Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Renan Saldanha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371
Resumo: O presente trabalho, de natureza eminentemente qualitativa, objetiva compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de Liberdade Assistida, sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Para tanto, tornou-se necessário problematizar aspectos histórico-conceituais presentes na legislação de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, bem como o ordenamento legal vigente, sob a perspectiva da proteção integral consagrada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Da mesma forma, analisou-se o atual quadro da juventude brasileira, apresentando sua condição de vulnerabilidade e exposição à violência emergente deste contexto. Debruçado sobre a perspectiva teórico-metodológica da sociologia à escala individual, foi realizado estudo biográfico sobre as trajetórias de três jovens, por meio dos quais foi possível identificar os dilemas e contradições que persistem na política socioeducativa brasileira, a experiência de violência vivenciada pelos jovens e o descompasso entre a escola e suas vivências familiares e comunitárias, que se manifesta em desinteresse, indisciplina e na ausência de perspectiva do espaço escolar enquanto partícipe do Sistema de Garantia de Direitos
id UFF-2_002996ff00083eaf823a062401059add
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15371
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativoSistema socioeducativoLiberdade AssistidaSócioeducaçãoEscolarizaçãoSócio-educational systemProbationSocio-educationSchoolingO presente trabalho, de natureza eminentemente qualitativa, objetiva compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de Liberdade Assistida, sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Para tanto, tornou-se necessário problematizar aspectos histórico-conceituais presentes na legislação de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, bem como o ordenamento legal vigente, sob a perspectiva da proteção integral consagrada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Da mesma forma, analisou-se o atual quadro da juventude brasileira, apresentando sua condição de vulnerabilidade e exposição à violência emergente deste contexto. Debruçado sobre a perspectiva teórico-metodológica da sociologia à escala individual, foi realizado estudo biográfico sobre as trajetórias de três jovens, por meio dos quais foi possível identificar os dilemas e contradições que persistem na política socioeducativa brasileira, a experiência de violência vivenciada pelos jovens e o descompasso entre a escola e suas vivências familiares e comunitárias, que se manifesta em desinteresse, indisciplina e na ausência de perspectiva do espaço escolar enquanto partícipe do Sistema de Garantia de DireitosThe present study, which is of an eminently qualitative nature, aims to understand and problematize experiences of schooling of young people from the socio-educational system, especially those that have complied with the probation measure. They are accompanied by the Reference Center for Social Work (CREAS). It became necessary to problematize the historical and conceptual aspects present in the legislation for the care of children and adolescents in Brazil, as well as the current legal order system, under the perspective of the integral protection enshrined in the Brazilian Constitution and the the Statute of the Child and Adolescent (ECA). Likewise, we analyzed the current situation of Brazilian youth, presenting their condition of vulnerability and exposure to emerging violence in this context. A biographical study on the trajectories of three young people was carried out, focusing on the theoretical-methodological perspective of sociology at the individual level, through which it was possible to identify the dilemmas and contradictions that persist in Brazilian socio-educational policy, the experience of violence experienced by young people and the mismatch between the school and its family and community experiences, which manifests itself in disinterest, indiscipline and lack of perspective of the school as a participant in the system of guarantee of rights146 f.Julião, Elionaldo FernandesCarrano, PauloAbdalla, Janaina de Fátima SilvaSilva, Dario de Sousa eAraújo, Margareth Martins dehttp://lattes.cnpq.br/7642131207138704http://lattes.cnpq.br/8517681757007026Godoi, Renan Saldanha2020-10-21T18:32:37Z2020-10-21T18:32:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGODOI, Renan Saldanha. Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo . 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-20T00:43:01Zoai:app.uff.br:1/15371Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-20T00:43:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
title Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
spellingShingle Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
Godoi, Renan Saldanha
Sistema socioeducativo
Liberdade Assistida
Sócioeducação
Escolarização
Sócio-educational system
Probation
Socio-education
Schooling
title_short Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
title_full Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
title_fullStr Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
title_full_unstemmed Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
title_sort Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo
author Godoi, Renan Saldanha
author_facet Godoi, Renan Saldanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Julião, Elionaldo Fernandes
Carrano, Paulo
Abdalla, Janaina de Fátima Silva
Silva, Dario de Sousa e
Araújo, Margareth Martins de
http://lattes.cnpq.br/7642131207138704
http://lattes.cnpq.br/8517681757007026
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Renan Saldanha
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema socioeducativo
Liberdade Assistida
Sócioeducação
Escolarização
Sócio-educational system
Probation
Socio-education
Schooling
topic Sistema socioeducativo
Liberdade Assistida
Sócioeducação
Escolarização
Sócio-educational system
Probation
Socio-education
Schooling
description O presente trabalho, de natureza eminentemente qualitativa, objetiva compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de Liberdade Assistida, sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Para tanto, tornou-se necessário problematizar aspectos histórico-conceituais presentes na legislação de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, bem como o ordenamento legal vigente, sob a perspectiva da proteção integral consagrada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Da mesma forma, analisou-se o atual quadro da juventude brasileira, apresentando sua condição de vulnerabilidade e exposição à violência emergente deste contexto. Debruçado sobre a perspectiva teórico-metodológica da sociologia à escala individual, foi realizado estudo biográfico sobre as trajetórias de três jovens, por meio dos quais foi possível identificar os dilemas e contradições que persistem na política socioeducativa brasileira, a experiência de violência vivenciada pelos jovens e o descompasso entre a escola e suas vivências familiares e comunitárias, que se manifesta em desinteresse, indisciplina e na ausência de perspectiva do espaço escolar enquanto partícipe do Sistema de Garantia de Direitos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-21T18:32:37Z
2020-10-21T18:32:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GODOI, Renan Saldanha. Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo . 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371
identifier_str_mv GODOI, Renan Saldanha. Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo . 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135250589974528