TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzo, Giovanni
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4627
Resumo: O objetivo deste artigo é aprofundar o conceito de trabalho pedagógico enquanto referência para a pesquisa em educação, bem como sob quais bases científicas (epistemológicas) e filosóficas (gnoseológicas e ontológicas) estabelecem este como um conceito central no trato com o conhecimento da escola na atual realidade da educação brasileira inserida no modo de produção capitalista. Esta concepção de trabalho pedagógico parte de uma perspectiva de ciência entendida como um produto social histórico, um fenômeno em contínua evolução, incluída no movimento das formações sociais e determinadas pelos interesses e conflitos sociais na qual se produz.
id UFF-20_a993f67ae53b50c9b5f8a65b2f39e0e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4627
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃOO objetivo deste artigo é aprofundar o conceito de trabalho pedagógico enquanto referência para a pesquisa em educação, bem como sob quais bases científicas (epistemológicas) e filosóficas (gnoseológicas e ontológicas) estabelecem este como um conceito central no trato com o conhecimento da escola na atual realidade da educação brasileira inserida no modo de produção capitalista. Esta concepção de trabalho pedagógico parte de uma perspectiva de ciência entendida como um produto social histórico, um fenômeno em contínua evolução, incluída no movimento das formações sociais e determinadas pelos interesses e conflitos sociais na qual se produz.ABEC2008-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/462710.22409/tn.6i6.p4627Revista Trabalho Necessário; v. 6 n. 6 (2008)1808-799X10.22409/tn.6i6reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4627/4263Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrizzo, Giovanni2020-10-29T11:40:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4627Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:40:05Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
spellingShingle TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Frizzo, Giovanni
title_short TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_fullStr TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_sort TRABALHO PEDAGÓGICO: CONCEITO CENTRAL NO TRATO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
author Frizzo, Giovanni
author_facet Frizzo, Giovanni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzo, Giovanni
description O objetivo deste artigo é aprofundar o conceito de trabalho pedagógico enquanto referência para a pesquisa em educação, bem como sob quais bases científicas (epistemológicas) e filosóficas (gnoseológicas e ontológicas) estabelecem este como um conceito central no trato com o conhecimento da escola na atual realidade da educação brasileira inserida no modo de produção capitalista. Esta concepção de trabalho pedagógico parte de uma perspectiva de ciência entendida como um produto social histórico, um fenômeno em contínua evolução, incluída no movimento das formações sociais e determinadas pelos interesses e conflitos sociais na qual se produz.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4627
10.22409/tn.6i6.p4627
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4627
identifier_str_mv 10.22409/tn.6i6.p4627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4627/4263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 6 n. 6 (2008)
1808-799X
10.22409/tn.6i6
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066989776142336