Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Mayra Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3230
Resumo: Este trabalho aborda se as habilidades e competências contábeis são um diferencial para a tomada de decisão do administrador, no ambiente dos jogos de empresas. Dessa forma a pesquisa tem como objetivo apresentar o curso de administração, os conhecimentos contábeis necessários para a formação do administrador e relacionar esses conceitos com o jogo de empresas. No referencial teórico será apresentado o curso superior, a formação do curso de administração no Brasil, as habilidades e competências contábeis necessárias para o administrador e o jogo de empresas como método de aprendizagem e a sua relação com a contabilidade. Para isto, na metodologia foi realizado um estudo de caso com as empresas do ambiente simulado e como coleta de dados serão utilizados questionários com alunos que já conhecem o jogo de empresas, além de entrevistas com os integrantes das organizações que fazem parte do ambiente simulado. O estudo analisa a percepção dos alunos com relação aos conceitos contábeis. Por fim, pode-se concluir que os alunos pesquisados consideram a contabilidade como um diferencial, porém não conseguem aplicar os conceitos assimilados com o jogo de empresas
id UFF-2_08fff8f003769472f3f2e54868168e04
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3230
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresasAdministraçãoContabilidadeJogo de empresasAdministraçãoContabilidadeJogo de empresasCompetência profissionalAdministrationAccountingBusiness gameEste trabalho aborda se as habilidades e competências contábeis são um diferencial para a tomada de decisão do administrador, no ambiente dos jogos de empresas. Dessa forma a pesquisa tem como objetivo apresentar o curso de administração, os conhecimentos contábeis necessários para a formação do administrador e relacionar esses conceitos com o jogo de empresas. No referencial teórico será apresentado o curso superior, a formação do curso de administração no Brasil, as habilidades e competências contábeis necessárias para o administrador e o jogo de empresas como método de aprendizagem e a sua relação com a contabilidade. Para isto, na metodologia foi realizado um estudo de caso com as empresas do ambiente simulado e como coleta de dados serão utilizados questionários com alunos que já conhecem o jogo de empresas, além de entrevistas com os integrantes das organizações que fazem parte do ambiente simulado. O estudo analisa a percepção dos alunos com relação aos conceitos contábeis. Por fim, pode-se concluir que os alunos pesquisados consideram a contabilidade como um diferencial, porém não conseguem aplicar os conceitos assimilados com o jogo de empresasThis monograph discusses if the accounting abilities and skills are a differential for decision making by the administrator, in this study the environrnent being worked is the business game. Thus the research aims to present the course of administration, the accounting knowledge required for the formation of the administrator and to relate these concepts to the business game. In the Theoretical framework will be presented the graduation course, the formation of Administration course in Brazil, the accounting skills and competence necessary for the administrator and the business game as a method of learning along with its relationship with accounting. For this, the methodology will be a case study with the companies in the simulated environrnent and as data collection will be used questionnaires to students who already know the game business and interviews with members of organizations that are part of the simulated environment. The study analyzes the students' perception with respect to accounting concepts. Finally, it is possible to conclude that surveyed students consider accounting as a differential, but fail to apply the concepts assimilated with the business gamePereira, Rodrigo Carlos MarquesFreitas, Arlindo de OliveiraCabral, IsabelCandido, Mayra Ferreira2017-03-31T13:58:22Z2017-03-31T13:58:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3230CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T20:13:29Zoai:app.uff.br:1/3230Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:51.314490Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas
title Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas
spellingShingle Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas
Candido, Mayra Ferreira
Administração
Contabilidade
Jogo de empresas
Administração
Contabilidade
Jogo de empresas
Competência profissional
Administration
Accounting
Business game
title_short Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas
title_full Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas
title_fullStr Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas
title_full_unstemmed Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas
title_sort Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas
author Candido, Mayra Ferreira
author_facet Candido, Mayra Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Rodrigo Carlos Marques
Freitas, Arlindo de Oliveira
Cabral, Isabel
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Mayra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Contabilidade
Jogo de empresas
Administração
Contabilidade
Jogo de empresas
Competência profissional
Administration
Accounting
Business game
topic Administração
Contabilidade
Jogo de empresas
Administração
Contabilidade
Jogo de empresas
Competência profissional
Administration
Accounting
Business game
description Este trabalho aborda se as habilidades e competências contábeis são um diferencial para a tomada de decisão do administrador, no ambiente dos jogos de empresas. Dessa forma a pesquisa tem como objetivo apresentar o curso de administração, os conhecimentos contábeis necessários para a formação do administrador e relacionar esses conceitos com o jogo de empresas. No referencial teórico será apresentado o curso superior, a formação do curso de administração no Brasil, as habilidades e competências contábeis necessárias para o administrador e o jogo de empresas como método de aprendizagem e a sua relação com a contabilidade. Para isto, na metodologia foi realizado um estudo de caso com as empresas do ambiente simulado e como coleta de dados serão utilizados questionários com alunos que já conhecem o jogo de empresas, além de entrevistas com os integrantes das organizações que fazem parte do ambiente simulado. O estudo analisa a percepção dos alunos com relação aos conceitos contábeis. Por fim, pode-se concluir que os alunos pesquisados consideram a contabilidade como um diferencial, porém não conseguem aplicar os conceitos assimilados com o jogo de empresas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31T13:58:22Z
2017-03-31T13:58:22Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3230
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823601319411712