CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Herbert Glauco de, Moreira, Priscila Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598
Resumo: Neste artigo, resgatam-se algumas contribuições de Antônio Gramsci, especificamente seus escritos sobre Vontade Coletiva e Técnica do Pensar e, como este último conceito, relaciona-se ao primeiro no sentido de ser condição para a autonomia intelectual e moral das pessoas, preparando-se, dessa maneira, o terreno para que uma vontade coletiva nacional-popular seja construída e uma nova hegemonia concretizada por parte dos grupos sociais subalternos. Indicam-se também possíveis relações entre a importância da reflexão gramsciana e a compreensão das relações entre ensino e cultura digital, situando o cenário mais amplo dessa problemática. Desse modo, aborda-se aqui a questão das mídias digitais no contexto escolar e as modificações nas metodologias de ensino derivadas do avanço das tecnologias neste século.Palavras-chave: Mídias Digitais; Vontade Coletiva; Técnica do Pensar. GRAMSCIAN CONTRIBUTIONS IN THE ANALYSIS OF THE INCORPORATION OF DIGITAL MEDIA IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIOAbstractIn this article, some contributions of Antônio Gramsci are rescued, specifically his writings on Collective Will and Technical of Thinking and, as this last concept, relates to the first in the sense of being a condition for the intellectual and moral autonomy of the people, thus establishing the ground for a national-popular collective will to be built and a new hegemony achieved by subaltern social groups. It also indicates possible relations between the importance of gramscian reflection and the understanding of the relations between teaching and digital culture, placing the broader scenario of this problem. Thus, the issue introduces here the question about of digital media in the school context and the changes in teaching methodologies derived from the advancement of technologies in this century.Keywords: Digital media; Collective Will; Technical of Thinking.
id UFF-11_f10a357e7ec3472408fc4ce1bfc8e039
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32598
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRONeste artigo, resgatam-se algumas contribuições de Antônio Gramsci, especificamente seus escritos sobre Vontade Coletiva e Técnica do Pensar e, como este último conceito, relaciona-se ao primeiro no sentido de ser condição para a autonomia intelectual e moral das pessoas, preparando-se, dessa maneira, o terreno para que uma vontade coletiva nacional-popular seja construída e uma nova hegemonia concretizada por parte dos grupos sociais subalternos. Indicam-se também possíveis relações entre a importância da reflexão gramsciana e a compreensão das relações entre ensino e cultura digital, situando o cenário mais amplo dessa problemática. Desse modo, aborda-se aqui a questão das mídias digitais no contexto escolar e as modificações nas metodologias de ensino derivadas do avanço das tecnologias neste século.Palavras-chave: Mídias Digitais; Vontade Coletiva; Técnica do Pensar. GRAMSCIAN CONTRIBUTIONS IN THE ANALYSIS OF THE INCORPORATION OF DIGITAL MEDIA IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIOAbstractIn this article, some contributions of Antônio Gramsci are rescued, specifically his writings on Collective Will and Technical of Thinking and, as this last concept, relates to the first in the sense of being a condition for the intellectual and moral autonomy of the people, thus establishing the ground for a national-popular collective will to be built and a new hegemony achieved by subaltern social groups. It also indicates possible relations between the importance of gramscian reflection and the understanding of the relations between teaching and digital culture, placing the broader scenario of this problem. Thus, the issue introduces here the question about of digital media in the school context and the changes in teaching methodologies derived from the advancement of technologies in this century.Keywords: Digital media; Collective Will; Technical of Thinking.ABEC2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3259810.22409/mov.v0i6.336Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-2532359-329610.22409/mov.v0i6reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598/18733Copyright (c) 2020 Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Herbert Glauco de Souza, Priscila Rezende Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFidalgo, Fernando Selmar RochaSouza, Herbert Glauco deMoreira, Priscila Rezende2019-08-20T13:20:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32598Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:20:41Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
title_short CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_full CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_sort CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
author Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
author_facet Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Souza, Herbert Glauco de
Moreira, Priscila Rezende
author_role author
author2 Souza, Herbert Glauco de
Moreira, Priscila Rezende
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Souza, Herbert Glauco de
Moreira, Priscila Rezende
description Neste artigo, resgatam-se algumas contribuições de Antônio Gramsci, especificamente seus escritos sobre Vontade Coletiva e Técnica do Pensar e, como este último conceito, relaciona-se ao primeiro no sentido de ser condição para a autonomia intelectual e moral das pessoas, preparando-se, dessa maneira, o terreno para que uma vontade coletiva nacional-popular seja construída e uma nova hegemonia concretizada por parte dos grupos sociais subalternos. Indicam-se também possíveis relações entre a importância da reflexão gramsciana e a compreensão das relações entre ensino e cultura digital, situando o cenário mais amplo dessa problemática. Desse modo, aborda-se aqui a questão das mídias digitais no contexto escolar e as modificações nas metodologias de ensino derivadas do avanço das tecnologias neste século.Palavras-chave: Mídias Digitais; Vontade Coletiva; Técnica do Pensar. GRAMSCIAN CONTRIBUTIONS IN THE ANALYSIS OF THE INCORPORATION OF DIGITAL MEDIA IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIOAbstractIn this article, some contributions of Antônio Gramsci are rescued, specifically his writings on Collective Will and Technical of Thinking and, as this last concept, relates to the first in the sense of being a condition for the intellectual and moral autonomy of the people, thus establishing the ground for a national-popular collective will to be built and a new hegemony achieved by subaltern social groups. It also indicates possible relations between the importance of gramscian reflection and the understanding of the relations between teaching and digital culture, placing the broader scenario of this problem. Thus, the issue introduces here the question about of digital media in the school context and the changes in teaching methodologies derived from the advancement of technologies in this century.Keywords: Digital media; Collective Will; Technical of Thinking.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598
10.22409/mov.v0i6.336
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i6.336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598/18733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Herbert Glauco de Souza, Priscila Rezende Moreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Herbert Glauco de Souza, Priscila Rezende Moreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253
movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253
Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253
2359-3296
10.22409/mov.v0i6
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355498160128