O posicionamento hoteleiro na Internet a partir do marketing e do turismo de experiência : uma análise dos sites institucionais da Pousada Rural Mundo Antigo e do Pampas Hotel Fazenda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartochak, Amanda Gisele
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178557
Resumo: Este estudo objetivou analisar de que forma se dá o processo comunicativo no ambiente online e como o discurso e os recursos midiáticos e imagéticos utilizados auxiliam no posicionamento da hotelaria que se apropria do conceito de Marketing e de Turismo de Experiência no seu plano estratégico de comunicação. Para isso, foram utilizados como métodos de mensuração de resultados qualitativos o estudo de caso e a análise de discurso. A partir da análise dos dados foi possível perceber a dificuldade das organizações em explorar e comunicar consistentemente nos seus sites institucionais o posicionamento, a apropriação e a venda de que o estabelecimento “proporciona uma experiência”. Além disso, a escassez de conteúdo e a não adequação dos estímulos básicos do Marketing de Experiência e do Turismo de Experiência diminuem a percepção de propósito de valor e de gerador de experiências dos dois meios de hospedagem. Em suma, por meio da imersão na análise e de todo estudo apresentado, foi possível confirmar que há um gap grande de como uma organização se posiciona online e de como ela realmente atua, off-line, na venda de seu produto. Nesta lacuna, é possível verificar uma oportunidade de se trabalhar melhor aspectos de marketing e a comunicação online, para que essas organizações possam divulgar de maneira mais eficiente suas características e assim criar um propósito de valor para os consumidores também na internet, ofertando um produto turístico diferenciado dentro do conceito do Turismo de Experiência.
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