CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598 |
Resumo: | Neste artigo, resgatam-se algumas contribuições de Antônio Gramsci, especificamente seus escritos sobre Vontade Coletiva e Técnica do Pensar e, como este último conceito, relaciona-se ao primeiro no sentido de ser condição para a autonomia intelectual e moral das pessoas, preparando-se, dessa maneira, o terreno para que uma vontade coletiva nacional-popular seja construída e uma nova hegemonia concretizada por parte dos grupos sociais subalternos. Indicam-se também possíveis relações entre a importância da reflexão gramsciana e a compreensão das relações entre ensino e cultura digital, situando o cenário mais amplo dessa problemática. Desse modo, aborda-se aqui a questão das mídias digitais no contexto escolar e as modificações nas metodologias de ensino derivadas do avanço das tecnologias neste século.Palavras-chave: Mídias Digitais; Vontade Coletiva; Técnica do Pensar. GRAMSCIAN CONTRIBUTIONS IN THE ANALYSIS OF THE INCORPORATION OF DIGITAL MEDIA IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIOAbstractIn this article, some contributions of Antônio Gramsci are rescued, specifically his writings on Collective Will and Technical of Thinking and, as this last concept, relates to the first in the sense of being a condition for the intellectual and moral autonomy of the people, thus establishing the ground for a national-popular collective will to be built and a new hegemony achieved by subaltern social groups. It also indicates possible relations between the importance of gramscian reflection and the understanding of the relations between teaching and digital culture, placing the broader scenario of this problem. Thus, the issue introduces here the question about of digital media in the school context and the changes in teaching methodologies derived from the advancement of technologies in this century.Keywords: Digital media; Collective Will; Technical of Thinking. |
id |
UFF-11_f10a357e7ec3472408fc4ce1bfc8e039 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32598 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRONeste artigo, resgatam-se algumas contribuições de Antônio Gramsci, especificamente seus escritos sobre Vontade Coletiva e Técnica do Pensar e, como este último conceito, relaciona-se ao primeiro no sentido de ser condição para a autonomia intelectual e moral das pessoas, preparando-se, dessa maneira, o terreno para que uma vontade coletiva nacional-popular seja construída e uma nova hegemonia concretizada por parte dos grupos sociais subalternos. Indicam-se também possíveis relações entre a importância da reflexão gramsciana e a compreensão das relações entre ensino e cultura digital, situando o cenário mais amplo dessa problemática. Desse modo, aborda-se aqui a questão das mídias digitais no contexto escolar e as modificações nas metodologias de ensino derivadas do avanço das tecnologias neste século.Palavras-chave: Mídias Digitais; Vontade Coletiva; Técnica do Pensar. GRAMSCIAN CONTRIBUTIONS IN THE ANALYSIS OF THE INCORPORATION OF DIGITAL MEDIA IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIOAbstractIn this article, some contributions of Antônio Gramsci are rescued, specifically his writings on Collective Will and Technical of Thinking and, as this last concept, relates to the first in the sense of being a condition for the intellectual and moral autonomy of the people, thus establishing the ground for a national-popular collective will to be built and a new hegemony achieved by subaltern social groups. It also indicates possible relations between the importance of gramscian reflection and the understanding of the relations between teaching and digital culture, placing the broader scenario of this problem. Thus, the issue introduces here the question about of digital media in the school context and the changes in teaching methodologies derived from the advancement of technologies in this century.Keywords: Digital media; Collective Will; Technical of Thinking.ABEC2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3259810.22409/mov.v0i6.336Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-2532359-329610.22409/mov.v0i6reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598/18733Copyright (c) 2020 Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Herbert Glauco de Souza, Priscila Rezende Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFidalgo, Fernando Selmar RochaSouza, Herbert Glauco deMoreira, Priscila Rezende2019-08-20T13:20:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32598Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:20:41Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO Fidalgo, Fernando Selmar Rocha |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
author |
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha |
author_facet |
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha Souza, Herbert Glauco de Moreira, Priscila Rezende |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Herbert Glauco de Moreira, Priscila Rezende |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha Souza, Herbert Glauco de Moreira, Priscila Rezende |
description |
Neste artigo, resgatam-se algumas contribuições de Antônio Gramsci, especificamente seus escritos sobre Vontade Coletiva e Técnica do Pensar e, como este último conceito, relaciona-se ao primeiro no sentido de ser condição para a autonomia intelectual e moral das pessoas, preparando-se, dessa maneira, o terreno para que uma vontade coletiva nacional-popular seja construída e uma nova hegemonia concretizada por parte dos grupos sociais subalternos. Indicam-se também possíveis relações entre a importância da reflexão gramsciana e a compreensão das relações entre ensino e cultura digital, situando o cenário mais amplo dessa problemática. Desse modo, aborda-se aqui a questão das mídias digitais no contexto escolar e as modificações nas metodologias de ensino derivadas do avanço das tecnologias neste século.Palavras-chave: Mídias Digitais; Vontade Coletiva; Técnica do Pensar. GRAMSCIAN CONTRIBUTIONS IN THE ANALYSIS OF THE INCORPORATION OF DIGITAL MEDIA IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIOAbstractIn this article, some contributions of Antônio Gramsci are rescued, specifically his writings on Collective Will and Technical of Thinking and, as this last concept, relates to the first in the sense of being a condition for the intellectual and moral autonomy of the people, thus establishing the ground for a national-popular collective will to be built and a new hegemony achieved by subaltern social groups. It also indicates possible relations between the importance of gramscian reflection and the understanding of the relations between teaching and digital culture, placing the broader scenario of this problem. Thus, the issue introduces here the question about of digital media in the school context and the changes in teaching methodologies derived from the advancement of technologies in this century.Keywords: Digital media; Collective Will; Technical of Thinking. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598 10.22409/mov.v0i6.336 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i6.336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32598/18733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Herbert Glauco de Souza, Priscila Rezende Moreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Herbert Glauco de Souza, Priscila Rezende Moreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253 movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253 Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 225-253 2359-3296 10.22409/mov.v0i6 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355498160128 |