Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371 |
Resumo: | O presente trabalho, de natureza eminentemente qualitativa, objetiva compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de Liberdade Assistida, sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Para tanto, tornou-se necessário problematizar aspectos histórico-conceituais presentes na legislação de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, bem como o ordenamento legal vigente, sob a perspectiva da proteção integral consagrada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Da mesma forma, analisou-se o atual quadro da juventude brasileira, apresentando sua condição de vulnerabilidade e exposição à violência emergente deste contexto. Debruçado sobre a perspectiva teórico-metodológica da sociologia à escala individual, foi realizado estudo biográfico sobre as trajetórias de três jovens, por meio dos quais foi possível identificar os dilemas e contradições que persistem na política socioeducativa brasileira, a experiência de violência vivenciada pelos jovens e o descompasso entre a escola e suas vivências familiares e comunitárias, que se manifesta em desinteresse, indisciplina e na ausência de perspectiva do espaço escolar enquanto partícipe do Sistema de Garantia de Direitos |
id |
UFF-2_002996ff00083eaf823a062401059add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15371 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativoSistema socioeducativoLiberdade AssistidaSócioeducaçãoEscolarizaçãoSócio-educational systemProbationSocio-educationSchoolingO presente trabalho, de natureza eminentemente qualitativa, objetiva compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de Liberdade Assistida, sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Para tanto, tornou-se necessário problematizar aspectos histórico-conceituais presentes na legislação de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, bem como o ordenamento legal vigente, sob a perspectiva da proteção integral consagrada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Da mesma forma, analisou-se o atual quadro da juventude brasileira, apresentando sua condição de vulnerabilidade e exposição à violência emergente deste contexto. Debruçado sobre a perspectiva teórico-metodológica da sociologia à escala individual, foi realizado estudo biográfico sobre as trajetórias de três jovens, por meio dos quais foi possível identificar os dilemas e contradições que persistem na política socioeducativa brasileira, a experiência de violência vivenciada pelos jovens e o descompasso entre a escola e suas vivências familiares e comunitárias, que se manifesta em desinteresse, indisciplina e na ausência de perspectiva do espaço escolar enquanto partícipe do Sistema de Garantia de DireitosThe present study, which is of an eminently qualitative nature, aims to understand and problematize experiences of schooling of young people from the socio-educational system, especially those that have complied with the probation measure. They are accompanied by the Reference Center for Social Work (CREAS). It became necessary to problematize the historical and conceptual aspects present in the legislation for the care of children and adolescents in Brazil, as well as the current legal order system, under the perspective of the integral protection enshrined in the Brazilian Constitution and the the Statute of the Child and Adolescent (ECA). Likewise, we analyzed the current situation of Brazilian youth, presenting their condition of vulnerability and exposure to emerging violence in this context. A biographical study on the trajectories of three young people was carried out, focusing on the theoretical-methodological perspective of sociology at the individual level, through which it was possible to identify the dilemmas and contradictions that persist in Brazilian socio-educational policy, the experience of violence experienced by young people and the mismatch between the school and its family and community experiences, which manifests itself in disinterest, indiscipline and lack of perspective of the school as a participant in the system of guarantee of rights146 f.Julião, Elionaldo FernandesCarrano, PauloAbdalla, Janaina de Fátima SilvaSilva, Dario de Sousa eAraújo, Margareth Martins dehttp://lattes.cnpq.br/7642131207138704http://lattes.cnpq.br/8517681757007026Godoi, Renan Saldanha2020-10-21T18:32:37Z2020-10-21T18:32:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGODOI, Renan Saldanha. Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo . 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-20T00:43:01Zoai:app.uff.br:1/15371Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:32.480299Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo |
title |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo |
spellingShingle |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo Godoi, Renan Saldanha Sistema socioeducativo Liberdade Assistida Sócioeducação Escolarização Sócio-educational system Probation Socio-education Schooling |
title_short |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo |
title_full |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo |
title_fullStr |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo |
title_full_unstemmed |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo |
title_sort |
Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo |
author |
Godoi, Renan Saldanha |
author_facet |
Godoi, Renan Saldanha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Julião, Elionaldo Fernandes Carrano, Paulo Abdalla, Janaina de Fátima Silva Silva, Dario de Sousa e Araújo, Margareth Martins de http://lattes.cnpq.br/7642131207138704 http://lattes.cnpq.br/8517681757007026 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Renan Saldanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema socioeducativo Liberdade Assistida Sócioeducação Escolarização Sócio-educational system Probation Socio-education Schooling |
topic |
Sistema socioeducativo Liberdade Assistida Sócioeducação Escolarização Sócio-educational system Probation Socio-education Schooling |
description |
O presente trabalho, de natureza eminentemente qualitativa, objetiva compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de Liberdade Assistida, sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Para tanto, tornou-se necessário problematizar aspectos histórico-conceituais presentes na legislação de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, bem como o ordenamento legal vigente, sob a perspectiva da proteção integral consagrada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Da mesma forma, analisou-se o atual quadro da juventude brasileira, apresentando sua condição de vulnerabilidade e exposição à violência emergente deste contexto. Debruçado sobre a perspectiva teórico-metodológica da sociologia à escala individual, foi realizado estudo biográfico sobre as trajetórias de três jovens, por meio dos quais foi possível identificar os dilemas e contradições que persistem na política socioeducativa brasileira, a experiência de violência vivenciada pelos jovens e o descompasso entre a escola e suas vivências familiares e comunitárias, que se manifesta em desinteresse, indisciplina e na ausência de perspectiva do espaço escolar enquanto partícipe do Sistema de Garantia de Direitos |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-10-21T18:32:37Z 2020-10-21T18:32:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GODOI, Renan Saldanha. Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo . 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371 |
identifier_str_mv |
GODOI, Renan Saldanha. Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo . 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823565608058880 |