A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arreguy, Marília Etienne
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32452
Resumo: O presente trabalho visa analisar a inversão da hierarquia na relação professor-aluno como expressão de uma violência típica da contemporaneidade. Trata-se de um ensaio feito a partir da menção à palmatória nas Confissões de Agostinho, analisando sua retórica com base na conceituação psicanalítica. A idealização do mestre é vista como um fenômeno com potencial ambivalente. Por um lado, professores promovem a abertura de vias de expressão da identificação simbólica pela emergência de um sujeito desejante de saber. Por outro, o professor é capaz de impossibilitar a aprendizagem na medida em que se coloca no lugar de detentor único do saber. Compreende-se a segunda hipótese como uma forma de violência dissimulada no trato verbal cotidiano em sala de aula, representativa de um deslizamento da coerção física da palmatória para o discurso, que os alunos se apropriam e invertem na atualidade contra seus próprios professores. Nesse sentido, instaura-se um ciclo vicioso de violência simbólica para o qual é sempre necessário alertar. Palavras-chave: psicanálise e educação, relação professor-aluno, identificação narcísica, identificação simbólica, violência.  This paper aims to analyze the reversal of hierarchy in the teacher-student relationship as an expression of a typical use of violence in our days. This is an essay thought out after the mention of the ferule in the Confessions of Agustin, analyzing its narrative using the psychoanalytic conceptualization. The idealization of the figure of the master is seen as an ambivalent phenomenon. On the one hand, teachers promote the opening of the process of symbolic identification contributing for the emergence of an individual who can express his desire to learn. On the other, the teacher is able to frustrate this learning when he/she puts him/herself in the place of the sole ownership of knowledge. The second hypothesis is understood as a form of violence disguised in the verbal treatment given to students everyday in the classroom, representative of a sliding from the physical coercion of a ferule to speech coercion, which today students appropriate and reverse against their own masters. Thus, there is established a vicious cycle of symbolic violence for which it's always necessary to warn. Keywords: psychoanalysis and education, teacher-student relationship, narcissistic identification, symbolic violence.
id UFF-11_f14d7a33ac14e00ec57a292b28da96d5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32452
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE O presente trabalho visa analisar a inversão da hierarquia na relação professor-aluno como expressão de uma violência típica da contemporaneidade. Trata-se de um ensaio feito a partir da menção à palmatória nas Confissões de Agostinho, analisando sua retórica com base na conceituação psicanalítica. A idealização do mestre é vista como um fenômeno com potencial ambivalente. Por um lado, professores promovem a abertura de vias de expressão da identificação simbólica pela emergência de um sujeito desejante de saber. Por outro, o professor é capaz de impossibilitar a aprendizagem na medida em que se coloca no lugar de detentor único do saber. Compreende-se a segunda hipótese como uma forma de violência dissimulada no trato verbal cotidiano em sala de aula, representativa de um deslizamento da coerção física da palmatória para o discurso, que os alunos se apropriam e invertem na atualidade contra seus próprios professores. Nesse sentido, instaura-se um ciclo vicioso de violência simbólica para o qual é sempre necessário alertar. Palavras-chave: psicanálise e educação, relação professor-aluno, identificação narcísica, identificação simbólica, violência.  This paper aims to analyze the reversal of hierarchy in the teacher-student relationship as an expression of a typical use of violence in our days. This is an essay thought out after the mention of the ferule in the Confessions of Agustin, analyzing its narrative using the psychoanalytic conceptualization. The idealization of the figure of the master is seen as an ambivalent phenomenon. On the one hand, teachers promote the opening of the process of symbolic identification contributing for the emergence of an individual who can express his desire to learn. On the other, the teacher is able to frustrate this learning when he/she puts him/herself in the place of the sole ownership of knowledge. The second hypothesis is understood as a form of violence disguised in the verbal treatment given to students everyday in the classroom, representative of a sliding from the physical coercion of a ferule to speech coercion, which today students appropriate and reverse against their own masters. Thus, there is established a vicious cycle of symbolic violence for which it's always necessary to warn. Keywords: psychoanalysis and education, teacher-student relationship, narcissistic identification, symbolic violence.ABEC2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3245210.22409/mov.v0i1.53Movement - Education Journal; No. 1 (2014): Edição de lançamentoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 1 (2014): Edição de lançamentomovimento - rivista di educazione; N. 1 (2014): Edição de lançamentoMovimento-revista de educação ; n. 1 (2014): Edição de lançamento2359-329610.22409/mov.v0i1reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32452/18587Copyright (c) 2020 Marília Etienne Arreguyinfo:eu-repo/semantics/openAccessArreguy, Marília Etienne2019-11-07T06:52:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32452Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T06:52:55Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE
title A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE
spellingShingle A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE
Arreguy, Marília Etienne
title_short A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE
title_full A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE
title_fullStr A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE
title_full_unstemmed A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE
title_sort A INVERSÃO DA PALMATÓRIA E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE
author Arreguy, Marília Etienne
author_facet Arreguy, Marília Etienne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arreguy, Marília Etienne
description O presente trabalho visa analisar a inversão da hierarquia na relação professor-aluno como expressão de uma violência típica da contemporaneidade. Trata-se de um ensaio feito a partir da menção à palmatória nas Confissões de Agostinho, analisando sua retórica com base na conceituação psicanalítica. A idealização do mestre é vista como um fenômeno com potencial ambivalente. Por um lado, professores promovem a abertura de vias de expressão da identificação simbólica pela emergência de um sujeito desejante de saber. Por outro, o professor é capaz de impossibilitar a aprendizagem na medida em que se coloca no lugar de detentor único do saber. Compreende-se a segunda hipótese como uma forma de violência dissimulada no trato verbal cotidiano em sala de aula, representativa de um deslizamento da coerção física da palmatória para o discurso, que os alunos se apropriam e invertem na atualidade contra seus próprios professores. Nesse sentido, instaura-se um ciclo vicioso de violência simbólica para o qual é sempre necessário alertar. Palavras-chave: psicanálise e educação, relação professor-aluno, identificação narcísica, identificação simbólica, violência.  This paper aims to analyze the reversal of hierarchy in the teacher-student relationship as an expression of a typical use of violence in our days. This is an essay thought out after the mention of the ferule in the Confessions of Agustin, analyzing its narrative using the psychoanalytic conceptualization. The idealization of the figure of the master is seen as an ambivalent phenomenon. On the one hand, teachers promote the opening of the process of symbolic identification contributing for the emergence of an individual who can express his desire to learn. On the other, the teacher is able to frustrate this learning when he/she puts him/herself in the place of the sole ownership of knowledge. The second hypothesis is understood as a form of violence disguised in the verbal treatment given to students everyday in the classroom, representative of a sliding from the physical coercion of a ferule to speech coercion, which today students appropriate and reverse against their own masters. Thus, there is established a vicious cycle of symbolic violence for which it's always necessary to warn. Keywords: psychoanalysis and education, teacher-student relationship, narcissistic identification, symbolic violence.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32452
10.22409/mov.v0i1.53
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32452
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i1.53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32452/18587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Marília Etienne Arreguy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Marília Etienne Arreguy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 1 (2014): Edição de lançamento
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 1 (2014): Edição de lançamento
movimento - rivista di educazione; N. 1 (2014): Edição de lançamento
Movimento-revista de educação ; n. 1 (2014): Edição de lançamento
2359-3296
10.22409/mov.v0i1
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355029446656