas décadas seguintes. Jutel é a entrevistada deste artigo e nos leva a uma reflexão crítica sobre o diagnóstico, que não deve se esquivar de compreendê-lo como um acordo social. |
id |
UFF-11_9cf98094f1a3df06983fe2fbfb5b67a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42978 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICOSociologia do DiagnósticoSaúdeEducaçãoO diagnóstico é não apenas categoria, mas processo social e, como tal, uma ferramenta social poderosa, com características e impactos únicos, inclusive para a Educação, o que nos faz reconhecer a necessidade de sua análise específica. Neste sentido, ainda que, desde a década de 1990, tenha havido apelos para que se estudasse o diagnóstico a partir de uma perspectiva sociológica, como o defendeu Phil Brown, uma Sociologia do Diagnóstico propriamente dita somente passará a se difundir com as contribuições de Annemarie Goldstein Jutel nas décadas seguintes. Jutel é a entrevistada deste artigo e nos leva a uma reflexão crítica sobre o diagnóstico, que não deve se esquivar de compreendê-lo como um acordo social.ABEC2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pela Editoriaapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/4297810.22409/mov.v7i15.42978Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 15 (2020): The Diagnosis Epidemic and the Medicalization of Education: challenges to teacher training and performanceREVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 15 (2020): La epidemia de diagnósticos y la medicalización de la educación: desafíos para la educación y el rendimiento de los maestrosmovimento - rivista di educazione; V. 7 N. 15 (2020): A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e atuação docentesMovimento-revista de educação ; v. 7 n. 15 (2020): A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e atuação docentes2359-329610.22409/mov.v7i15reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978/27648https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978/27689Copyright (c) 2020 Jacqueline de Souza Gomes, Ana Guimarâes Corrêa Ramos Munizhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Jacqueline de SouzaMuniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos2021-01-21T20:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42978Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2021-01-21T20:57:36Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO |
title |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO |
spellingShingle |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO Gomes, Jacqueline de Souza Sociologia do Diagnóstico Saúde Educação |
title_short |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO |
title_full |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO |
title_fullStr |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO |
title_full_unstemmed |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO |
title_sort |
DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO |
author |
Gomes, Jacqueline de Souza |
author_facet |
Gomes, Jacqueline de Souza Muniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Muniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Jacqueline de Souza Muniz, Ana Guimarâes Corrêa Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia do Diagnóstico Saúde Educação |
topic |
Sociologia do Diagnóstico Saúde Educação |
description |
O diagnóstico é não apenas categoria, mas processo social e, como tal, uma ferramenta social poderosa, com características e impactos únicos, inclusive para a Educação, o que nos faz reconhecer a necessidade de sua análise específica. Neste sentido, ainda que, desde a década de 1990, tenha havido apelos para que se estudasse o diagnóstico a partir de uma perspectiva sociológica, como o defendeu Phil Brown, uma Sociologia do Diagnóstico propriamente dita somente passará a se difundir com as contribuições de Annemarie Goldstein Jutel nas décadas seguintes. Jutel é a entrevistada deste artigo e nos leva a uma reflexão crítica sobre o diagnóstico, que não deve se esquivar de compreendê-lo como um acordo social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pela Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978 10.22409/mov.v7i15.42978 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v7i15.42978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978/27648 https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42978/27689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Jacqueline de Souza Gomes, Ana Guimarâes Corrêa Ramos Muniz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Jacqueline de Souza Gomes, Ana Guimarâes Corrêa Ramos Muniz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 15 (2020): The Diagnosis Epidemic and the Medicalization of Education: challenges to teacher training and performance REVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 15 (2020): La epidemia de diagnósticos y la medicalización de la educación: desafíos para la educación y el rendimiento de los maestros movimento - rivista di educazione; V. 7 N. 15 (2020): A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e atuação docentes Movimento-revista de educação ; v. 7 n. 15 (2020): A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e atuação docentes 2359-3296 10.22409/mov.v7i15 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329356330729472 |